Sentir o que é filosofia talvez seja mais fácil do que falar o que é filosofia. De qualquer maneira vamos explanar um pouco este tema.

Poderíamos dizer que filosofia é pensamento; é reflexão; é questionamento. Mas também é produção. Sim é produção a partir do momento que entendamos o que significa produção. Produção é modificar algo em outro algo (ou um ser em outro ser). Por exemplo, quando tomamos alguns insumos como: aço, borracha, plástico e outros derivados e os transformamos em um automóvel, isso é produção. Quando ampliamos um pensamento e transformamos um ser humano em um ser melhor e mais culto, isto é produção.

No entanto quando falo em produção aqui neste contexto refiro-me a produção-modificação que a filosofia “propiciou e propicia” na face do planeta terra. A modificação ocorrida no pensamento do mundo ocidental na Grécia antiga e precisamente a partir do final do século VII e início do VI a.C se deve à filosofia, e teve seu começo em Tales da colônia grega de Mileto por isso chamado Tales de Mileto. Este filósofo e outros tantos deste período da história da filosofia (filósofos da natureza) estavam insatisfeitos com as explicações que eram dadas pelos “deuses gregos” sobre os fatos ocorridos na natureza. Os fenômenos naturais deveriam ser explicados pela própria natureza e não pelos deuses, pensavam eles.

Filosofar é correr riscos, quando queremos produzir pensamentos que sejam manifestados, devemos estar abertos às críticas. Quem não expõe um pensamento, não corre risco, mas continuará dentro da sua casca de ovo (dentro da sua caverna). Não sairá para conhecer o “lado de fora” e nem possibilitará a outros que o façam.

Jean-Toussaint Desanti, prefaciando o livro: Uma história da Razão de François Châtelet escreve falando sobre Châtelet que ele…


Não guardava nada só para si, nem sua força vital, nem seu pensamento, nem seu saber. François era o homem da doação. Por isso, eu o chamo “filósofo”, no sentido primeiro da palavra. De fato, que é a filosofia, a não ser essa obstinação no dispêndio do pensamento, que reúne, exprime e oferece em partilha, dando assim, sempre e sem cessar, “algo para pensar” a quem quiser ouvir?

Jean, continua dizendo:

… a filosofia é no fundo uma atividade corporal e prática. E é preciso que assim seja, pois o filósofo só pode atingir o outro, com sua palavra, expondo-se a si mesmo como sujeito falante, sujeito visível e, em última análise, público.

Assim, ele tem que assumir os riscos dessa posição. Isso significa aceitar expor-se diante das circunstâncias e para o público em plena luz. Nada de retirar-se comodamente para o gozo altivo de um pensamento solitário.(p.7-8)

Muitas vezes é mais cômodo ficarmos dentro de nossa caverna… porém a filosofia desde seus primórdios mostra o contrário, é preciso sair, ir às praças públicas, escrever, publicar, falar… enfim é preciso pensar.

Os maiores questionamentos da humanidade são questões filosóficas. Mas há um “problema”, é que o pensamento, a filosofia pode desafiar nossas crenças mais profundas e fundamentais.

Questões como: Deus existe ou não, são crenças filosóficas. Se você acredita ou não é da mesma maneira uma questão de fé, estará fora da razão dizer sim eu creio ou não eu não creio. Outras questões não menos importantes dizem respeito ao cosmos. Como ele surgiu? Por que existimos? Por que morremos? Estas e tantas outras questões foram e são minuciosamente examinadas por filósofos, pensadores.

Nos dias de hoje questões como o aborto, direitos dos animais, direitos humanos, direitos das crianças, questões ambientais, ética nas profissões, guerras, liberdade de expressão, células tronco, etc. são todas questões de importante dimensão filosófica. “Só por isso” já teríamos um bom motivo para estudar filosofia. Pessoas que não reflitam sobre temas de tal magnitude não estão preparadas ou melhor estão em desvantagem para conviver nessa sociedade e confrontar o que é “verdadeiro”.

Os filósofos questionam fundamentos. Aliás as crianças também o fazem, todos nascemos filósofos e com o passar do tempo “esquecemos” de ser filósofos, esquecemos de perguntar, achamos que sabemos tudo, criamos fundamentos, temos crenças que nos foram ensinadas e a tomamos como uma verdade absoluta. Com nossos fundamentalismos achamos que as coisas são óbvias. Paramos de questionar.

Deveríamos nos lembrar de Sócrates quando dizia: só sei que nada sei. E por isso estava aberto ao aprendizado, ao questionamento, ao novo… ao lado de fora da caverna.

Mas o pensamento, o questionamento pode nos dar vertigem intelectual e assim o nosso chão a nossa base pode sair do lugar e com isso podemos sofrer com a perda do nosso apoio. É por isso que muitos preferem não pensar sobre tantas questões filosóficas, preferem ficar onde se sentem seguros.

A pesar de tudo, desse “sofrimento” intelectual é que os “avanços” da humanidade e o “conhecimento” científico ocorrem. E foi e é através da dúvida sobre o que muitos tomam como certo, que outros, com a mente aberta e questionadora estão prontos para a produção. Temos como exemplo Einstein no século XX que revoluciona o conhecimento da Física gravitacional com a teoria da relatividade.

No entanto não ficam só no campo da ciência esses questionamentos, temos questões morais, éticas e tantas outras que podem ser revolucionadas. Se não houvesse pessoas que não considerassem como óbvio e normal a escravidão, ela existiria até os dias de hoje. E os direitos das mulheres? Portanto caro leitor o óbvio, o “dado” pela sociedade hoje pode não ser o óbvio amanhã, pense nisso.

“A vida não examinada não merece ser vivida” (frase atribuída a Sócrates)

Os exames, os questionamentos filosóficos são feitos através da razão, mas é claro que a razão tem seus limites. Costumo questionar: a humanidade tem aproximadamente um milhão de anos e a razão como a concebemos hoje só tem 2500 anos, por que temos que pensar sempre através dessa razão? (mas esse é apenas mais um “pedaço de carvão na fogueira”) Nós podemos questionar o próprio pensamento, ou os ferramentais do pensamento, olha aonde a filosofia chegou…

Então, mesmo que a razão não possa encontrar todas as respostas, pelo menos é um dos caminhos iluminados para esse objetivo. E mesmo quando não encontra as respostas deve continuar questionando, pois pode explanar que o óbvio pode não ser óbvio.

O filme Matrix mostra um dos bons questionamentos filosóficos, para quem não assistiu eu recomendo veementemente que o faça o quanto antes, principalmente o número um da série. Ali se questiona a existência, a realidade, ou na idéia de Descartes (1596-1650), quando estamos dormindo pensamos que o nosso sonho é algo real, alguns suam, choram, gritam e chegam ao êxtase durante o sonho, quando acordam percebem que era ‘apenas’ um sonho. E será que nós não vivemos um sonho dentro de algo maior? Estaríamos dormindo e sonhando?

