independencia-do-brasil Em 7 de setembro de 1822, depois da família real ter estado no Brasil, no período de 1808 a 1821, fato sem dúvida importantíssimo para a então colônia, é proclamada a independência do Brasil.

 Logo no ano de 1808 foi fundado o Banco do Brasil, mas quando Don João VI retorna a Portugal leva muito dinheiro deste banco e isso contribuirá para a falência desse empreendimento que quebra em 1829. Veremos que o Brasil começa a perder dinheiro antes mesmo de ser uma nação e depois compra a sua independência.

É claro que este episódio da família real ter estado administrando seu império desde o Brasil foi de suprema importância para essa colônia. Quando a família real volta para Portugal depois de 13 anos,  deixa seu filho Don Pedro de Alcântara como príncipe regente que é quem proclama a independência do Brasil logo no ano seguinte.

Dom Pedro grita: “INDEPENDÊNCIA OU MORTE!”

Quanto ao Grito do Ipiranga, podemos dizer que ele ecoa até aos nossos dias no momento em que cantamos o nosso amado Hino Nacional: “Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heróico o brado retumbante, E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da Pátria nesse instante.”  Foi realmente (real vem de rei) nas margens do Rio Ipiranga no estado de São Paulo, que o então príncipe regente Dom Pedro I proclama a independência do Brasil.

Mas é interessante lembrarmos que a Inglaterra era a poderosa protetora e exploradora de Portugal, é ela quem apóia e dá cobertura à transferência da família real para o Brasil. Dezoito navios de guerra portugueses e treze ingleses escoltaram mais de vinte e cinco navios mercantes de Lisboa até à costa do Brasil. A bordo seguiam mais de quinze mil portugueses.

Esse fato de Portugal ser “apoiado” pela Inglaterra é bem interessante, pois faz nos lembrar que a hereditariedade ou seja o que é do pai passa para o filho, assim tínhamos a relação Inglaterra-Portugal e depois se passou para Estados Unidos – Brasil, curioso não é?

Bem, é importante lembrarmos algumas das condições que vieram a dar na independência do Brasil de sua metrópole portuguesa. A primeira, foi a Inconfidência (ou conjuração) Mineira que ocorre em 1789, depois dos mineiros estarem já sufocados com tanta exploração por parte da coroa portuguesa. Porém  essa tentativa de revolta separatista foi desmantelada e teve como ícone e “mártir” da inconfidência o Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

Como dissemos outro do grande motivo que levou à independência foi  o fato da Família real portuguesa ter que vir para o Brasil, e isso devemos a Napoleão Bonaparte que estava dominando a Europa e fez com que Don João VI “fugisse” para o Brasil, então tivemos Reis no Brasil; outro fato foi que a família queria seu filho de volta à Portugal e o retorno da administração ao império português e não mais do Rio de Janeiro, houve uma comoção nacional e um movimento para Don Pedro não voltar a Portugal, com isto e evidentemente com interesse imperialista ele proclama a famosa frase: Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto. Digam ao povo que fico!. O episódio tornou-se conhecido como o “Dia do Fico” em 09 de janeiro de 1822.

Em 12 de outubro de 1822, o então Príncipe foi aclamado Imperador do Brasil com o título de D. Pedro I, sendo coroado em 1 de dezembro na  Capital Rio de Janeiro.

Mais uma vez a Grã-bretanha (Inglaterra) apóia diplomática e “financeiramente”, agora o Brasil. O Brasil precisava formar uma marinha de guerra e um exército e essa ajuda veio de fora, recrutando-se estrangeiros.

A divina externa do Brasil, começa quando o país tem que negociar com a Inglaterra para poder ter o seu apoio e ser reconhecido como nação independente. O então “independente” Brasil aceitou pagar indenizações de 2 milhões de libras esterlinas a Portugal. A Grã-Bretanha também ganhou com isso pois empresta o dinheiro para o Brasil, assim nossa primeira dívida externa, começa antes da nação surgir, e o Brasil, literalmente, pagou por sua independência.

