Esta é uma pergunta que muitos fazem constantemente, e a resposta é sempre afirmativa para a maioria das pessoas, pois sentem realmente o tempo “voando”, entretanto a resposta está Certa e Errada. É, Sim, o tempo está “expandindo” rapidamente, porém também é Não! (não tem como percebermos).

Ela é Sim pois de fato há uma aceleração da expansão do universo e portanto do tempo, mas isto ocorre em escalas que não podem ser sentidas pelos seres deste planeta, isto é tão imensamente maior, que nossos sentidos não podem perceber o que ocorre, é como se puséssemos uma formiga em um automóvel e acelerássemos este carro, ela lá dentro não perceberia o que está ocorrendo. Eu exagerei neste exemplo para ficar bem claro que a expansão do universo ainda que em aceleração não faz diferença para nós que na verdade não somos formigas neste carro, mas algo bem menor do que bactérias invisíveis para o cosmos.

Então a resposta também é Não! O tempo não está passando mais rápido? Não, não está passando mais rápido. Por que então nós sentimos que um ano, por exemplo, passa cada vez mais rápido do que o outro, começamos no dia 1* de Janeiro, daqui a pouco já é carnaval, logo chega a páscoa, depois vem as festas juninas e o inverno logo passa (refiro-me ao hemisfério sul) é chegada a primavera, vem o verão… é natal novamente e… pronto. Acabou mais um ano, mas isto ocorre mesmo? Como pode ocorrer isto?

Isto é apenas uma conseqüência da Percepção, da Observação, da Rotina em que vivemos. A sensação do tempo depende de nossa vida e das experiências vivenciadas. A nossa mente sente o tempo passar através dos movimentos percebidos, das observações, ou da Rotina e isto é computado em nosso cérebro de forma similar ao computador que entra em uma pagina da internet pela primeira vez de forma mais lenta e depois de “conhecer” o caminho “carrega” mais rapidamente a página da próxima vez, assim quando vivemos uma nova experiência a vivemos mais lentamente, ela parece mais demorada, ela é mais observada mais percebida pois nosso cérebro precisa apreender as novas informações os novos caminhos. Outro exemplo facilmente compreensível é propriamente os caminhos para uma viagem de automóvel. Normalmente quando vamos pela primeira vez a algum lugar distante nos parece mais longe do que quando vamos várias vezes depois, isto ocorre porque o cérebro a primeira vez estava com mais atenção e observando tudo à sua volta, o caminho as placas etc, quando já sabemos o caminho de “cor e salteado” não nos preocupamos com detalhes, assim nos “distraímos” com outras coisas e quando vemos já chegamos ao destino.

Outra forma de vermos isto é fazendo uma analogia com o tempo de vida de cada pessoa e a proporcionalidade com o tempo total de sua vida. Considerando uma vida humana em 100 anos para facilitar as contas que vou apresentar. Temos que uma criança de 1 aninho terá vivido apenas 1% do seu tempo, uma criança de 10 anos – 10% e assim sucessivamente. Outra analogia é notarmos que para uma criança de 1 aninho chegar ao próximo natal levará 1 ano como todos nós, mas para ela isto corresponde a tudo o que ela já viveu até agora, ou seja 1 ano, mas se a criança tem 5 anos o próximo natal corresponderá apenas 20% do que ela viveu e se tiver 10 aninhos a apenas 10% de sua vida e isto vai diminuindo gradativamente até no meu caso, por exemplo, 40 aninhos – um ano é tão somente 2,5% de minha vida.