O Estudo da filosofia, do desenvolvimento das habilidades do pensamento por si só, ainda que não tivessem um propósito definido, já seriam suficientes para o nosso desenvolvimento em todos os campos do saber. Por exemplo: A capacidade de identificar um disparate lógico, evitar palavreado evasivo, ser relevante, expor uma idéia de maneira clara e precisa, etc. São habilidades convenientes seja qual for a sua área de atividade.

Os benefícios do estudo da filosofia têm outros propósitos nobres, ajuda-nos a imunizarmo-nos dos políticos astutos e charlatões de plantão, para fazer um trocadilho, para isso temos Platão (século IV a.C).

Além do mais e para finalizar, há também alguns estudos que demonstram que os alunos que estudam e debatem as questões filosóficas em sala de aula desenvolvem mais sua inteligência intelectual e social.

Outras considerações quanto ao tema deste artigo:

Etimologicamente falando a filosofia vem do grego e é composta por duas palavras, Philo e Sophía (ou Filo e Sofia). Filo quer dizer aquele que tem um sentimento amigável, daí a palavra filantropia. E Sofia quer dizer “sabedoria”. Portanto filosofia quer dizer aquele que tem amizade ou amor ao saber à sabedoria.

Atribui-se a Pitágoras de Samos (século V a.C) a invenção da palavra “filosofia”. Pitágoras dizia que só os deuses têm a sabedoria plena. E aos homens só é possível amar, ter amizade ao saber.

Abraços do Benito Pepe

Leia também:

Do mito, à filosofia o caso da astronomia.

A Filosofia

Referências bibliográficas:

CHÂTELET, François. Uma história da razão: entrevista com Émile Noel. 1.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. 13.ed. São Paulo: Ática, 2005.

STEPHEN, Law, Guia ilustrado Zahar: filosofia. Rio de Janeiro, Jorge Zahar ed. 2008.

Related posts:

  1. A Previsão para o Fim do Mundo em 2012
  2. Mensagem para as Mães, para os Pais e para os Filhos.
  3. Curso de Filosofia e Astronomia por Benito Pepe
  4. Ser ou Ter? Este é um grande Dilema para muitos
  5. A Filosofia
  6. Como Surgiu a Filosofia (continuação capítulo 2.2)
  7. Do Mito à Filosofia, o caso da Astronomia (capítulo 2)
  8. O Site/blog do Benito Pepe ultrapassa a marca de Um Milhão de Visitas
  9. Considerações Finais do texto “Filosofia e Cosmologia: A Physis e o Thauma Sempre Presentes”
  10. Hegel os Gregos e os “Modernos”: uma fissura para a contemporaneidade

Tags: , ,

107 Responses to “O que é filosofia? O que faz um filósofo? Para que estudar filosofia?”

  1. shirley Says:

    O homem q descobre a filosofia se transforma num alquimista…

  2. Benito Pepe Says:

    É verdade Shirley, a Filosofia nos transforma e colabora para que transformemos o mundo.
    Abraços do Benito Pepe
    Obrigado.

  3. Glaucia Carvalho Says:

    OLá Benito, gostei do seu blog e vou de seguir suas atualizações. Você não tem Twitter não?
    Um abraço.

  4. Benito Pepe Says:

    Olá Glaucia, você pode seguir (acompanhar) minhas atualizações assinando o boletim, para receber por e-mail, ok?

    Obrigado pelo comentário.
    Abraços do Benito Pepe

  5. Francisco Castro Says:

    Olá, a filosofia, em poucas palavras é a arte de descrever a vida, como deve ser vivida. Por meio dos grandes filósofos é que se extraiu os grandes pensamentos sobre a natureza da vida e das pessoas.

    Abraços

    Francisco Castro

  6. Benito Pepe Says:

    É isso aí amigo, Filosofia é isso e muito mais…
    Obrigado pelo comentário.

    Abraços do Benito Pepe

  7. Anonymous Says:

    NAO AJUDOU MEU PROBLEMA MAS TUDO BEM!!

  8. Benito Pepe Says:

    “Anonimo” Qual seria o seu problema? Aliás, e de qualquer maneira é bom lembrar: a Filosofia não resolve problemas, pelo contrário ela abre novos (questionamentos e reflexões.
    Abraços do Benito Pepe

  9. Anonymous Says:

    o que e um filosofo

  10. Anonymous Says:

    meu filho tem que falar o que e um filosofo ele estuda na 3 seria fala ai em poucas palavra a definição de um filosofo

  11. Anonymous Says:

    e pra hoje se possivel obrigado

  12. Benito Pepe Says:

    “Anônimo” falar o que é um filósofo é mais difícil do que sentir o que é ser um filósofo, o filósofo é um Pensador. Podemos dizer que, se filosofia é amor (amizade) pelo conhecimento, o filósofo é aquele que ama o conhecimento ama a sabedoria. E dessa forma busca e busca cada vez mais a “verdade” mas o que é a verdade? Quem sabe onde está a Verdade? É isso aí… e muito mais. Brevemente estarei postando neste Site este tema: O que é um filósofo? Mas se você ler os comentários acima com atenção e reler este texto onde digo o que faz um filósofo você poderá concluir e refletir o que é um filósofo. Por favor pense e ensine seu filho a pensar e refletir; aliás é isso que faz um filósofo!!

    Abraços do Benito Pepe
    Mantenha contato e assine o nosso boletim para receber as novidades (é grátis)

  13. Anonymous Says:

    Benito adorei seu blog… sou colouro do curso de administração e temos a disciplina de filosofia, vc poderia tentar me fazer entender por que da importancia de se estudar filosofia em administração? Pq eu não gosto muito dessa disciplina, mas deve ser pq eu não entendo… Desde já, agradeço, Abraço e sucesso pra vc..

  14. Benito Pepe Says:

    Caro colega Administrador, de imediato podemos ficar felizes por poder estudar novamente essa disciplina, na época em que me formei, estávamos em pleno regime militar e a filosofia de certa maneira fora proibida por eles desde 1971, já seria um bom motivo para pensarmos: porque proibiram o estudo da Filosofia?

    Bem, outro fato interessante é que você já me mostra claramente ser um filósofo nato! Sim eu digo que você é um filósofo, pois você está buscando perguntas e respostas de por que isso (?) Aí está um dos princípios da filosofia: questionar, criar perguntas. Muitas poderão ser respondidas, outras não. De qualquer maneira sempre surgirão novas perguntas e novas respostas.

    Eu particularmente me sinto às vezes triste por não ter tido a chance de estudar filosofia na minha graduação de administração, como disse, na época não tivemos esse privilégio. Hoje sei da importância de não termos dogmatismos em nossas decisões. Precisamos ponderar, refletir, questionar, analisar. E todos os ferramentais do pensamento são usados pela filosofia.

    Uma das tarefas do Administrador é tomar decisões, e quem você acha que melhor pode tomar decisões? Um homem com o hábito de pensar, refletir ou um que não pensa? Bem amigo e colega de profissão, acho que para quem não interessa pensar ou fazer com que o povo pense, esse deve evitar a filosofia e o seu estudo; nós administradores devemos amá-la aliás é de lá que vem o nosso mundo.