O reconhecimento da Independência por Portugal e pela Grã-Bretanha se dá em 29 de agosto de 1825, portanto essa data é definitiva para a oficialização da Nação Brasileira.

Mas será que depois de tantos anos somos mesmo uma nação independente? Acho que ainda não, mas estamos caminhando para isso. Uma nova independência do Brasil está surgindo agora com o Petróleo, explorado por uma das maiores empresas do mundo a grande Petrobrás. Esta Empresa explorará o Pré-sal em profundidades que variam de 1000 a 2000 metros de lâmina d’água e entre quatro e seis mil metros de profundidade no subsolo, chegando portanto a até 8000m da superfície do mar.

De qualquer maneira esse tipo de independência é curioso pois o mundo está procurando uma fonte alternativa de energia, pois sabemos que o petróleo vai acabar…

Abraços do Benito Pepe

Veja também o texto:  O Brasil é independente? Qual a importância do dia 7 de Setembro?”

Related posts:

  1. O Brasil é independente? Qual a importância do dia 7 de Setembro?
  2. Rio de Janeiro, Brasil é sede das Olimpíadas 2016!!
  3. República, uma Forma de Governo, no Brasil desde 15 de Novembro de 1889
  4. 15 de Novembro de 1889. Proclamação da República
  5. Será que Ainda existe Romantismo?
  6. Igreja da Penha, o Santuário renovado e a Festa da Penha de Nº 376
  7. Feliz Natal! Feliz Aniversário! O Nascimento e a Vida de Jesus Cristo!

Tags: , , , ,

136 Responses to “Dia da Independência do Brasil, 7 de Setembro de 1822”

  1. Paloma Says:

    Na verdade gostaria de fazer umas perguntas:
    Sabe me informar quanto era essa libra na época?
    e qual era a moeda no brasil e quanto valia, na época;
    e qual a população brasileira nessa época?
    Por favor se puder me ajudar;
    Aguardo retorno;

    Att;

    Paloma M.

  2. Benito Pepe Says:

    Olá Paloma,

    Eu não achei informações quanto ao valor da libra na época em que o Brasil teve que pegar esse empréstimo com a Inglaterra a fim de pagar e oficializar nossa independência. Quem souber ou achar a informação pode deixar esse comentário aqui, ok?

    Quanto à moeda que circulava no Brasil na época de sua independência era o Real (evidentemente que não tem nada a ver com a moeda atual que também se chama real) quando D. João VI voltou para Portugal, levou não só a Corte, mas também o tesouro nacional. Golpe grave: as reservas bancárias da Colônia reduziram-se a 20 contos de réis (ou 2 mil réis) usava-se o plural de real como réis. E quanto valia eu não sei, mas que passaram a não valer nada logo depois isso é um fato.

    A população brasileira na época do Brasil colônia e precisamente na época da independência era de cerca de 4.500.000 (quatro milhões e quinhentos mil)

    Bem, Paloma estas foram a informações que consegui apurar, quem puder colaborar com outras informações relevantes será muito bom.

    Abraços do Benito Pepe

  3. gabriele carvalho guera Says:

    Eu gosto muito de escutar História do D. pedro 2

  4. jessica Says:

    eu gostei muito do conteúdo!É bem interessante a história da independencia do brasil…irei sempre visitar o site!bye bye!

  5. julia Says:

    gostei muito da historia irada

  6. Benito Pepe Says:

    Olá Gabriele, eu também gosto muito da história do D. Pedro II, para mim ele foi um dos maiores governantes do mundo. Acrescento a informação para você e aos amigos leitores que não saibam, que este imperador não possuía escravos (ainda que em uma época de escravidão); no hoje museu imperial os trabalhadores (ex-escravos) eram assalariados.

    Abraços do Benito Pepe

  7. Benito Pepe Says:

    Oi Jéssica, que bom que você gostou do conteúdo, espero que não só do Artigo sobre a independência do Brasil, mas de todo o site. Espero-te aqui no meu site comentando outros artigos, volte sempre.