Ninguém deve ficar apavorado com isto. Embora meu propósito seja mais de refletir, para este caso, tenho uma sugestão e que procuro fazer sempre que possível. Em primeiro lugar é necessário viver o mais intensamente o quanto seja plausível, faça coisas novas e diferentes, viaje para lugares diferentes de bela natureza ou culturais, onde a história do local seja estudada por você, assim você vive e sente uma história nova e não apenas passa pelo lugar, quando for em locais de bela natureza pare, sinta a natureza, veja o nascer ou por do sol, viva e experimente que você faz parte deste conjunto. Faça cursos o quanto possíveis forem, leia muito e intensamente, novos conhecimentos sempre nos dão mais vida, ainda que não nos dêem mais anos de vida nos darão mais vida nos anos que tivermos pela frente. Assista a bons filmes, vá ao teatro, converse sobre os assuntos e temas mais diversos, mas principalmente por aqueles que não sejam fúteis, a futilidade também é importante para descontrair, para quebrar uma tensão, para relaxar, mas não deve ser uma rotina em nossa vida, pois a futilidade é muito boa para passar o tempo ou seja quando não temos nada o que fazer, mas se isto estiver ocorrendo com freqüência é porque já estamos jogando fora o nosso tempo.

Lembro-me bem há alguns anos quando ainda estava no segundo grau no SENAC um professor que disse para a turma – aproveitem o seu tempo agora que vocês podem estudar, fazer outros cursos além deste que vocês fazem apenas durante 4 horas do seu dia, eu ouvia isto e refletia: – é verdade, meu pai e meu irmão ficam no trabalho de 8 horas até as 19 horas e eu só estudo das 13 às 17 horas, isto fez com que eu passasse a fazer outros cursos aproveitando que estava no SENAC fazendo meu 2* grau e lá há diversos cursos bem baratinhos. (perdi a conta de quantos fiz).

Hoje ouço sempre as pessoas dizendo que não tem tempo para isto ou para aquilo, engraçado como estas mesmas pessoas tem tempo para futilidades. Acho que na verdade nós somos por essência preguiçosos, é mais fácil sentar em frente ao televisor e ir apertando o controlo remoto e mudando de uma besteira para outra, de uma futilidade para outra. É… depois quando agente vai ver… já passou um dia, outro, depois um mês, outro e assim vão os anos.

Não façamos isto! Lutemos contra a preguiça, lutemos contra a futilidade, contra a rotina, da mesma forma que devemos lutar contra a doença tomando medicamentos ou nos alimentando, mesmo que o apetite seja perdido na anomalia, como também ocorre para os exercícios físicos: temos preguiça em faze-los, mas depois que passamos a praticar nos sentimos mais dispostos e saudáveis. Corpo sano em mente sana, certo? Muito bem! Vejo o tempo assim também, quando procuramos ocupa-lo sabiamente e o preenchemos com sabedorias ou com um lazer agradável e útil ou com algo que verdadeiramente nos preencha satisfatoriamente, percebemos que o tempo é algo agradável e olhamos para trás com satisfação ao verificar que preenchemos o nosso tempo ou o nosso ser com coisas que podem ser “medidas” e às vezes até reverenciadas por nós mesmos e pelos outros.
Bom tempo, bem ocupado, para você neste ano!!

Abraços do Benito Pepe


Related posts:

  1. Como conseguir mais tempo ou administrar melhor o meu tempo?
  2. Você está onde você “está”?
  3. A Contagem do Tempo e o Calendário Gregoriano
  4. O trabalho outrora era mais romântico
  5. Das Estações do Ano a Primavera é uma das mais Belas
  6. Tempo é uma questão de Priorização
  7. O Ser humano em um processo de Desterritorialização, os “movimentos”, o Tempo e o poder no conhecimento, especialmente na Astronomia (Parte 1)
  8. O Ser humano em um processo de Desterritorialização, os “movimentos”, o Tempo e o poder no conhecimento, especialmente na Astronomia (Parte 2)
  9. A Estrada do Tempo e da Vida
  10. Venda Mais com Qualidade! Venda Ideias!

Tags: , , , ,

64 Responses to “O tempo está passando mais rápido?”

  1. devaneioseloucuras-raquel Says:

    Tive essa aula, ou esse “papo” sobre a percepção do tempo” quando ainda estava na faculdade. Era uma aula de Teoria Literária e o professor era apaixonado pela matério, o que faz qualquer aula ser inersquecível (o verdadeiro interesse do professor no assunto sobre o qual ele fala). Achei muito interessante.

    Gostei da sua complementação pessoal sobre o tema, suas dicas para “otimizar” nossa percepção do tempo.