    Espero ter podido ajudá-lo e te espero sempre aqui visitando o meu Site/blog, ok? Assine o nosso boletim para receber as novidades (é grátis)

    Quanto à questão de entender a disciplina filosofia, provavelmente não seja culpa do seu professor nem sua, o fato é que não nos ensinaram a pensar, mas você está aí pesquisando procurando saber por que (?) Você é um filósofo, entende? Um bom Administrador, tem que ser um filósofo. (não pode ter dogmatismos, nem pré-conceitos)

    Boa sorte e sucesso! Se precisar de mim pode contar, ok?

    Faça esse texto chegar aos seus colegas de turma e venham me visitar.

    Abraços do Benito Pepe

    p.s alguma dúvida esteja à vontade, entre em outros artigos de filosofia, comente, questione…

    Outra coisa – leia muito, diz o poeta: “Quando eu posso leio, quando eu leio Posso”!!

  15. Anonymous Says:

    Valeu amigo, com certeza estarei sempre por aki… obrigado… para me interar mais na filosofia, peguei ontem um livro pra ler. ” convite a filosofia ” de Marilena Chaui, espero ficar conhecendo e entendendo melhor a filosofia..abraço…

  16. Benito Pepe Says:

    Olá amigo, este Livro da Marilene Chaui: Convite à Filosofia; é muito bom, você deve gostar muito. Aliás este livro foi feito inicialmente para o 2º grau e é tão bom que usamos também na Graduação. Existem diversos outros interessantes, se você vê outros das minhas postagens, verá uma vasta Bibliografia.

    Abraços do Benito Pepe
    Assine o boletim para receber as novas postagens (é grátis)

  17. TudoApampA Says:

    Olá Benito, apreciei muito suas considerações à respeito da filosofia. Sem dúvida ela liberta as amarras do pensamento, nos torna mais críticos com a realidade a nossa volta, e nos impulsiona ao descobrimento de novas perspectivas. Eu estudei biomedicina, mas descobri a filosofia por meio da TvCultura, aos poucos vou conhecendo este magnífico mundo. Antes de uma profissão para poucos, acredito que a filosofia seja uma maneira modesta e, arrisco dizer, talvez a mais justa de se questionar a vivência de cada indivíduo e da sociedade em que ele se insere. Parabéns pelo blog, e percebi a curiosidade de algumas pessoas para com esta área tão interessante; no blog que eu participo disponibilizamos palestras sobre filosofia e afins, muito útil para leigos como eu. Tomo a liberdade de divulgar aqui o link, se for de seu agrado.:
    http://filosofiacomcafe.blogspot.com/

  18. Benito Pepe Says:

    Ola´ tudoApampA, evidentemente esse não é o seu nome, mas já retrata de imediato o que pensa ou faz um filósofo; trata de “coisas à Pampa”… ;-)

    Obrigado pelo comentário, muito inteligente como também o é a tua apresentação pessoal no teu blog.

    Esteja à vontade para disponibilizar meu artigo e/ou minha entrevista: “O tempo está passando mais rápido?” Ou outros que sejam de teu interesse (é claro que dando os devidos créditos e links para o meu blog).

    Veja o Artigo: copie e cole no seu navegador >> http://www.benitopepe.com/2008/12/o-tempo-est-passando-mais-rpido.html

  19. Bar e Restaurante Ricmar Says:

    Olá! Estava navegando procurando artigos, sites, blogs sobre Filosofia e acabei parando aqui. Vou lecionar Filosofia para turmas de 1º ano do Ensino Médio, mas sou totalmente inexperiente, o que não me impede de querer fazer o melhor possível. Quero que meus alunos amem as aulas de Filosofia como eu adorava na faculdade. Gostaria de pedir a sua ajuda: como introduzir Filosofia pela primeira vez? A escola não tem o conteúdo programático. Por onde devo começar? Se puder me ajudar ficarei muyito feliz. Obrigada pela sua atenção.

  20. Anonymous Says:

    Desculpe. Meu nome é Elisabet. Houve um erro na postagem acima.

  21. Sabra Says:

    Olá, entrei por acaso no seu blog e me deparei com um caso parecido com o acima… também estudo administração e estou aprendendo a filosofia 2 (já fiz a introdutória) e me deparo com um desejo imenso de largar o curso de administração para estudar filosofia. Tenho certeza que se conhecesse a filosofia no ensino médio optaria por este curso, mas estou no 3o período…Voce também passou por esta situação? Preferiu graduar em filosofia logo após o curso?

  22. Benito Pepe Says:

    Olá Elizabeth,

    Também dou aulas de Filosofia, no início tive esse mesmo problema que você, o local onde fui lecionar não solicitou nem ofereceu um programa, mas isso não é problema é a menor das partes, o mais importante sempre é você transmitir o “conhecimento” com amor e carinho.

    Quem ama o que faz certamente fará bem feito! Em primeiro lugar você deve ter algum livro básico para se apoiar, isso não é fundamental, mas facilita o roteiro, em segundo lugar, procure variar as aulas entre expositivas, interativas, debates, grupos de discussão etc, isso tira a monotonia e faz com que os alunos gostem e esperem com alegria as suas aulas.

    Quando possível leve algum colega seu da filosofia para apresentar algum tema que você e a turma possa debater a posteriori ou no mesmo dia da apresentação.

    Por fim pode utilizar à vontade o material que estou disponibilizando no menu do meu site/blog onde está escrito APOSTILA FILOSOFIA, ali há vários textos meus, e que podem ser usados em suas aulas, sentir-me-ei muito honrado com isso.

    Se você morar no Rio de Janeiro ou próximo pode contar comigo para alguma apresentação de algum tema filosófico que você queira, será um prazer e eu não cobro nada, ok?

    Abraços do Benito Pepe

  23. Benito Pepe Says:

    Olá Sabra,

    Quando estudei administração, estávamos em fins do regime militar, a filosofia não era estimulada e, muito pelo contrario, fora proibida em 1971. O que se estudava naquela época eram outras disciplinas não menos importantes mas que não abriam a mente e o pensamento à reflexão, como é o caso da Filosofia.

    Sou formado em Administração de empresas com duas pós-graduações na área uma em Administração estratégica de empresas e a outra em Marketing (o ético não o de Vendas).

    Desde os 17 anos de idade e de maneira auto-didática, fui estudando Filosofia, Astronomia, Antropologia até que resolvi fazer minha primeira pós-graduação em Filosofia Contemporânea na Puc-Rio, concluída em 2007, posteriormente resolvi fazer outra pós-graduação em Filosofia Antiga que terminarei brevemente.

    Portanto não fiz a graduação em Filosofia. Não sinto a falta da Graduação em filosofia, mas no meu caso estudo por conta e nas pós-graduações e nos cursinhos e palestras com o tema, mas se você pretende fazer filosofia vá fundo é uma linda área, mas se você pretende trabalhar em empresas ou ser empresário como é o meu caso, a Administração ajuda muito mesmo, de qualquer maneira o ideal é fazer as duas… Aliás você já está no 3º período, pense o que você quer no teu futuro.