    Abraços do Benito Pepe

  8. Benito Pepe Says:

    Julia a história do Brasil é “irada” mesmo! é só ver o senado federal só tem irado lá hehehe

    Abraços do Benito Pepe

  9. Luíza Says:

    amei essa hitória e me ajudou a recuperar uma notona no boletim!!!

    rsrsrrsrsrs, eu não sou muito fã de histórias assim mais, essa, eu amei valeeu!!!

  10. larissa Says:

    Eu gostaria de uma peça teatral sobre a independência do Brasil!!!
    Por favor é importante….

  11. Benito Pepe Says:

    Olá Luiza, fico feliz que você tenha amado “essa história”, mas essa história é a história do Brasil, é bom lembrarmos que a história é contada pelo “vencedor”, e também precisamos lembrar, da mesma maneira, que a história é a história, se procurarmos fazer as relações encontraremos sempre algo muito interessante na história e isso faz com que entendamos melhor o nosso presente e até mesmo o nosso futuro. Quanto a você ter tirado uma “notona” isso é muito bom, é sinal que teu professor gostou do que você fez no teu trabalho, mas o mais importante é a reflexão que o texto possa ter proporcionado.

    Abraços do Benito Pepe

  12. Benito Pepe Says:

    Oi Larissa, teu pedido está no ar…, se alguém puder ajudá-la e contatar conosco eu te aviso.
    Abraço, Benito Pepe

  13. 15 de Novembro de 1889. Proclamação da República | Benito Pepe Says:

    [...] Dia da Independência do Brasil, 7 de Setembro de 1822 [...]

  14. simone pepe Says:

    GOSTARIA DE SABER SE EXISTE ALGUM LIVRO OU ATÉ MESMO ESCRITURAS SOBRE A FAMILIA PEPE,POIS SEI QUE, VEUS AVÓS VIERAM DA CALABRIA E SICILIA. TENHO DUVIDAS E TBM QUERO QUE ME RECOMENDE ALGUNS LIVROS.

    ATENCIOSAMENTE :

    SIMONE PEPE

  15. Benito Pepe Says:

    Olá Simone, eu não tenho conhecimento sobre livros a respeito da Família Pepe, nem imaginava que poderia haver, se você ou algum amigo leitor souber seremos gratos.

    Vou te mandar um e-mail direto a fim de sabermos se somos parentes.

    Abraços do Benito Pepe

  16. lucelia Says:

    eu com duvida de trabalhos.eu tenho fazer comentarioo critico sobre o texto independecia do brasil

  17. Benito Pepe Says:

    Olá Lucelia, espero que o meu texto possa te ajudar nessa reflexão, se você o leu com atenção notou vários posicionamentos críticos. Boa Sorte.
    Abraços do Benito Pepe

  18. rafaela Says:

    gostei muito dessa historia

  19. Benito Pepe Says:

    Olá Rafaela, essa é a nossa história.
    Abraço do Benito Pepe

  20. Carla Says:

    achei um sa\co

  21. Benito Pepe Says:

    Olá Carla, a independência do Brasil foi um saco mesmo ehhehe. Para começar compramos a independência, você já viu isso? Um país comprar sua independência? Bem, se você achou o meu texto um saco, sinto muito. Se você tiver alguma sugestão para melhorá-lo, será bem vinda.
    Abraços do Benito Pepe

  22. jessica Says:

    amo vc

  23. jessica Says:

    ridiculo

  24. jessica Says:

    odiei

  25. Nubia Expedita De Godoi Says:

    Eu qieria uma historia mais pequena

  26. Benito Pepe Says:

    Oi Jessica você é mesmo heterogênica em? hehe vai mudar de opinião assim lá na…

  27. Benito Pepe Says:

    Olá Núbia, é só você reduzir.
    Abraços, Benito Pepe

  28. isabela Says:

    gostei da historia mais acho qaue deveria ter mais materia a squestão de como ficou o brasil depois dessa data e qual a importancia historica bjss

