Sonda Perserverance

Voltamos à Marte agora com a sonda Perseverance

O título deste texto, Voltamos à Marte, agora com a sonda Perseverance, já deixa claro e nos diz que já estivemos em marte com outras sondas. Ainda não com seres humanos, mas com robôs, sim! a primeira sonda enviada à Marte foi em 1997, esses “jipes” autônomos passearam por Marte e enviaram dados para o Planeta Terra.

Esta sonda, ou rover, já é o quinto enviado ao Planeta Marte pela NASA, os outros foram: Sojourner (1997), Spirit (2004), Opportunity (2004) e Curiosity (2012), todos continuam por lá, mas sem possibilidade de comunicação e quem sabe volta, ainda que trazidos por outras Naves.

A sonda Perseverance, um “Jipe” bem versátil, tem uma diferença bem grande em termos de tecnologias acopladas, claro com o passar do tempo temos mais desenvolvimentos tecnológicos e assim podemos levar para o espaço mais conhecimento que, por sua vez, podem nos trazer também mais conhecimento.

A Missão da Sonda Perseverance

Agora a Sonda Perseverance leva um “Drone” o que possibilitará fazer mais imagens de outros ângulos aéreos. Um dos objetivos da Sonda Perseverance é a busca por água, descobrir água em Marte seria um passo importantíssimo para se desenvolver uma colônia no planeta vermelho. A sonda (Jipe), está na cratera de Jezero (pousou no dia 18 de fevereiro). Esta cratera provavelmente foi um lago no passado remoto há cerca de 3 ou 4 bilhões de ano, e se houve um lago com água, é possível que tenha havido vida, esta será uma de suas missões encontrar vestígios de vida.

Tanto o Jipe – a Sonda Perseverance – quanto o drone – mini helicóptero (Ingenuity- Engenhosidade) – que seguiu junto ao “veículo marciano” devem percorrer a cratera de Jezero por 2 anos. Durante esse tempo esse laboratório ambulante também fará pesquisas a fim de estudar a possibilidade de o homem “amartizar” no futuro, ou seja, pousar em marte. Entre esses experimentos está o de fazer oxigênio a partir do dióxido de carbono.

A tarefa não é simples

Missão como essas não são tarefas corriqueiras, a maioria das pessoas só sabem que ocorreu uma missão deste nível quando a sonda chega ao planeta e é divulgado na grande mídia, mas para você ter uma ideia, esta missão durou 20 anos de Planejamento e custou mais de US$ 2 bilhões (mais de R$ 10 bilhões), algo de um porte bem significativo não é mesmo?

Bem, não vamos parar por aí, diversas outras missões já estão sendo pensadas. Por exemplo há uma missão em planejamento e que se tudo correr bem será lançada e chegará em Marte em 2026 com o objetivo de recolher amostras do chão de Marte (a “terra marciana” ou deveríamos chamar de a marte marciana) e vai lançá-las para o espaço a fim de ficar em órbita de Marte. Depois em outra etapa dessa complexa missão teria que ser capturado esse material em órbita e traze-lo, após ser coletado, de volta ao nosso Planeta Azulzinho pela Nave que tiver essa missão, algo incrível, não é mesmo?

Até este momento ainda não tínhamos tentado trazer materiais de outros planetas, esses possivelmente vindos de marte após 2026, com a outra missão que ainda sairá da terra, serão os primeiros a conseguir tal façanha. Será? Precisamos esperar e ter fé pra ver. De fato, é impressionante o que o homem já conseguiu fazer com toda a evolução que já tivemos neste Planeta Terra.

Foram 7 meses de viagem para a nossa Sonda Perseverance chegar a Marte, a propósito um nome bem pertinente Perseverança em português. A Viagem a marte é longa mesmo, precisamos estar alinhados com o planeta, portanto tem a época certa para iniciar e chegar à Marte. Imagine a missão tripulada que está sendo estudada, quanto risco e planejamento estão sendo necessários.