    Abraços do Benito Pepe e Boa Sorte!

  24. Anonymous Says:

    Olá…tb estou com o mesmo “problema” de elizabeth. Estou começando agora a ensinar filosofia no ensino médio e me sentido completamente perdida, pois não é a minha área e na escola tb não tem um plano de aula.
    Li alguns artigos e gostei muito. Tenho certeza que seu blog vai me ajudar.
    Obrigada,
    Flora

  25. Benito Pepe Says:

    Olá Flora,

    Sinta-se à vontade para utilizar os materiais que disponibilizo em “Apostilas Filosofia” e outros que você achar interessante. Conte comigo para o que precisar e Boas Aulas!

    Abraços do Benito Pepe

  26. Anonymous Says:

    olá eu sou gonçalves carlos de 22 anos de idade, sou angolano trabalho na camargo correa uma empresa brasileira como analista problemático na área de gestão de recursos humanos.
    só quero reforçar a todos que se o mundo existe, graças a filosofia. foi a filosofia que fez com que o criador do mundo imanginasse tal belesa. e tentou deu no vemos. Pois a filosofia impulciona a aquisição de uma nova visão inserida no tempo e no espaço.
    gostei do seu site. e visitar-te-hei todos os dias.

  27. Benito Pepe Says:

    Olá Gonçalves Carlos,

    Obrigado pelo comentário, se você ainda não assinou o meu boletim assine-o, assim sempre que houver novas postagens você receberá no seu e-mail.

    Abraços do Benito Pepe

  28. Anonymous Says:

    Bom dia, Benito Pepe!

    Faço o curso de Psicologia (estou concluindo o 1º período). Meu professor fez uma pergunta em sala que não conseguimos responder: "porque estudar Filosofia no curso de Psicologia?" Tentei responder, e outros colegas também tentaram, mas a verdade é que não conseguimos. E o professor deixou essa questão para que tentássemos encontrar a resposta… Então, entrei na internet para tentar ler alguma coisa que me permitisse compreender o sentido ou a influência da Filosofia no meu curso (Psicologia). Nessa busca, encontrei seu site e achei muito bacana. Li vários artigos, alguns nem tão associados ao que procuro, porém não menos interessantes, e me inscrevi para receber por e-mail as novidades que você posta. Mas, mesmo depois de ler muitos textos, não consegui ainda elaborar uma resposta que me deixe plenamente feliz, que me fizesse acreditar que consegui compreender o estudo da Filosofia dentro da Psicologia… Então, resolvi te escrever. Pode me ajudar a entender porque estudamos Filosofia em Psicologia? Eu acredito que seja porque a filosofia nos ajuda a pensar o mundo sem preconceito ou pré-concepções. O psicólogo, enquanto profissional, não pode ter nenhuma espécie de "pré-conceitos", porque cada indivíduo tem sua subjetividade e sua maneira de apreender o mundo… Não existe receita; mesmo que o problema pareça ser o mesmo, é subjetivo a maneira que se vivencia a questão e que se busca superar. A Filosofia, eu penso, ajuda nessa busca da compreensão de cada um… Será que estou certa? Se é que estou certa, é só isso? Não sei se voltaremos nesse assunto em sala, porque o 1º período está chegando ao fim… Mas de qualquer forma, eu gostaria de compreender, de encontrar uma resposta. Agradeço se puder me ajudar a compreender essa questão.

    Um abraço,

    Simone

  29. Benito Pepe Says:

    Olá Simone, obrigado pelo questionamento.

    Quando você diz que “a filosofia nos ajuda a pensar o mundo sem preconceito ou pré-concepções. O psicólogo, enquanto profissional, não pode ter nenhuma espécie de "pré-conceitos", porque cada indivíduo tem sua subjetividade e sua maneira de apreender o mundo… Não existe receita; mesmo que o problema pareça ser o mesmo, é subjetivo a maneira que se vivencia a questão e que se busca superar. A Filosofia, eu penso, ajuda nessa busca da compreensão de cada um… Será que estou certa? Se é que estou certa, é só isso?…"

    Sim você está certa, mas é claro que não é só isso não!

    Bem, em primeiro lugar temos que lembrar que “tudo sai da Filosofia”, já nos primórdios da filosofia, excetuando-se, em parte, a “Filosofia da Natureza” que começa com Tales de Mileto no século VII a.C., a filosofia sempre pensou e questionou o homem, as questões antropológicas, etc.

    No período Clássico que foi formado principalmente entre Sócrates, Platão e Aristóteles, vemos uma serie de pensamentos ligados à “Alma” como se falava da “mente ou da psicologia”. A propósito Aristóteles, por exemplo, publicou vários textos e livros um deles foi o “Sobre a alma” ou “Da Alma”

    Tanto Platão como Aristóteles já defendiam a ideia de que a “alma” não é algo simples, pelo contrário é complexo, por possuir uma pluralidade de funções e cada uma destas é designada como “psykhé”, como nos lembra Marilena Chaui em seu livro “Introdução à história da filosofia” no tópico em que fala sobre a psicologia e a teoria do conhecimento em Aristóteles.

    Quando falamos em Filosofia, falamos essencialmente em Pensamento. Filosofia é pensamento. Assim e por isso um dos maiores pensadores da história da humanidade recentes foi o próprio Freud, do qual não precisamos lembrar que é um dos pensadores pai da psicologia da psicanálise.

    Há uma serie de outros pensadores (filósofos) recentes que contribuíram e contribuem com o pensamento. E portanto com a psicologia. Podemos citar, entre tantos outros que contribuíram para a filosofia contemporânea e a psicologia, o Nietzsche, e uma de suas obras bem interessantes é “A genealogia da Mora” onde, como o próprio título ilustra traça uma “origem” de como surge a Idea do que é moral ou “certo’, “errado”, bom e mal etc…

    Outro ponto importante para destacarmos é a “Filosofia da Mente”, há diversos livros de filosofia versando sobre tal tema, ou pelo menos capítulos. A Filosofia da Mente, é o estudo no campo filosófico onde são pensados os fenômenos psicológicos.

    Por fim posso acrescentar que alguns dos meus colegas em sala de aula nas pós-graduações que fiz em Filosofia eram psicólogos ou psiquiatras. Acredito que isso reforce a necessidade clara de se estudar Filosofia, não só na psicologia, como em administração e em outras áreas como o Direito. Todas as áreas do “saber” deveriam estudar filosofia, principalmente as sociais.

    Abraços do Benito Pepe

  30. Anonymous Says:

    Obrigada por responder… Acho que compreendi a importância da Filosofia não só no meu curso, mas de forma geral. Pode postar me identificando, se preferir. Adicionei o site no favoritos e de vez em quando vou dar uma passada por lá. Filosofia é muito interessante!