  29. Benito Pepe Says:

    Olá Isabela, gostei das dicas, vou pensar em publicá-las, ok.
    Abraços, Benito Pepe

  30. marcelo Says:

    Pepe, gostei muito do texto, porém, acho que faltou falar um pouco da independencia da Bahia que foi muito importante par a do Brasil.
    um abraço

  31. Benito Pepe Says:

    Olá Marcelo, obrigado pela dica. Você também pode contribuir e me mandar essas informações ok? Terei o maior prazer em publica-las…

    Abraços do Benito Pepe

  32. roberta Says:

    tu muito irritada meu professor chato me obrigou a fazer tudo isso

  33. Benito Pepe Says:

    Olá Roberta, os professores que achamos chatos hoje, serão os que mais amaremos no futuro, pois esses são os que nos fazem aprender….
    Abraços, Benito Pepe

  34. diana umbelina da silva Says:

    esse saite google de informaçoes é cada vez mas importantes pra quem sempre precisa de informaçoes pra se informa e fazer trabalhos e etc.

  35. thiago rodrigo Says:

    eu amei esse saite.espero que continui assim.cada vez mas trazendo informaçoes.thau,thau,thau,beijo,beijo,beijo.

  36. Benito Pepe Says:

    Olá Diana, é isso mesmo o Google é maravilhoso! É sem dúvidas o melhor buscador de todos os tempos, e não só isso é um complexo de uso da Internet em vários utilitários.

    Abraços, Benito Pepe

  37. Benito Pepe Says:

    Olá Thiago, obrigado pelo elogio. Volte sempre e visite outros artigos.

    Abraços, Benito Pepe

  38. O Brasil é independente? Qual a importância do dia 7 de Setembro? | Benito Pepe - Palestras, Treinamento de Equipes e Cursos Says:

    [...] este texto no ano passado com o título: “Dia da Independência do Brasil, 7 de setembro de 1822”. De lá para cá tenho recebido milhares de visitas e muitos comentários, alguns postados [...]

  39. MICAEL Says:

    ACHEI MUITO SENSIVEL E LEGAL,MAS PODIA EXPLICAR MELHOR

  40. Benito Pepe Says:

    Olá Micael, obrigado pelo comentário. Explicar melhor a independência do Brasil nao é tarefa simples, heheh

    Abraços, Benito Pepe

  41. Rafaella Says:

    Muito legal………

  42. maura jussara da silva Says:

    esta historia e muito legal e muito enteresante.não e pra todo mundo ter peito pra encara. um desafio deses que tiradentes enfrentou ok

  43. Benito Pepe Says:

    Valeu Rafaela, obrigado!
    Abraço, Benito Pepe

  44. Benito Pepe Says:

    Olá Maura, é isso mesmo! Essa história é Fantástica. Muito bom você lembrar Tiradentes.
    Abraços Do Benito Pepe

  45. josieli oliveira Says:

    na sua opiniao qual a importacia do 7 de setembro.

  46. robson amorim Says:

    como vc falou,historia e contada pelo lado vencedor;mas existem alguns historicos que dizem que na verdade Don pedro naquele dia do grito do ipiranga estava com o padre daniel lisboa,e as margens do rio teve um incomodo intestinal,entao atras de uma moita comenta com opadre (é padre. Independencia ,ou morte), mas ficaria feio para uma naçao ter seu dia lembrado por uma literal gagada

  47. Benito Pepe Says:

    Olá Josieli, em minha opinião, o 7 de setembro foi o início do processo para a independência. Foi o dia do grito às margens do riacho do Ipiranga, quando Don Pedro I, grita: “Independência ou Morte.” Aí começa o processo para a Independência definitiva que leva alguns anos até ser consumada “definitivamente”.

    Abraços do Benito Pepe

  48. Benito Pepe Says:

    Olá Robson, obrigado pela bela lembrança! É isso mesmo! Essa é boa e provavelmente é a versão verdadeira, além do mais ele (Don Pedro I) não estava naquele lindo cavalo que é retratado, mas em um jegue, burrinho sei lá um bicho desses o que seria mais provável também devido as circunstancias do caminho..

