Foto de um Planetário por fora. O que é um Planetário?

O que é um Planetário?

Muita gente pensa que um Planetário é um lugar, mas na verdade “Planetário” é uma “máquina” (ou programa) que projeta um céu em uma cúpula (ou mesmo no seu computador), no entanto se dá o nome da máquina ao lugar, vamos entender essa diferença. Então vamos lá… O que é um Planetário?
  
A antiga cosmologia grega inspirou a Eratóstenes e seus discípulos a construção de uma esfera oca, em cujo interior eram representados os planetas, como se a Terra fosse o centro. Daí derivam os planetários.
 Planetário é um instrumento óptico-elétrico-mecânico que reproduz o movimento dos corpos celestes. Consta de um conjunto de projetores especiais que lançam a imagem do céu no interior de uma cúpula hemisférica. O projetor principal, em forma de haltere, tem nas extremidades duas esferas, que reproduzem na cúpula as estrelas até a quinta magnitude. No corpo do instrumento há uma série de projetores móveis individuais para o Sol, a Lua e os planetas: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, que se podem ver a olho nu.

Pequenos projetores esféricos, adaptados ao instrumento principal, mostram as coordenadas celestes, círculos, horários etc., a fim de facilitar o estudo da navegação celeste. Todo o conjunto se movimenta em torno de três eixos e permite exibir o céu visto a qualquer hora, de qualquer latitude da Terra e em qualquer época, mesmo no futuro ou no passado. Nos modernos planetários, a presença de um quarto eixo de rotação permite contemplar o céu visto de fora da Terra, de qualquer ponto do espaço como se estivéssemos em uma nave espacial.

Pequeno Histórico

A esfera armilar de Eratóstenes (250 a.C.) e os globos celestes de Anaximandro (6 a.C.) foram melhorados por Tycho Brahe em 1580. Em 1664 Andreas Busch construiu o “globo de Gottorp”, de quase quatro metros de diâmetro, longínquo precursor dos planetários. O globo de Roger Long, construído em 1758, acomodava trinta pessoas em seu interior. O de Wallace Walter Atwood, de 1912, continha 700 orifícios, correspondentes às estrelas até a quarta magnitude. O primeiro dispositivo heliocêntrico, ou seja, com o Sol no centro do sistema, foi construído em 1682 por Johanes Cuelen de la Haye.

Nos modelos mecânicos, era impossível reproduzir em escala as dimensões do sistema solar. Ao contrário do que se fizera até então, Walter Bauersfeld, da firma Carl Zeiss, imaginou uma representação celeste que permitisse a observação tal como é feita na natureza, ou seja, do interior da própria esfera celeste. Assim, construiu em 1919 o primeiro planetário Zeiss, dispositivo óptico com pequenas fontes de luz, convenientemente dispostas, e capaz de projetar, sobre a superfície interna de uma esfera oca, imagens que reproduziam, por sua posição relativa e brilho, o aspecto do céu noturno num dado local e num dado instante.

Os planetários se disseminaram a partir de então por todo o mundo. Os mais famosos são os de Paris, Chicago, Nova York, Los Angeles, Londres, Berlim, Buenos Aires e Tóquio.
O primeiro planetário do Brasil foi instalado em São Paulo em 1954 pela firma Carl Zeiss, que instalaria outros quatro no país: no Rio de Janeiro RJ e em Goiânia GO, em 1970, em Santa Maria RS, em 1971, e em Porto Alegre RS, em 1976.
Hoje os planetários podem ser utilizados no nosso computador através de diversos programas, alguns são gratuitos, outros muito pelo contrário bem carinhos. Bem, vou dar algumas dicas, mas sugiro que visitem sempre um Planetário “real” em sua cidade.
Dicas de Planetários Gratuitos para baixar para seu computador

Alguns Planetários que podem ser utilizados no nosso computador. Para localizá-lo e baixá-lo para sua máquina (computador) busque na Internet e escolha o seu preferido, todos da lista abaixo são gratuitos:

Stellarium;

Celestia;

Google Sky;
WorldWide Telescope;
Skyorb.
Boa viagem pelo maravilhoso universo…  
Veja também este texto: O Astrônomo Amador e a Astronomia
 
Abraços do Benito Pepe

Bibliografia
ENCICLOPÉDIA BARSA. Rio de Janeiro – São Paulo: Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações.
0 0 Votos.
Article Rating
Se inscreva
Avise-me de

50 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Feedbacks em Linha
Ver Todos os Comentários
nayara
14 anos atrás

Eu gostaria de saber oq é o movimento planetario e nçao oq é o eqiepamento !!!!!

Benito Pepe
14 anos atrás

Olá Nayara, eu acho que não entendi sua pergunta, mas se você quer saber como se dá o movimento dos planetas e outros corpos celestes mostrado através de um “planetário” (esse equipamento que projeta o céu em uma cúpula), bem, é exatamente o que eu escrevo no texto acima, dizendo o que é esse equipamento e como funciona, se não foi essa a questão por favor a retome mais detalhadamente.

Abraços do Benito Pepe

Bechinha
14 anos atrás

ai vlw porme ajuda na minha tarece

e o testo e muito bom cara

Lina
14 anos atrás

eu queria saber o que siguinifica a palavra planetario

Benito Pepe
14 anos atrás

Olá Lina, este meu testo fala exatamente sobre esse tema, o que você não entendeu? A Palavra “Planetário” é confundida com o local onde se projeta o céu noturno, as estrelas, os planetas, etc. mas na verdade um planetário é a máquina que faz essa projeção, ok? Essa projeção é feita em um cúpula…

Abraços do Benito Pepe

50
0
Deixe seu Comentário...x
Rolar para cima