Esta não é a única missão neste momento

Neste mesmo momento há outras missões em Marte, que chegaram também nesta semana uma da China e outra dos Emirados Árabes Unidos, no entanto nenhuma destas duas é tão grandiosa como esta da NASA, de qualquer maneira é também bem interessante sabermos que estamos com 3 missões em Marte ao mesmo tempo, vamos acompanha-las.

Viagem Tripulada à Marte

Um homem vestido de Astronauta sinalizando com a Mão pedindo carona com uma Placa escrito Marte.

Já há alguns anos se pensa em chegar a Marte como fizemos na lua, ou seja, pousar com Naves e humanos abordo, mas Marte é muito diferente. Como vimos só para chegar em Marte vamos levar uns 7 meses de viagem, mais o tempo para lá permanecer e depois retornar quando os Planetas estiverem alinhados novamente deve levar ao menos 2 ou mais anos nesse processo algo realmente fantástico para a humanidade, isso apenas com pouco mais de um século depois de Santos Dumont fazer com que algo mais pesado do que o ar pudesse voar por si só, isso seria extraordinário mesmo para a humanidade.

Muitos de nós poderíamos dizer que seriamos privilegiados ao poder assistir tal façanha da humanidade e quem tem mais idade, como eu, teve também a chance de assistir pela TV uma das idas do homem à Lua, imagina poder ver uma chegada à Marte, fascinante.

E você o que nos diz,

O homem foi à lua, vamos à marte?
1
Deixe seu comentário!x

Espero que tenha apreciado o texto Voltamos à Marte, agora com a sonda Perseverance, Deixe sua resposta ou outros comentários sobre este texto.

Abraços, Benito Pepe

 

Principais fontes deste artigo:

CNN

UOL

G1

 

5 2 Votos.
Article Rating
Se inscreva
Avise-me de

4 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Feedbacks em Linha
Ver Todos os Comentários
Pablo Vinicius
3 anos atrás

É incrível como o ser humano está evoluindo. Coisas que a alguns anos era inimagináveis. O homem ir a Marte se torna cada vez mais palpável. Muitos querem ter a honra de ser o primeiro a chegar(será uma segunda guerra fria se desenhando?). Claro, acredito que mais a frente as coisas serão feitas com mais agilidade pois o desenvolvimento tecnológico tende a avançar mais ainda, temos como exemplo Elon Musk investindo cada vez mais em tecnologias de foguetes.
E já se tem uma possível previsão para homem ir lá, quem sabe em meados de 2030/2036 não vejamos a história acontecer.
Grande abraço professor Benito! Ótimo artigo!

Benito Pepe
3 anos atrás
Responder a  Pablo Vinicius

Obrigado pelo comentário e trazer novas reflexões caro Pablo Vinicius.

É mais do que notório que está havendo uma corrida, como ocorreu quanto à Lua. Isso é bom e ruim, bom pois se busca o desenvolvimento e ruim pois poderíamos estar trabalhando de maneira unida em um único projeto do Planeta Terra.

De qualquer maneira vamos chegar a Marte! Se não for nesta previsão, que acredito é cedo em 10 ou 15 anos, mas certamente isso irá ocorrer um dia para a humanidade e não só Marte, mas a outros pontos mais distantes do Sistema Solar e inclusive mais propícios, com são os satélites de outros Planetas com Júpiter por exemplo, só que para isso vamos levar uma eternidade ainda.

Por enquanto fica no campo da Ficção Científica, a propósito quanto a isso você pode ver trechos de um livro de ficção que estou escrevendo e publicando aos poucos.

https://www.benitopepe.com.br/2009/03/17/a-nave-espacial-chamada-terra-ou-agua/

Abraços, Benito Pepe

3 anos atrás
Feedback no conteúdo do Post O homem foi à lua, vamos à marte?" Leia mais »

Não entendi como o drone irá funcionar se a atmosfera de Marte é tão rarefeita…

Benito Pepe
3 anos atrás
Responder a 

Olá Dé, é verdade será um teste e a NASA também não tem certeza se vai funcionar. As hélices devem girar 5 vezes mais rápido do que as de um Helicóptero terrestre, vamos ver o que vai dá…

Obrigado pelo questionamento.
Abraço, Benito Pepe

4
0
Deixe seu Comentário...x
Rolar para cima