    Valeu, Abraço, Benito Pepe

  49. milena Says:

    gostei dessa historia e legal eu entrei porque tinha um trabalho sobre a patria e gostei muito.

  50. kaline Says:

    ainnnn ki raiva meu prof mandou eu escrever isso sobre a independenciaaa!!!!

    pepe fikou legal viu vlw por ter colocado esse site pelo menos achei uma coisa curta pra mim escrever noo traabaio

  51. Anônimo Says:

    eu quero saber a impotancia?

  52. Benito Pepe Says:

    Olá Milena, obrigado pela gratidão, volte sempre e visite outros textos meus ok?
    Abraços do Benito Pepe

  53. Benito Pepe Says:

    Olá Kaline, não fique com raiva do professor não, esses caras chatos é que nos ensinam, agente só aprende assim, com esforço e dedicação. Bem, quanto ao que você escreveu no trabalho espero que tenha sido com sua própria mão, não vale copiar e colar ehm pessoal. Os meus textos são só para se ter uma ideia do assunto, se deve pesquisar outras fontes e se fazer um compendio com suas próprias palavras, valeu?

    Abraço, Benito Pepe

  54. Benito Pepe Says:

    Olá “Anônimo” leia os comentários que postei acima, há alguns que falo sobre a importância, valeu?
    Abraços, Benito Pepe

  55. nanda Says:

    eu quero saber a importância

  56. Evellin Says:

    Muito interessante o texto Adorei!!!!!!

  57. Benito Pepe Says:

    Olá Nanda, a Importância do 7 de setembro e da Independência do Brasil, estão relatadas nos comentários acima.

    Abraços, Benito Pepe

  58. Benito Pepe Says:

    Olá Evellin, obrigado pelo comentário, volte sempre, visite outros textos e deixe teu comentário, ok?

    Abraços do Benito Pepe

  59. Thales Says:

    Bonito Pepe Parabéns esta muito legal…

    Abraços

  60. Benito Pepe Says:

    Olá Thales, obrigado pelo elogio, visite outros textos meus, e deixe seus comentários.

    Abraços do Benito Pepe

  61. wilton Says:

    olá, beneto pepe eu adorei está historia da indenpendecia do brasil!

  62. wilton Says:

    há e gostaria de falar q foi uma hitoria e tanta de indepedencia do brasil.

  63. Benito Pepe Says:

    Olá Wilton, obrigado pelo comentário, que bom que você gostou, valeu!!

    Abraços do Benito Pepe

  64. marcelly Says:

    na verdde ñ axei oqe qeria qero ti fazer uma pergunta oqe devof alar nouma apresentação sobre a ondependencia di brasil att..

  65. Benito Pepe Says:

    Olá Marcelly, você pode fazer um resumo do meu texto, juntamente com outros que você encontrar na Internet ou em livros didáticos e através de uma pauta, fazer sua apresentação, ok?

    Abraços do Benito Pepe

  66. dany Says:

    perto to meu aniversario

  67. Benito Pepe Says:

    Olá Dany, então Parabéns pra você hehe. Tenho um filho do dia 9 de setembro, portanto próximo também…

    Abraços do Benito Pepe

  68. bruno Says:

    Muito legal e uma coisa importante

  69. bruno Says:

    Muito legal e uma coisa importante………….

  70. Benito Pepe Says:

    Valeu Bruno! Obrigado.
    Abraços, Benito Pepe

  71. joanete Says:

    gostei muito dessa historia valeu beijoooooooo!

  72. Benito Pepe Says:

    Olá Joanete, obrigado pelo comentário e pelo beijo hehe

    Abraços do Benito Pepe

  73. Luan Says:

    Bom gente , qual é a introdução da independencia do brasil ??
    Quando foi o dia do Fico ?
    O processo de independencia?
    O pós a independencia ??

  74. Anônimo Says:

    muito bom esse texto parabens!