    Parabéns! Gostei de te ler.

    abs
    Raquel.

  2. Benito Pepe Says:

    Olá Raquel, obrigado pelo carinhoso comentário. Realmente quando alguém faz algo com paixão e com amor, as coisas fluem maravilhosamente, tanto para o remetente quanto para o destinatário, na verdade ocorre uma troca.

    Como dizia Einstein o tempo é mesmo relativo – “por exemplo quando estou próximo a uma linda mulher o tempo parece voar”..

    Ocorre o mesmo em uma linda aula, em um passeio maravilhoso. Mas como eu disse no artigo: procuremos fazer coisas novas e diferentes, além de agradáveis é claro.

    Bom tempo para você
    Abraços do Benito Pepe

  3. Anonymous Says:

    acredito que o tempo não existe realmente,sua velocidade e duração depende apenas de nossa percepção.

    otima matéria,parabéns.

  4. Gladis Says:

    Benito,

    Há muitas pessoas que acreditam que o tempo, ou seja, a rotação da Terra se acelerou. Filmamos um relógio no museu de história de Berlin que foi construído em 1200 e ele badalou as 13:00 h ao mesmo tempo em que nossos relógios marcavam 13:00.

    Como disseste não dá para perceber as alterações físicas do tempo. Mas acho que a sensação de que ele passa mais rápido também se relaciona um pouco com nossa capacidade de memória, que melhora à medida que as redes neurais se tornam mais complexas. Assim, tenho lembranças bem vívidas de coisas que ocorreram há dez anos atrás e isso faz parecer que esse tempo não foi longo.

    Concordo plenamente que temos que aproveitar o tempo e aprender coisas novas, comecei a estudar piano em 2005 e está sendo uma experiência ótima.

    Acho que tempo perdido não deixa marcas e algumas sensações do tempo são de perda, por isso se usa como desculpa ou explicação que ele deve estar mais rápido. Porém que sabe aproveitá-lo percebe o quanto se pode ser e fazer durante um dia.

    ótimo seu artigo!

  5. Benito Pepe Says:

    Olá Gladis, obrigado pelo lindo e abrangente comentário. Apenas posso acrescentar quanto a questão da rotação da terra, (que é o que nos dá o dia de “24 horas”) que ela não está ocorrendo mais rápido como muitos dizem. Não é verdade (como sei que você bem sabe) na realidade o que está ocorrendo é que esta rotação, ao contrário, vai diminuindo, por causa da lua que vem se distanciando da Terra aos poucos (coisa ínfima, imperceptível, mas que fará aos poucos o dia ser mais longo, porém também de maneira imperceptível para nós).

    De qualquer forma o fato é que o dia cronológico não está ficando mais curto, será exatamente o oposto como disse. (no entanto talvez, quando esse dia mais longo de maneira sensível vier a ocorrer a espécie humana não esteja mais no Planeta).

    Abraços do Benito Pepe

  6. Anonymous Says:

    Existe uma frequencia chamada de Frequencia Schumann, em que, basicamente, fala que a terra está “batendo mais rápido”. Isso se fizermos uma analogia com a frequencia cardíaca, é claro.

    Tal frequencia faz com que, nós, seres humanos, tenhamos a percepção que o dia tem apenas 18 horas.

    Deem uma procurada como frequencia ou ressonancia Schumann que acharão alguma coisa.

    Não se detenham sempre a escrever um texto apenas com uma ou duas fontes… O mundo do conhecimento é bem maior do que isto. Mas é aquilo lá né… As pessoas não tem tempo nem pra procurar… Lutemos contra a ignorância também!

    Um abraço e espero ter ajudado.

  7. Anonymous Says:

    Bom, sou a mesma pessoa do post acima e, como acredito ser um cara justo, não acho certo que tal crítica ai em cima fique como está.

    Acabei vendo seu currículo e seus interesses. Admiváveis por sinal.

