Duas Criança ao lada da Imagem de Nossa Senhora de Aparecida. 12 de Outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida e dia das Crianças.

12 de Outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida e dia das Crianças

12 de Outubro para os católicos brasileiros é uma data especial, pois além de ser o dia das crianças é o dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora de Aparecida ou Nossa Senhora Aparecida. Vamos ver um pouquinho dessa história e o porquê dela. Falaremos também das aparições marianas e de um manifesto evangélico: o manifesto de Dresden.

Quanto ao dia das crianças só tenho a dizer que é mais uma das muitas artimanhas do comércio e da mídia para vender uns “presentinhos” a mais, em outras palavras nada além de comércio, portanto nos ateremos ao tema mais abrangente e polêmico que é essa data religiosa e  que nos faz lembrar Maria.

Nossa Senhora Aparecida é na verdade Maria a Mãe de Jesus Cristo aquela que foi conhecida como  Maria de Nazaré. Nazaré era sua cidade em Israel. Por todo o mundo Cristão Católico há uma veneração mariana. Os católicos proclamam Maria como a escolhida por Deus para ser a mãe do Salvador, e a veneram de geração em geração seguindo à risca o que disse Isabel mãe de João Batista quando Maria foi visitá-la já com o menino Jesus no seu ventre, e o Magnificat nas palavras de Maria veja em Lucas 1, 39-55:

39.Naqueles dias, Maria partiu apressadamente para a região montanhosa, dirigindo-se a uma cidade de Judá. 40.Ela entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. 41.Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou de alegria em seu ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo. 42.Com voz forte, ela exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43.Como mereço que a mãe do meu Senhor venha me visitar? 44.Logo que a tua saudação ressoou nos meus ouvidos, o menino pulou de alegria no meu ventre. 45.Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!”. 46.Maria então disse (este é o Magnificat) : 47.“A minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48.porque ele olhou para a humildade de sua serva. Todas as gerações, de agora em diante, me chamarão feliz (bem Aventurada), 49.porque o Poderoso fez para mim coisas grandiosas. O seu nome é santo,  50.e sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que o temem. 51.Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os que tem planos orgulhosos no coração. 52.Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes. 53.Encheu de bens os famintos, e mandou embora os ricos de mãos vazias. 54.Acolheu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55.conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”.

É por isso que os católicos Rezam em Oração: “Ave Maria cheia de Graças, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as Mulheres e Bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus; Santa Maria mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte”.

Quanto a se acreditar na intercessão mariana e dos santos é tema polêmico e que não será tratado neste texto, isso é uma questão de Fé e que deve, no mínimo, ser respeitada pelas demais denominações religiosas. De qualquer maneira no próximo tópico apresento o “Manifesto de Dresden” em que os protestantes falam sobre as aparições marianas, veja o link no final deste texto.

Quanto a essa questão bem  polêmica que trata das aparições marianas pelo mundo a fora, é bom lembrar que elas não ocorreram somente no passado como muitos pensam, exemplos desses casos do passado são as famosas aparições em Fátima Portugal, daí chamar-se Nossa Senhora de Fátima, ou da Aparição em Lurdes na França, daí chamar-se Nossa Senhora de Lurdes. Essas aparições são exaltadas pelo povo Católico e embora a Igreja não as reconheça oficialmente,  entende e aceita que o povo tenha tido um encontro extraordinário e assim as proclama como dignas de fé e então constrói  os Santuários Marianos. O fato é que hoje em dia ainda o povo ou melhor alguns videntes declaram ter estas visões e recebem algumas mensagens de Maria. A mais famosa e que ocorre desde 1981 e até a presente data, segundo os videntes, continua a acontecer, se passa em Medugorje na Bósnia e Herzegovina. (Você pode ver uma lista de todas as aparições marianas na enciclopédia Wekipédia)

Aproveito para esclarecer que um Santuário diferentemente de uma paróquia ou igreja que é planejada para ser  construída em tal local,  no caso do Santuário é o local  e algo extraordinário ali ocorrido  que define a construção deste Santuário ali. Isso se passa não só para santuários marianos como é o caso do “Santuário de Aparecida”, ou o “Santuário de Nossa senhora da Penha” no Rio de Janeiro, mas também os Santuários de “Jesus Cristo Crucificado” em  Porto das Caixas também no Rio de Janeiro e tantos outros santuários que não são marianos.