  75. Benito Pepe Says:

    Olá Anônimo, obrigado!
    Abraços, Benito Pepe

  76. Benito Pepe Says:

    Olá Luan, fica em aberto suas perguntas quem puder colaborar esteja à vontade…
    Abraços, Benito Pepe

  77. maria vitoria ferreira de miranda Says:

    olá,eu sou vitoria.gosto muito do seu trabalho.beijos,benito pepe

  78. Benito Pepe Says:

    Olá Vitória, obrigado pelo carinho…
    Abraços, Benito Pepe

  79. laryssa Says:

    O TEXTO parece interessante…

  80. Benito Pepe Says:

    Olá Laryssa, obrigado…
    Abraços, Benito Pepe

  81. Gihh Says:

    Mt obrigada…
    me ajudou mt no trabalho de escola…
    Bjs
    publiquem mais sobre esse assunto!

  82. joao Says:

    ai jente brigadao essa pesquisa me ajudou muito a ir com nota 100 no boletim
    publica ai o dia do fico tbm pra ajudar mais ainda
    vlw ai jente

  83. joao Says:

    ai jente brigadao essa pesquisa me ajudou muito a ir com nota 100 no boletim
    publica ai o (dia do fico) tbm pra ajudar mais ainda
    vlw ai jente

  84. Benito Pepe Says:

    Olá Gihh, valeu!
    Abraços, Benito Pepe

  85. Benito Pepe Says:

    Oi João, parabéns pela nota 100. Valeu a sugestão para “o dia do fico”, vou pensar no assunto, por enquanto eu Fico por Aqui…
    Abraços do Benito Pepe

  86. luciana Says:

    eeu kero saabee a importancia do dia do fico

  87. Benito Pepe Says:

    Olá Luciana, este texto acima é sobre o dia da independência do Brasil e é claro que o “Dia do Fico” foi uma das marcas e bases que levaram a Independência logo depois, pois quando o imperador declara que “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação diga ao povo que Fico” ele abre as portas para o que viria a ocorrer logo depois: a independência do Brasil.

    Abraços, Benito Pepe

  88. vic Says:

    odiei

  89. Benito Pepe Says:

    Olá Vic, sinto muito!
    Abraços, Benito Pepe

  90. Amanda Ferreira Says:

    eu queria saber quais foram os principais fatores que levaram a independência do Brasil ?
    se puder responder agr obrigado

  91. Benito Pepe Says:

    Olá Amanda, releia o texto com atenção, aí você já encontrará alguns dos fatores que levaram a independência do Brasil da Coroa portuguesa.

    Abraços, Benito Pepe

  92. num sei Says:

    Gostei muito!
    Mas eu estou prescisando de como ficou o Brasil após a proclamação da independencia.. e pra quarta.. hehe bjs bjs
    vlw vlw :) :) :) :) :) :)

  93. Benito Pepe Says:

    olá Num Sei….

    Abraços, Benito Pepe

  94. thierre Says:

    p q um materia deste tamanho

  95. Benito Pepe Says:

    Olá Thierre, se você achou pouco assunto veja os links relacionados.
    Abraços, Benito Pepe

  96. monicleia Says:

    achei legal mas não achei o que eu pro curava eu qeria mesmo era a peça

  97. jarleane Says:

    pow isso muito bom

  98. Benito Pepe Says:

    Valeu Monicleia. Boa procura…
    Abraços, Benito Pepe

  99. Benito Pepe Says:

    Obrigado Jarleane!
    Abraços, Benito Pepe

  100. ana caroline Says:

    ñ consegui acha o q qriamos!

  101. ana caroline Says:

    legal consegui entender agora obrigado!