    No entanto, a crítica feita a pouco foi de uma forma um tanto quanto direta, no sentido de impor algo, querendo demonstrar que tudo o que disse era mera balela. Poderia ter sido mais sutil…

    Sou uma “mente pensante” que se interessa por muitas das coisas que vc se interessa.
    Fica aqui o meu respeito e humildade e convido-o a procurar mais sobre tal frequencia. Vai se interessar pelo assunto, assim como eu.

    Um grande abraço.

  8. Benito Pepe Says:

    Olá “Anônimo” (este aqui acima), a única coisa que posso acrescentar é que me sinto honrado pelo seu reconhecimento quanto aos meus estudos (que de fato são sérios e dedicados e já de longa data) mas posso acrescentar também de maneira humilde que não sou o detentor, nem de longe, de todos os “conhecimentos” da humanidade, aliás pensando filosoficamente o “conhecimento” é, e será sempre questionado, a propósito foi assim que surgiu a Filosofia.

    Como dizia Sócrates “Só sei que nada sei” – e é por isso que estou aberto ao novo e ao aprendizado. Mas ainda há um grande questionamento de como pensamos – como o mundo ocidental pensa – a forma de pensar. (o pensamento racional é muito forte, eu também o questiono, mas é isso que faz a ciência, nos dá a possibilidade da “refutabilidade”, é um caminho é uma luz enquanto não tenhamos outro melhor).

    Abraços do Amigo Benito Pepe e mais uma vez Obrigado pelo carinho.

    (Visite minha monografia em que falo da Filosofia e da Astronomia que você verá minhas interrogações e questionamentos quanto ao pensamento “ocidentalizado” onde me aproveito da própria ciência contemporânea na minha explanação).

  9. Renan Says:

    Olá. Quero dar os parabéns pela matéria que foi escrita, de forma que jovens como eu(tenho 20 anos) possam ter total acesso a linguagem e entendimento do que foi postado. O tema da matéria também foi uma ótima escolha, pois, é algo que sempre é debatido no cotidiano, seja em uma conversa informal ou no meio acadêmico.
    O mais legal de tudo, é que eu resolvi ler esta matéria buscando justamente o que é abordado nela: a busca por novas informações, opiniões, visões do mundo que as pessoas que tem mais conhecimento e experiência de vida podem nos passar. Assim eu posso perder menos tempo com bobagens e aprovietar melhor o que a vida tem de bom para oferecer. Afinal ela está passando cada vez mais rápida…

  10. Benito Pepe Says:

    Ok Renan, valeu as palavras sobre linguagem que jovens possam entender hehe.
    Mas jovens inteligentes e com boa leitura, como acredito que você seja, podem entender outros textos mais refinados. Continuie visitando meu blog…
    Abraços do Benito Pepe

  11. A Estrada do Tempo e da Vida Says:

    […] O tempo está passando mais rápido? Inteligências Aplicadas no Ambiente de […]

  12. Marcio Says:

    com certeza sim, só não sente quem não esta ligado no dia a dia , vejo que tem muita gente querendo tapar o sol com a peneira, e não quer ver a realidade do que esta acontecendo no planeta terra, lógico que não vamos nos matar, mas fazer vista grossa e viver de filosofia num momento como esse? me desculpa a franqueza (o pior cego é aquele que não quer enxergar) boa sorte!!!! segundo alguns sites o nosso período de 24 horas no dia já esta em 16 horas por dia – confirmado por cientistas.

  13. Benito Pepe Says:

    Olá caro Marcio, obrigado pelo comentário. Essa questão do “tempo” realmente é polêmica, há de fato quem diga que o tempo está realmente passando mais rápido, até aí poderíamos polemizar e debater o assunto, mas dizer que o dia agora tem 16 horas já é algo incompreensível e fora de debate. Para isso estar ocorrendo seria necessário que os relógios de césio e todos os outros relógios do planeta estivessem nos enganando, e cada hora não teria mais os 60 minutos que tem, mas algo em torno de 40 minutos o que seria um absurdo. Além do mais, o maior absurdo de todos seria dizer que o nosso dia (o tempo em que a terra gira no seu próprio eixo) está mais rápido nesse patamar extraordinário.