    Abraços,

    Simone

  31. Benito Pepe Says:

    Ok, Simone. Obrigado pelo carinho. Espero outros comentários teus no meu blog.

    Abraços do Benito Pepe

  32. Layom Dhéryo Says:

    muito imteressante

  33. Maria José Alves dos Santos Says:

    Muito obrigada, vc abriu os meus olhos, para um novo caminho.
    Deus te abençoe muito!!!!!!!!!!!!!!!

  34. alexia de deus Says:

    oiii pessoal
    so queria te falr umas coisas
    vcs nao tem o resumo so do que e filosofia ou porque e bom estudar filosofia
    vcs tem que colocar separadamente em resumo ja na sua resposta no inicio
    intendido ? espero a reposta , porque e importante estudar filosofia ?
    tchauuu

  35. Benito Pepe Says:

    Olá Maria Jose Alves dos Santos, sinto-me feliz em abrir novos caminhos, mas isso só ocorre para quem está aberto a conhencer o novo, como certamente é o teu caso… Parabéns e boa “viagem”!

    Abraços do Benito Pepe

  36. Benito Pepe Says:

    Olá Alexia, a filosofia requer reflexão, questionamentos, interpretação etc, para isso é preciso leitura e mais leitura, entendeu?

    Abraços do Benito Pepe

  37. José Maria Dias Says:

    Olá professor, estudei bastante sobre esse tema, e a conclusão que chequei foi a seguinte. FILOSOFIA é uma palavra que significa simplesmente ” AMOR À SABEDORIA” entendo esse significado ao perceber que o amor é um empenho e que a sabedoria é um discernimento sobre a vida. Portanto, a filosofia nada mais é do que um empenho, um esforço, uma busca entusiasmada por investigar e encontrar as verdades mais fundamentais e as perspectivas sobre a vida.
    No mundo da Grécia Antiga, alguns séculos antes de Cristo, pessoas como nós, seres humanos com problemas e limitações, buscaram até as ultimas conseqüências essa atitude de procura incansável, esse empenho pela sabedoria. Filósofos como Sócrates, Platão, Aristóteles e outros, no decorrer dos séculos até os nossos dias, foram homens do seu tempo, investigadores e com discernimento, que deixaram grandes idéias e enfrentaram muitas das mesmas questões básicas que nos incomodam atualmente,sempre com a atitude de “amor à sabedoria. Ao deixarmo-nos guiar pelas idéias dos grandes filósofos, estaremos mais bem posicionados para dar início a uma vida melhor. Sócrates falava que, ao “espantar-se” com as coisas, com as idéias, estava-se dando início ao filosofar. Aristóteles observou certa vez que o filosofar começa pelo “admirar-se”. Ambos tinham razão. Ao permitirmo-nos realmente a admiração e o espanto por nossas vidas, revendo tudo que aceitamos sem pensar criticamente e as grandes questões que costumamos ignorar no dia-a-dia, estamos começando a agir como verdadeiros filósofos. O que podemos fazer, a partir de agora, para sermos bons filósofos e começarmos a pensar nessas coisas profundamente? Como podemos disciplinar nossos raciocínios de modo que possamos progredir de verdade? Como colocar nossa sabedoria (discernimento) a funcionar. Em geral, as questões filosóficas costumam lidar com temas sérios, mas não é preciso ser sombrio para abordá-las. Podemos – é o nosso desejo, nos divertir pensando nas coisas importantes, recriar e desenvolver a imaginação, a critica e a reflexão. Isto é garantido, a fórmula mágica está na reflexão filosófica. O Filósofo Nietzsche dizia: ” Certas doutrinas dependem de uma Filosofia política e policial, submissa aos governantes, às igrejas, ás academias, aos costumes, a todas as covardias humanas.
    Bem, meu caro amigo termino por aqui, espero ter chegado pelo menos perto de entender a filosofia, por falar nisso um grande abraço do seu amigo Dias.

  38. Benito Pepe Says:

    Olá Dias, é isso mesmo! Você fechou teu comentário com uma frase que diz tudo: “espero ter chegado pelo menos perto de entender a filosofia.” Você não só está perto como está no caminho… Continue a ler meus textos filosóficos e outros livros de filosofia simples que você se manterá no caminho, se quiser alguma dica fale comigo. Mas o mais importante da filosofia é não ter dogmatismos, a filosofia é pensamento é reflexão, é questionamento, A filosofia pensa o próprio pensamento. Das poucas coisas que estudei e continuo estudando tais como: Astronomia, Religião, Antropologia, Arqueologia, Administração, Marketing, entre outras, podemos perceber que a FILOSOFIA está na base de qualquer um desses “saberes”. Precisamos lembrar que praticamente todas as “ciências” saem da filosofia, isso se deu no Direito, advocacia, na medicina, na astronomia, física, na psicologia, análise, e até mesmo na linguagem usada em computadores. No mais.. Amor ou amizade ao saber, ao conhecimento é mesmo a base da filosofia primordial. Os grandes filósofos de outrora não pretendiam ser sábios (os sábios pensavam saber tudo). Os filósofos daquela época e de hoje têm apenas uma consciência: a de saber que nada sabem… Por isso estão sempre abertos ao novo e ao aprendizado.

    Abraços do Benito Pepe

  39. José Brígido Says:

    Olá,Benedito,gostei de conhecer este site,também sou filosofo,historiador,psicopedagogo. Estas questões “complicadas”,são também muito fáceis de responder,mas deixarei para um próximo momento.Uma questão muito inerente é a interrogação da existencia de Deus,outro ponto ótimo para conversar.Aguardo seu futuro questionamento!!! Um Abraço Profª Brígido.

  40. Benito Pepe Says:

    Olá Caro Colega professor Brígido, obrigado pelo contato, depoimento e sugestão. Faça só uma pequena correção: meu nome é Benito Pepe, e não Benedito, mas somos xarás, hehe.

    Quanto a questão mais que milenar: Deus. Eu vejo este assunto como algo, não só polemico, mas acima de tudo partidário. Sabe por quê? Porque há pessoas que vêem Deus com suas doutrinas dogmatismos e como um time de futebol etc. O transcendental ou transcendente é algo que foge totalmente ao nosso racional. A pesar de alguns filósofos o quererem dizer pela razão como foi caso de Descartes que dizia ser “Deus é um dado da Razão.” E ele procurava provar Deus pela Razão.

    Eu particularmente acredito em algo que nos transcende, algo que está além de nós, algo que é nossa origem, mas não como as religiões colocam e falam de Deus. A epifania está além deste planeta e, portanto destes animais, inclusive nós próprios os homens.