  102. Jose Maria Dias Says:

    Ola meu amigo Benito, confesso que sou um apaixonado por Historia do Brasil, e qualquer tipo de historias. Porem para falarmos de um tema histórico, para mim o mais importante é buscarmos as raízes desta historia, e já que estamos próximo da comemoração da data da Independência do Brasil (7 de setembro), vamos falar um pouco deste fato.
    Bem, para mim tudo começou no dia 16/8/1746 na fazenda de Pombal entre os 15kms.. que separam as cidades mineiras de São José, ( hoje Tiradentes) e São João Del Rey. Nascia ali o filho do português Domingos da Silva Santos e da brasileira Maria Antonia da Encarnação Xavier, o quarto filho dos sete do casal, que foi batizado no dia 12 de novembro de 1746 com o nome de Joaquim José da Silva Xavier.
    Exerceu as profissões de dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista. Tiradentes (1746-1792) foi o líder da Inconfidência Mineira, primeiro movimento de tentativa de libertação colonial do Brasil. Ganhou a vida de diferentes maneiras, além de militar no posto de Alferes, foi tropeiro, minerador, comerciante e se dedicou também às práticas farmacêuticas e ao exercício da profissão de dentista, o que lhe valeu o apelido de Tiradentes. Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), embora não tenha sido o idealizador do movimento, teve papel importante na propagação das idéias revolucionárias junto ao povo, tentando com isso arregimentar adeptos. Foi traído pelo Coronel Joaquim Silvério dos Reis, foi preso no Rio de Janeiro e condenado à morte por enforcamento no dia 21 de abril de 1792. Olha meu amigo, Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira. Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta idéia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico.”Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o ” cumpra-se “, ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.

    O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.

    Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : ” Independência ou Morte !”. Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil. É meu amigo, e assim se conta esta historia. Só quero te dizer uma coisa, como seria diferente se nos dias de hoje houvesse patriotas como naquela época, se ao invés de interesses particulares os políticos colocassem em primeiro lugar a grandeza da nossa pátria, com certeza seriamos uma das maiores potencia do mundo. E um forte abraço do amigo J.M.Dias

  103. Benito Pepe Says:

    Valeu Ana!
    Abraços, Benito Pepe

  104. Benito Pepe Says:

    É isso aí amigo JM Dias, sempre contribuindo mais com meus textos, hem? Parabéns, Valeu!!
    Abraços, Benito Pepe

  105. raimunda Says:

    e maneiro dddddddddddddddd++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

  106. Benito Pepe Says:

    Obrigado Raimunda!
    Abraços, Benito Pepe

  107. valmor Says:

    muito bom!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  108. neylane barros de lame Says:

    muito inpotate sabe das coisa do brasil.

  109. Leandro Lima Says:

    Olá meu amigo Benito.
    Parabéns pela publicação, muito legal.
    É muito importante conhecermos a nossa história, para não repetirmos os erros do passado, construirmos um hoje melhor e podermos tomar decisões mais inteligentes e apropriadas para um futuro próspero e saudável.

    Um forte abraço meu amigo e muito sucesso hoje e sempre.

  110. Benito Pepe Says:

    VAleu Leandro LIma!! Obrigado pelo comentário!!
    Abraços, Benito Pepe

  111. luara Says:

    eu gostei muito dessa pagina pq ela fala sobre o doa em que nosso pais foi descoberto bsssssssss!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!?????????????????????????

  112. Benito Pepe Says:

    Olá Luara, obrigado pelo comentário, só um detalhe a página fala sobre o dia da Independência, que é dia 07 de Setembro, o dia do “Descobrimento” foi 22 de abril, claro que voce sabia só teve um deslize hehe
    Abraços, Benito Pepe

  113. julia elisama da silva pinheiro belo Says:

    adorei amei achei interesante

  114. Benito Pepe Says:

    Valeu Julia!
    Abraços, Benito Pepe

  115. Nathally Says:

    Ola aqui é a Nathally eu gostei da historia só que não esta falando sobre a importância da independência

  116. Benito Pepe Says:

    Oi Nathally, os meus textos são mais filosóficos e tento levar os leitores para reflexôes então evito respostas prontas… boa reflexão e bom trabalho.
    Abraços, Benito Pepe