    O fato que, este sim é verdadeiro cientificamente falando, é exatamente o contrário, a terra tende a girar cada vez mais lenta e isso de fato está ocorrendo com o distanciamento constante e lento do nosso satélite natural a Lua.

    Portanto a lógica é que a terra girará mais lentamente com o passar do tempo, mas isso também não quer dizer que o nosso dia vai ter horas e horas a mais, não, não é isso, são milésimos de segundo que vão “refreando” aos poucos o tempo de giro da terra, ou seja o nosso “dia astronômico” vai ficando mais longo.

    É preciso esclarecer que quando alguns falam que o tempo está passando mais rápido e se referem ao tempo psicológico, o tempo que nos é tomado pelo mundo contemporâneo aí é um “fato” que se pode debater.

    Para finalizar, Qual é o cientista Astrônomo ou físico de respeito que diz que o tempo está passando mais rápido? Dizer, cada um diz o que quer. Há até senadores que dizem que não fazem nepotismo, mas depois se verifica o contrário. Acho que ocorre isso com o tempo, de qualquer maneira o tempo sempre passou muito rápido….Os dinossauros viveram aqui durante aproximadamente 200 milhões de anos, mas já se foram há 65 milhões. Nós pobres mortais estamos aqui, dizem os antropólogos, há apenas 2 milhões de anos e já estamos querendo ir embora. (é.. acho que o tempo está se “esgotando” mesmo hehehe)

    Abraço do Benito Pepe

  14. A importância da Relação “Tempo-espaço” na Relatividade de Einstein | Benito Pepe Says:

    […] Veja também o meu texto “O tempo está passando mais rápido?” […]

  15. Primavera a estação das Flores | Benito Pepe Says:

    […] flores e o verde dos jardins e das montanhas que ressurgem depois de “congelarem”, é como se o tempo tivesse parado e agora voltado a surgir juntamente com a Vida que estava adormecida ou mesmo […]

  16. Origem do dia dos Mortos, dia de Finados, 2 de Novembro | Benito Pepe Says:

    […] O Tempo está Passando mais Rápido? […]

  17. O mundo vai acabar? O homem pode ser eterno no Planeta? | Benito Pepe Says:

    […] Estrada do Tempo e da Vida O tempo está passando mais rápido? A Astronomia e o esquecimento do […]

  18. A Importância do Relacionamento Empresarial e do Tempo | Benito Pepe Says:

    […] O Tempo está Passando Mais Rápido? […]

  19. Feliz Ano Novo!! Feliz 2010!! | Benito Pepe Says:

    […] um Ano Novo!! Dizem que o tempo está passando mais rápido (?), quanto a isso eu questiono em meu artigo de mesmo nome. Mas, uma coisa é certa, o tempo está […]

  20. A Contagem do Tempo e o Calendário Gregoriano | Benito Pepe Says:

    […] gente que diz que o “Tempo está passando mais rápido”, mas será que isso está mesmo ocorrendo? Há quem diga que o tempo não existe e que isso é […]

  21. Luiz Carlos Says:

    física quântica…
    Já ouviram falar em física quântica ? teoria da relatividade ?
    O tempo é relativo ! depende de quem o observa ! A mente tudo comanda…

  22. Benito Pepe Says:

    Olá Luis Carlos, obrigado pelo comentário. Precisamos separar algumas ideias, 1º a física quântica fala em um tempo muito diferente do tempo do homem, fala em um tempo microscópico um tempo das partículas subatômicas, etc. 2º quanto à teoria da relatividade de Einstein, também há um outro problema com relação ao tempo, a teoria também fala de um tempo mais amplo, um macro tempo e é claro que Einstein fala em um tempo relativo e “sincronizado” com o espaço. A teoria diz que a única constante é a velocidade da Luz. Por fim, quando você diz “a mente tudo comanda” chegamos a um consenso, o tempo, o nosso tempo humano, depende muito de nossa mente mesmo! Esse sim é o nosso tempo…

    Abraço do Benito Pepe

  23. Valdênis Says:

    Deus x cientistas
    Conforme já explicado:
    Mateus 24:22 e Marcos 13:20.
    Se aquesles dias não fossem abreviados nenhuma carne se salvaria…
    A Palavra de Deus é Viva e Eficaz.