Como disse todas as “aparições” pelo mundo a fora são da mesma Maria. Então todas as “Nossas Senhoras” na realidade é uma só: Maria Mãe de Jesus. Estas Aparições ou situações extraordinárias levam o nome do Local ou “algo que lembre a situação ocorrida”,  assim temos aqueles exemplos:  Fátima (Portugal), Lurdes (França), Guadalupe (México), Virgem de Lujan (Argentina)  etc. No caso de Nossa Senhora  “Aparecida” no Brasil o fato ocorreu em 1717 e pode ser resumido da seguinte forma:

A imagem de Nossa Senhora Aparecida (Maria)  foi encontrada por dois pescadores do Rio Paraíba do Sul, na região de Guaratinguetá, estado de São Paulo, por volta do ano de 1717. Os pescadores Domingos Martins Garcia, João Alves e Filipe Pedroso já pescavam há bastante tempo, sem que conseguissem tirar  peixe algum das águas do rio. Foi quando João trouxe em sua rede a parte correspondente ao corpo da imagem e, depois, lançando a rede um pouco mais distante, trouxe nela a cabeça da Senhora. Dali por diante, a pescaria tornou-se copiosa e, receosos de que a quantidade de peixe trazida para os barcos ocasionasse um naufrágio, os três amigos voltaram para casa, trazendo a imagem e contando a todos o prodígio que haviam vivido.

Alguns milagres e casos misteriosos ocorreram depois desses pescadores acharem essa imagem. Erigiu-se um oratório consagrado à Virgem Maria e a posterior afluência de romeiros levou à construção de uma capela, que posteriormente veio a se transformar no maior Santuário Mariano do Mundo.  A propósito eu recomendo a visitação a este imenso santuário, ainda que você não seja católico e nem mesmo religioso é um monumento que deve ser conhecido pelo menos por sua magnitude arquitetônica.

Feliz dia das Crianças, Bem Aventurada Maria Mãe do maior Mestre conhecido até então: Jesus Cristo.

Próximo tópico: Manifesto de Dresden”: Maria e os protestantes

Abraços do Benito Pepe

5 1 Vote!
Article Rating
Se inscreva
Avise-me de

46 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Feedbacks em Linha
Ver Todos os Comentários

[…] Currículo 12 de Outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida e dia das Crianças […]

luis fernando
14 anos atrás

a fé move montanhas,temos que ter mais amor a Deus, e a nossos irmãos.

Benito Pepe
14 anos atrás

Olá Luis Fernando, é verdade! a Fé move muitos obstáculos (pedras e montanhas) e um desses obstáculos é através da fé e do Amor que encontramos o melhor caminho para desobstruir, a estrada da vida e a própria vida precisam de fé e amor.

Abraços do Benito Pepe

Luiza e Tatiele
14 anos atrás

Maria nunca fez nenhum milagre!!

Benito Pepe
14 anos atrás

Olá Luiza e Tatiele, é verdade… nem Maria, nem os apóstolos e nenhum santo fez ou faz milagres, quem é que faz milagres? Quando falamos em Milagres falamos em algo que Transcende ao conhecimento humano e algo que transcende só pode ser feito pelo Transcendental, certo? E Este se convencionou chamar de Deus!!

Portanto aqueles não fazem milagres…

Em épocas passadas quando as mulheres não trabalhavam e portando não podiam ter algum dinheiro por si próprias, mesmo assim “arrumavam” aquele dinheirinho que os filhos pediam para ela, não é mesmo? E como conseguiam isso? Pedindo ao Pai do(a) garotinho(a), dessa forma a Mãe era apenas uma intermediária, é dessa maneira que os católicos vêem Maria, mas não precisa pedir nada a Maria, peça logo ao Pai, aliás nós não precisamos pedir nada ao Pai, ele já sabe o que nós precisamos, a propósito na maioria das vezes se pede errado… se Pensa errado… e o pior, se estuda e se aprende errado ou ainda desaprende-se o que se havia aprendido em épocas passadas.

Leia o Manifesto de Dresden feito pelos evangélicos protestantes originais, hoje já são mais de 33.600 denominações diferentes e cada uma entende de uma maneira… de qualquer maneira vamos respeitar todas as denominações, não é mesmo?

Abraços do Benito Pepe

46
0
Deixe seu Comentário...x
Rolar para cima