    Estarei publicando algo a respeito brevemente aguarde.
    Em quanto isso você pode ver alguns dos meus textos onde penso esta epifania>>>

    http://www.benitopepe.com.br/2009/12/12/heidegger-e-os-gregos-o-ser-e-o-ceu/

    http://www.benitopepe.com.br/2009/12/15/o-esquecimento-de-nossa-origem-cosmica/

    http://www.benitopepe.com.br/2009/01/31/consideracoes-finais-quanto-ao-texto-%E2%80%9Ca-filosofia-e-a-astronomia-instancias-em-que-o-thauma-aparece%E2%80%9D/

    Abraços do Benito Pepe

  41. José Brígido Says:

    Caro Amigo!!!,está, sua concepção em pleno goso racional, sou não favorável, a esta concepção estrutural que predomina no seio “religioso”. Ao meu ver isto torna Deus, partidário em relação a alguns seres da espécie humana, o que vem descaracterizá-lo de justo para todos os seus filhos. O homem precisa se desvencilhar do egoísmo, e do egocentrismo e se ver “igual” a todos os outros homens. É memorável que se siga este pensamento de Marcuse, que o homem deve ter consciência de que é desprezível e…, mas ele diz, ”Digo isto, não para que o homem se suicide, mais sim, para que viaje dentro de si. Um forte Abraço, caro xará.

  42. Benito Pepe Says:

    Valeu meu amigo! Esteja à vontade para deixar outros comentários em meus textos.

    Abraços do Benito Pepe

  43. José Brígido Says:

    Benito,não entendi!,Quando faço um comentário, gosto de saber a opinião da pessoa para qual eu o fiz. Não importa se gostou ou não, só quero que responda com sinceridade.

  44. Benito Pepe Says:

    Ok José Brigido, não tem como eu dizer se gostei ou não, isso é uma questão de doxa e doxa é diferente de episteme. Mas de qualquer maneira vou reafirmar que este é um assunto polêmico e foge ao estudo racional da filosofia. Podemos debater este tema dentro de outros textos que eu tenha publicado aqui no meu site blog tais como >>

    http://www.benitopepe.com.br/2010/11/21/religiao-versus-ciencia/

    Ou outros que estão no menu Religião >>
    http://www.benitopepe.com.br/category/religiao/

    Embora nem todos os textos sejam plausíveis de Opniões, ali eu expresso minha opinião, ou seja, é possível o doxa.

    Abraços do Amigo Benito Pepe

  45. Liane Says:

    Olá Benito Pepe,
    Quem ama Filosofia está sempre perguntando e buscando. Foi assim que cheguei a este site. Muito interessante, diga-se!
    Sou professora de Filosofia no curso de Administração e existe um material muito interessante direcionado para a área, que recomendo aos alunos: DROSDEK, Andreas. Filosofia para EXECUTIVOS – A sabedoria de grandes filósofos aplicada ao dia a dia empresarial, pulblicado pela Verus Editora, Ltda.
    Abraços

  46. Benito Pepe Says:

    Olá Liane, obrigado pelo comentário e pela dica. Publiquei também esta recomendação no meu site. Veja o link>>

    http://www.submarino.com.br/produto/1/21603982/filosolia+para+executivos?franq=285888

    ou vá em Livros que Indico >> http://www.benitopepe.com.br/livros-recomendo/

    No mais muito agradecido por você achar interessante meu site, volte sempre e deixe outros comentários e sugestões, ok?

    Abraços do Benito Pepe

  47. fatima Says:

    nâo è comentario, pretendo trabalhar com filosofia,se vier trabalhar, posso trabalhar o conteudo violencia domestca contra mulher, estatuto criança e adolescente, estatuto do idoso. o q você acha?

  48. Benito Pepe Says:

    Olá Fátima, acho que os temas propostos por você são interessantes, importantes e relevantes na sociedade contemporânea, embora eles estejam mais ligados à sociologia do que à filosofia, você pode fazer uma reflexão filosófica sobre eles.
    Se precisar de alguma orientação esteja à vontade para solicitá-la ok?

    Abraços do Benito Pepe

  49. matheusrizzo Says:

    Fantástico, resolveu todas as minha duvidas

  50. Benito Pepe Says:

    Muito bom Matheus Rizzo, fico feliz com isso, volte sempre e divulgue meu Site/blog.
    Abraços, Benito Pepe

  51. Noelysson Says:

    Boa to gostando de saber o que e a filosofia..

  52. Benito Pepe Says:

    Que bacana Noelysson! volte sempre ao meu Site/blog e vamos filosofar!!
    Abraços, Benito Pepe

  53. elizabeth Says:

    Olha este site mim ajudou mto , achei mto legal, parab´nes pra vcs!!

  54. Benito Pepe Says:

    olá Elizabeth, obrigado pelo comentário e gratidao! Volte sempre e divulme para os amigos…

    Abraços, Benito Pepe

  55. O Astrônomo amador e a Astronomia | Benito Pepe - Palestras, Workshops, Treinamentos de Equipes e Cursos Says:

    [...] amor e Sophia = Conhecimento, Sabedoria, daí Filosofia = Amor ao Conhecimento (veja meu texto: O que é filosofia? O que faz um filósofo? Para que estudar filosofia?). Acho que o Astrônomo Amador poderia ser chamado de “filosofo astrônomo”, ou seja, aquele [...]

  56. Victor João Mbebe Says:

    Grande Benito estas de parabens, continui iluminando as pessoas. Bom! Para mim, a filosofia é a pedagogia do bem pensar para o bem agir. Victor João Mbebe, estudante de Filosofia em Moçambique-Maputo.

  57. Benito Pepe Says:

    Olá Victor João! Obrigado pelo carinhoso comentário! Volte sempre, comente todo texto que desejar e divulgue meu Site/blog para os amigos de Moçambique.

    Abraços, Benito Pepe

  58. Ivan Says:

    Olá Benito,
    Parabéns por seu blog, foi esclarecedor e estimulante ler este post e todos os comentários. Hoje o questionamento faz parte do meu dia-a-dia, mas não posso dizer o mesmo sobre a reflexão. Pretendo me aprofundar no estudo da filosofia e acredito que todo seu material me será bem útil. Assim que possível continuo minha leitura dos seus materiais. Obrigado e bom filosofar.
    Abraço, Ivan.

  59. Benito Pepe Says:

    Obrigado Ivan, os questionamentos são fundamentais e as reflexões também. Volte sempre o comente todos os textos que queira…

    Abraços, Benito Pepe

  60. leidiane Says:

    OLA,BENITO PARABENS POR SEU BLOG, GOSTARIA DE SABER DE ALGUMAS RESPOSTA SOBRE O QUE E FILOSOFIA,O QUE VOCE INTENDI SOBRE AS INQUIETAÇOES FILOSOFICAS,QUAL E O OBJETIVO PRIMEIRO DA FILOSOFIA,QUATRO CARACTERISTICAS DA FILOSOFIA,E ALGUMAS PALAVRAS E FRASES QUE INDENTIFICAM AFILOSOFIA.OBRIGADO

  61. Benito Pepe Says:

    Olá Leidiane! essas questões serão respondidas com uma releitura deste meu texto e de outros que tenho postados neste Site/blog além de tuas anotações em sala de aula e de teu livro didático. Veja isso, e se você permanecer com algumas pequenas dúvidas, volte aqui que lhe ajudo, ok?
    Abraços, Benito Pepe