  117. Deijair Flávio Maia Says:

    Olá Benito Pepe,
    Sou um apaixonado pela nossa história. Somente hoje, tomei conhecimento do seu texto publicado. Confesso que percebi grande diferença dos demais que conheço e que pesquiso de vez em quando, diferença esta, não no conteúdo, é claro, mas na forma em que é publicado. Meus comentários dizem respeito às críticas do autor, que outros não tiveram a voluntariedade de fazer em determinados pontos do trabalho. Parabéns, seu trabalho ficou tão bom e útil, que até hoje (em 2013), ele ainda é utilizado como fonte de pesquisa.
    Sou grato por isso.
    Abraços,
    Deijair.

  118. Anônimo Says:

    adorei a palestra mi ajudou muito

  119. lucas Says:

    muito lega to no comeso do testo e ja to axando legal

  120. suellem Says:

    Porra nunca houve o grito do ipiranga ….
    A independencia foi comprada!!

  121. Benito Pepe Says:

    Olá Deijair, muito obrigado pelo carinhoso comentário e depoimento público! Isso valoriza o meu trabalho.
    Abraços, Benito Pepe

  122. Benito Pepe Says:

    Ok, obrigado pelo comentário.
    Abraço, Benito Pepe

  123. Benito Pepe Says:

    Bacana, e depois de ler tudo, volte com mais comentários ehhe
    Abraços, Benito Pepe

  124. Benito Pepe Says:

    Olá Suellem, é isso mesmo!
    Abraços, Benito Pepe

  125. Izaias de Paula Says:

    Achei muito interessante,o texto nos da a real noçao de que aindependencia continua sendo construida ao longo da nossa historia

  126. klysman alencar Says:

    cara,eu sou repórter de umarede de tv do mato grosso(TBO televisão brasil oeste) afiliada à CNT, e estava eu tentando fazer uma matéria a respeito de que se envolve o 7 de setembro,e graças a seu site eu consegui.você é um gênio,e pelo menos você responde a todos os nossos comentários,sejam quantos forem.eu torço por você.pude perceber que você é uma pessoa humilde.espero que você tenha sucesso e prestígio internacional.abraços de quem nao te conhece,mas quer o seu sucesso.e já vou divulgar esta página no face,por favor se quiser me procura lá: Klysman Alencar(perfil pessoal),ou Klysman (pagina)valeeeu.

  127. Benito Pepe Says:

    Bacana Izaias, é por aí mesmo…
    Abraço, Benito Pepe

  128. Benito Pepe Says:

    Valeu Klysman Alencar! Eu também já sou teu fã ehehhe
    Volte sempre e compartilhe o que quiser do meu Site.. vou tentar te achar no face..
    Abraços, Benito Pepe

  129. YASAMIM Says:

    BURROS IDIOTAS NEM SABEM DE NADA

  130. Benito Pepe Says:

    é verdade Yasamim! Nós somos consciente de nossa ignorância e você sabe que não sabe? Quem sabe que não sabe está pronto pra aprender, mas quem pensa que tudo sabe, na verdade nada sabe heheh veja este texto>>>
    http://www.benitopepe.com.br/2010/05/09/socrates-%E2%80%9Cso-sei-que-nada-sei%E2%80%9D/

    E quando aprender venha compartilhar o pouco que souber eheheh
    Abraços, Benito Pepe

  131. Anônimo Says:

    eu amo a história e conprienção do negro

  132. Benito Pepe Says:

    Valeu “Anônimo”…
    Abraço, Benito Pepe

  133. maria eduarda Says:

    eu nãooooooooooooo gostei eu adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii dimais

  134. carlos daniel Says:

    gostei muito do site e do texto me ajudou muito

  135. Benito Pepe Says:

    Valeu Maria Eduarda! muito obrigado!
    Abraços, Benito Pepe

  136. Benito Pepe Says:

    Valeu Carlos Daniel, volte sempre!
    Abraços, Benito Pepe

Deixe um Comentário

Site/blog Desenvolvido por Benito Pepe no Wordpress 2008-2014.