Importância do “Sistema de Informação” nas Empresas

Um SIG – “Sistema de Informação Gerencial” é importantíssimo em qualquer empresa, independentemente do seu tamanho. Uma empresa que não se preocupe com um bom Sistema de Informação não é uma Empresa. No mundo contemporâneo é inexequível para qualquer Gestor encontrar-se distante de seus clientes, seus produtos e/ou serviços e de toda e qualquer informação que lhe proporcione o conhecimento necessário para suas tomadas de decisões.

Um administrador deve estar em sintonia e em rede com todas as atividades, clientes internos e externos, fornecedores e tudo o mais que seja admissível quanto às informações necessárias à sua gestão. Os ambientes tanto micro quanto macro devem estar o mais à mão quanto seja possível. E em nossos dias há uma infinidade de tecnologias que nos proporcionam informações instantâneas, entre elas está a Internet, a Rede de computadores mundial.

Na Internet é possível mantermos e consultarmos dados e informações que podem ser acessadas por todos. Hoje se pode conectar a web através de uma variedade imensa de aparelhos, entre eles os Smartphones (“telefones inteligentes”) que nos permitem uma mobilidade e portabilidade que nunca antes pudera ser imaginada.

Há muitas empresas que mantém esses sistemas e estão em rede com seus clientes, fornecedores, produtos, serviços e processos, de tal maneira que a Cadeia ou Elo de Relacionamento criado por essa TI – tecnologia de informação – os mantém em sintonia fina e dessa maneira todos ganham.

Um sistema de informação não precisa, para uma empresa menor, ser algo de ponta, podemos ter um sistema simples e que atenda as perspectivas de nossos clientes e fornecedores. Agora, esteja atento aos seus concorrentes e ao mercado, procure ter uma visão de médio e longo prazo, e lembre-se que aqueles que não estiverem vigilantes aos seus clientes perderão mercado.

Os Sistemas de Informação Gerencial são bem diversificados, uma empresa de menor porte pode obter bons sistemas no mercado, não necessitando criar um exclusivo para seu uso, o que lhe geraria mais custos, no entanto, quando possível customize o seu sistema de acordo com a Cultura, Missão e Visão de sua Empresa.

Abraços, Benito Pepe.

Related posts:

  1. A Importância do Treinamento. Treinar pra que?
  2. Os Mitos da Meritocracia e da Competitividade tanto na Escola quanto nas Empresas
  3. A Importância do Relacionamento Empresarial e do Tempo
  4. A Empregabilidade Depende de uma visão Empreendedora
  5. Empresas Investem em Treinamento de seu Pessoal
  6. A Aprendizagem e a Gestão de Equipes
  7. Ambiente de Trabalho nas Pequenas Empresas e o Marketing Interno (Endomarketing)
  8. Resumo do primeiro dia no Treinamento “Ambiente de Trabalho e as Relações Interpessoais”
  9. Preço não é Tudo. É “apenas” um dos 4 Ps (ou 5 Ps) do Composto de Marketing
  10. O Feedback na Empresa e em Nossa Vida Pessoal

Benito Pepe

Benito Pepe: Empresário por 30 anos, Administrador, Filósofo, Astrônomo Amador, Colunista, Palestrante, Instrutor e Professor Universitário. Tem formação acadêmica na área de Administração com pós-graduações em: Administração estratégica de empresas; Marketing; Filosofia Contemporânea; e Filosofia Antiga. Publica Aqui, seus textos sobre Filosofia, Astronomia, Administração, Marketing, Religião, Assuntos da Atualidade, além de um Papo geral.

4 comentários em “Importância do “Sistema de Informação” nas Empresas

  • em
    Permalink

    Olá meu amigo! Vamos partir de um principio claro o objetivo, a informação é a mola mestra de todo e qualquer negócio; de que adianta um engenheiro, um cientista, ou qualquer tipo de inventor, criar determinada coisa e não passar para frente através da informação, a sua criação. A comunicação sincera e aberta, que envolve a transmissão de informações tanto intelectuais, quanto emocionais, está sujeita a um aprimoramento direto, especialmente ao nível emocional e comercial dentro de uma instituição.
    Uma vez que os levantamentos e as pesquisas de opinião são freqüentemente para reunir informações a respeito de facetas desconhecidas ou nebulosas da organização. Se as informações não fluírem livremente, a pergunta a ser feita será: como o mecanismo da organização estará sendo empregado? Ora meu camarada, a utilização de publicações internas, à luz de uma filosofia dentro da organização se da em termos realistas das realizações significativas e de assuntos do interesse dos membros da organização.
    As relações que os membros guardam entre si são tratadas com atenção primordial uma vez que todos estão numa situação onde os interesse são comuns, onde o êxito de um e de todos advém da realização da missão organizacional tão integralmente quanto possível.
    Na verdade as pessoas e o trabalho estão entrelaçados, e logicamente engajado no crescimento da organização. Para mim a informação clara e objetiva,é de suma importância para o atingirmos um objetivo, seja em que sentido for. Se você não tivesse tido as informações dos livros, dos estudos, e dos seus professores, hoje você não seria o grande Benito Pepe, aquele abraço meu amigo!. J.M.Dias

  • em
    Permalink

    Valeu a contribuição amigo JM Dias! Obrigado pelas informações…
    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    A comunicação forte e positiva são características fundamentais para o sucesso de qualquer empresa seja ela pública ou privada. O relacionar-se bem com as pessoas, de uma maneira saudavel, desenvolver uma boa comunicação havendo interação satisfatoria entre gestor e colaborador gera o elo que ativa a liga do convívio coletivo.

  • em
    Permalink

    É isso mesmo Rita, obrigado pelo comentário!
    Abraços, Benito Pepe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.