  62. myrta sebastiany Says:

    Boa tarde, Pepe
    Adoro ler tuas publicações, realmente temos um universo inteiro para questionar, refletir e amar.
    sou bacharel em ciencias contábeis, tive meu escritorio contabil, mas como sempre estive filosofando e buscando formas de entendimento do misterio da vida….acabei fazendo outras formaçoes e trabalho como coach e terapeuta e adoro tudo que se relacione com a melhoria da qualidade de vida do ser humano e seu habitat.
    Estou para cursar mestrado em filosofia, pois é uma área que temos a oportunidade de criar, dialogar e colocar a disposiçao dos humanos, formas de recriar a realidade, a vida, formas de pensar, falar e agir…

    Um afetuoso abraço!
    Myrta Sebastiany

  63. Benito Pepe Says:

    Olá Myrta, fico feliz de te-la como leitora dos meus textos. E como pude observar pelo teu comentário temos muitas afinidades… bacana! Volte sempre e se você usa o Facebook, pode me adicionar.

    Abraços, Benito Pepe

  64. myrta sebastiany Says:

    Que bom……sintonia e consciência em vibrar amor, paz e gratidão…que a sincronicidade nos permita um abraço presencial!!!!!

  65. Benito Pepe Says:

    Olá Myrta, será um prazer te conhecer pessoalmente!
    Abraços, Benito Pepe

  66. Ana Flavia Says:

    oie gosteu muito eu gosto de tudo ate

  67. Benito Pepe Says:

    Valeu Ana Flavia! Obrigado!
    Abraços, Benito Pepe

  68. naiara Says:

    adorei , a primeira vez q leio um texto falando sobre
    filosofia tão claro adorei muito bem continui assim
    seja sempre claro …

  69. naiara Says:

    adorei , a primeira vez q leio um texto falando sobre
    filosofia tão claro adorei muito bem continui assim
    seja sempre claro .

  70. Benito Pepe Says:

    Valeu Naiara! obrigado pelo comentário.
    Abraços, Benito Pepe

  71. Nadia Camilo Says:

    Ola Pepe, estou cursando Faculdade de Matematica e tbm um curso de educação basica, estava a procura de ajuda para realizar um trabalho da Faculdade sobre porque devemos estudar Filosofia, e entrei por acaso em seu blog, e obtive tanta informação sobre o tema que confesso estar um pouco confusa e com dificuldade de organizar minhas ideias. Mas vou me esforçar ate conseguir… obrigada e estarei sempre visitando sua pagina.
    Um abraço, Nadia

  72. Benito Pepe Says:

    Olá Nadia, obrigado pelo depoimento! Volte sempre!! Divulgue para os amigos…
    Abraços, Benito Pepe

  73. Thyago Freita Brito Says:

    filosofia é com diz significado literal o amor pela sabedoria, a busca pela verdade, a qual deve-se tornar um fundamento;
    para que estudar filosofia? Para melhorar nossa forma de pensar, perder mais os nossos preconceitos e analisar a realidade como ela é;
    os filósofos estudam a epistemologia, a ética, a lógica, a metafísica, a cosmologia, a estética[...]
    beijos
    Thyago B.

  74. Benito Pepe Says:

    Olá Thyago, obrigado pelo comentário e complementos…
    Abraços, Benito Pepe

  75. Rogerio Gomes Says:

    Carissimo Benito Pepe, gostei muito de seu comentário sobre o que é Filosofia.

  76. Benito Pepe Says:

    Obrigado Rogério, esteja à vontade pra ler outros textos e comenta-los. Agradeço também a divulgação do meu Site/blog e do meu Facebook.
    Abraços, Benito Pepe

  77. Maria juliana Says:

    Adorei!!!!Me ajudou bastante
    Verdadeiramente consegui concluir o meu trabalho escolar.

  78. Benito Pepe Says:

    Bacana Maria Juliana, obrigado pelo depoimento!
    Abraços, Benito Pepe

  79. junior Says:

    foi muito util eese texto valeu…obg por o criador do sit

  80. Benito Pepe Says:

    Valeu Junior, obrigado pelo depoimento…
    Abraços, Benito Pepe

  81. Raone Says:

    Depois de tanto pesquisar na porra do Google, finalmente entendi o que vou estudar e debater no curso de filosofia. Por que quando se pergunta o que se estuda em filosofia, as respostas dos caras são sempre confusas? Será que o curso deixa eles sem noção de respostas?

  82. Benito Pepe Says:

    Olá Raone, você já começou a entender filosofia, Parabéns! A filosofia é isso mesmo, uma busca constante e eterna pelo saber… Quando você começou a buscar o conhecimento do que você iria estudar, já demonstra uma busca pelo saber. Bons estudos e bem vindo ao clube…
    Abraços, Benito Pepe

  83. Lya Says:

    a filosofia pra mim nao era muito importante, mas depois que eu vi seu blog meu pensamento ta começando a mudar, pelo ki eu li entao a filosofia eh essencial.., mesmo as pessoas não se interessando por ela, ela está presente no nosso dia a dia, porque cada dia a gente sempre tem alguma duvida…pelo menos eu tenho…

  84. Benito Pepe Says:

    É por aí mesmo Lya… obrigado pelo depoimento.
    Abraços, Benito Pepe

  85. Gabriel Ferreira Says:

    muito bom, eu aprendi muito com esse seu texto, obrigado.

  86. Benito Pepe Says:

    Valeu Gabriel, volte sempre e pode divulgar pros amigos…
    Abraços, Benito Pepe

  87. Leonardo Says:

    Olá Benito Pepe,
    já tenho profissão mas sou curioso e gosto sempre de buscar o conhecimento. Estava fazendo o curso de administração em uma universidade do RJ (6º período), porém, não tava mais rolando” paixão” pelo curso, então resolvi parar. Busco um curso que me permita refletir e buscar profundidade sobre as coisas que acontecem na vida. Hoje ,por acaso, encontrei sua home e li sobre filosofia… Benito, muito obrigado! ….acho que encontrei o curso que procurava…

  88. Benito Pepe Says:

    Que bacana Leonardo, fico feliz com isso, poder colaborar com reflexões foi um dos objetivos de compartilhar meus textos e pensamentos…

    Boa sorte nesta nova empreitada e conte comigo para desenvolvermos reflexões filosóficas…

    Abraços, Benito Pepe

  89. jose maria dias Says:

    Olá grande Benito! Apesar de já ter comentado sobre este texto, é sempre muito bom e proveitoso falarmos de filosofia, pois à cada comentário, mais enriquecemos o nosso pensamento filosófico e avançamos para as proximidades da saída da caverna. Bom! Eu acredito que a filosofia exista em todos os seres viventes, pois a própria Natureza se encarrega de dotar cada vivente de um determinado tipo de sobrevivência na face de nosso planeta. Os seres animados e inanimados, assim como os racionais e irracionais sobrevivem de acordo com as normas filosóficas ditadas pela Natureza. Já os dotados de raciocínio são dotados também da sua própria filosofia. Todos nós sabemos que ninguém chega a lugar nenhum se não projetar uma meta para a realização de qualquer empreendimento em nossas vidas, isto é, mudar a trajetória dos nossos pensamentos filosóficos, para alcançarmos aquilo que almejamos. Também a filosofia e a sabedoria nos ensina, que tudo nasce para a morte, e tudo nesta vida não passa de uma ilusão, pois daqui nada levamos a não ser os nossos bilhões de átomos, para que seja cumprida a certeza filosófica, que do pó nascemos ao pó retornaremos. Claro que o individuo tem que trabalhar para ganhar a sua sobrevivência, mas também é verdade que o sujeito trabalha toda a sua vida, de sol a sol, para deixar tudo o que ganhou para outras pessoas, e assim vai se sucedendo a vida. Para mim a grande verdade é, que não somos donos absolutamente de nada, somos sim, simples administrador daquilo que adquirimos, a única riqueza que ninguém nos tira, e que não podemos deixar para ninguém, é a filosofia intelectual que adquirimos nos bancos do ensinamento profissional. Para terminar,gostaria de pedir ao Grande e todo Poderoso Arquiteto do Universo, para que os racionais colocassem suas filosofias a serviço do BEM, e acabasse com as filosofias em prol das destruições. E aquele abraço do amigo J.M.Dias

  90. Benito Pepe Says:

    Belo pensamento meu amigo! Noto sua evolução nas reflexões filosóficas…
    Abraços, Benito Pepe

  91. vanderlei Says:

    ola sou uma pessoa que gosta muito de questionamento e de saber mais sobre todo que existe e adoro muito como por exemplo (achar o bau da sabedoria em todas as áreas da vida mas também gosto de esclarecer duvidas de todo que eu não ) acontece que ate coisas insignificantes eu também gosto de esclarecer minhas duvidas ou seja na verdade quero conhecer todo desvendar todo e responder todo que aprendo.. queria saber si a filosofia seria a área que eu deveria seguir como profissão mais ainda não sei qual área seguir

  92. Benito Pepe Says:

    Olá Vanderlei, você já está filosofando hehe, Mas você deve procurar seguir uma área que você goste muito, pense em estudar e seguir uma carreira em algo que te de prazer e assim o teu trabalho será uma alegria…

    Abraços, Benito Pepe

  93. pedro Says:

    uau e incrível

  94. Benito Pepe Says:

    Obrigado Pedro!
    Abraços, Benito Pepe

  95. Victor Antonio Says:

    Olá Benito, gostei muito do texto parabéns. Mas minha pergunta é mais pessoal, estou terminando o ensino médio e penso em cursar filosofia, como você deve imaginar, a maioria das pessoas não me apóiam nessa decisão, afinal para os mais tradicionais, se você gosta de humanas tem que prestar Direito que é uma profissão com um bom mercado de trabalho, bom sálario e etc, etc, etc, rsrsrsrs… Mas queria uma colocação sua sobre se, vale a pena fazer filosofia hoje no Brasil, e se em um futuro mais distante, ainda será possível enxergar o profissional de filosofia nas escolas e universidades? Desde-já, um muito obrigado.

  96. Benito Pepe Says:

    Olá Victor Antônio! Você deve ter mesmo gostado do texto hehe
    Bem, faça sempre aquilo que teu coração te pede, e que você sinta que goste de fazer, não o que os outros gostam ou dizem pra você fazer…
    Dinheiro deve ser consequência e não causa dos nossos propósitos. O campo de filosofia, no Brasil, está mais ligado à vida Acadêmica. E vejo cada vez mais forte em nosso país o desejo e a necessidade de se buscar reflexões e questões éticas… e acho que o Filósofo pode contribuir com isso…

    Abraços, Benito Pepe

  97. rodrigo Says:

    olá, gosto de filosofia e sempre questionei em sala de aula, o pq de só uma aula durante a semana.pensei por muito tempo em fazer faculdade de filos’ agora q estou saindo do colégio, penso em fazer psicologia, penso eu que andam essas duas juntas. o que vc acha? obrigado

  98. Benito Pepe Says:

    Olá rodrigo, ela estão próximas, mas não juntas… a psicologia é mais uma das várias linhagens da Filosofia…
    Boa Sorte!
    Abraços, Benito Pepe

  99. larissa Says:

    O faz a filosofia? Como faz? Quando faz? Porque ela faz ? .. me ajuda !!!

  100. Benito Pepe Says:

    Olá Larissa, é exatamente disso que trata o texto, por favor releia com atenção..
    Abraço, Benito Pepe

  101. JONHE DE ALMEIDA Says:

    eu estudaria bastante… mas pra mim é muito lega to divertido………

  102. Jonhe de Almeida Says:

    Pra quem gosta de pensar é bom o curso. Fiz psicologia e tinha a matéria e foi legal só que precisa saber argumentar…(minha dificuldade) e ler bastante. Agora, não sei o que faço com os livros…
    Aprender sobre o pensamento do mundo ou seja como cada cultura estruturou seu conhecimento.
    Estudar filosofia é analisar os questionamentos dos Humanos, definir o porque disso ou daquilo.
    Eu tbm estudei filosofia no colégio, mas sinceramente acho uma perda de tempo.
    Prá mim, filosofo é um cara encanado, entrigado.
    Temos coisas mais importântes prá fazer

  103. Benito Pepe Says:

    É isso mesmo Jonhe de Almeida! A sua primeira frase resume tudo: “Pra quem gosta de pensar é bom o curso”…

    Abraços, Benito Pepe

  104. Fabiana Says:

    ola.. meu professor de filosofia sociologia e ética pediu para fazer um texto dissertativo sobre o tema ”pensar é questionar o óbvio” porem não encontro nada sobre esse tema.. poderia me ajudar?? obrigado

  105. Benito Pepe Says:

    Olá Fabiana, parece tão óbvio, mas infelizmente não estamos acostumados a pensar filosoficamente… bem, se não se pensa nas questões mais profundas, como se pode pensar o óbvio, não é mesmo?

    Abraços, Benito Pepe

  106. Bianca Says:

    Oi, uma pergunta.
    Eu tenho muitos sonhos contínuos e as vezes me cinto real, viva…
    E qnd acordo parece q estou sonhando.
    E natural isso ?

  107. Benito Pepe Says:

    Olá Bianca, eu não sou a pessoa indicada pra responder esta pergunta. Mas filosoficamente falando o que é sonho? e o que é realidade? bem, acho que não é este o teu caso, mas por meio da dúvida pergunte aos amigos se você está acordada. No entanto como você tem consciência que parece que você está sonhando quando está acordada, então você sabe que está acordade, isso deve se dar porque você não está tão desperta, se os sintomas permanecerem busque orientação médica…

    Abraços, Benito Pepe

Deixe um Comentário

Site/blog Desenvolvido por Benito Pepe no Wordpress 2008-2014.