    Hoje, por meio de tecnologia, os cientista comprovam que a galáxia esta em aceleração. Era 500.000.000 de km/h, esta a 550.000.000 de km/h.
    Provavelmente seus braços estão girando mais rápido também e por consequência os sistemas solares acompanham este sincronismo, bem o no nosso planeta e tudo que
    nele. relativamente falando.

    Portanto queridos, leiam a Biblia e pratiquem; pois, Ela é o caminho e a verdade e a Vida. O Verbo Se Fez Carne…
    Ouçam que o Paracleto diz!

  24. Benito Pepe Says:

    Olá Valdênis, agradeço teu comentário. Precisamos lembrar que quando se diz “se aqueles dias não fossem abreviados nenhuma carne se salvaria…” não se está referindo a duração do dia em si mas da quantidade de dias ou seja dos anos…

    Outro detalhes, não é a galáxia que está em aceleração, e a expansão do espaço, ou seja a distância entre as galáxias mais distantes está aumentando e em aceleração. Quanto a esta questão que você levanta do giro da nossa galáxia está mais rápido, é um fato que eu desconheço, mas de qualquer maneira isso não tem nada a ver com o nosso tempo passar mais rápido, pois o nosso tempo é o tempo do nosso dia e este continua com as mesmas 24 horas.

    Abraços do Benito Pepe

  25. Adalgisa Franklin Says:

    acredito que está passando muito rápido, não vi o ano de 2008 passar e nem 2009, alias não é de agora eu quando despertei vi que meus filhos Franklin 20 anos e Natalia 22 tinham crescido olhei pra traz e me deu uma angustia, eles cresceram muito depressa e me assustei, alias acredito que este tempo tá abreviado sim, é o período do principio das dores o resto dá até medo, o bom é que está próximo a vinda de Jesus pra nos arrebatar deste mundo violento e desumano, tenho tentado ser melhor pro meu próximo e estou seguindo a palavra pra poder me salvar e salvar meus filhos que graças a Deus são uma bênção e eu tb sou uma bênção, seguindo em frente rumo ao premio celeste que esta reservado aqueles que verdadeiramente são de Jesus.

  26. Benito Pepe Says:

    Olá Adalgisa, essa noção do tempo passando rápido é sentida por muitos de nós, eu também sinto o tempo passando rápido, mas não que ele esteja passando mais rápido do que passava para nossos pais, avós, bisavós etc. o problema não é uma aceleração do tempo e uma aceleração das nossas atribuições, tarefas e rotinas, e tudo isso é causado pela dinâmica do capitalismo que nos toma de tal maneira que a família e nossa vida privada é tomada de tal forma que não a percebemos passar…

    Saúde e paz, abraço do Benito Pepe

  27. Valdenis Says:

    Olá Pepe, blz!

    Quanto às 24 horas, …

    Fizeram uma pesquisa com 2 rológios de mesma marca, um deles fixaram em um foguete o qual foi lançado no espaço. O outro ficou na terra, ambos sendo filmados. Esta experiência comprovou ainda mais a teorria da relatividade.
    Os relógios marcavam tempos diferentes à medida que o foguete alcançava mais o espaço. Portanto, se o planeta esta girando mais rápido, penso que tudo esta ligado de certa forma com a gravidade e velocidade.
    Para Deus um ano pode ser um dia…

  28. Benito Pepe Says:

    Olá Valdenis, Tudo bem!! Obrigado pelo comentário. Precisamos distinguir um ponto. A questão do relógio é verdade, ela serviu, entre outras, para provar a teoria da relatividade de Einstein, mas isso não tem nada a ver com dizer que a terra está girando mais rápido, isso não é verdade. Quanto a “tudo” está ligado à gravidade, depende do que você está querendo dizer com “tudo” se for aos corpos do universo como a lua, o sol, os planetas etc, tudo bem isso tem a ver com a gravidade etc e tal, porém a terra não está girando mais rápido não! Muito pelo contrário a distância da lua com relação à Terra aumentando aos poucos, tende a fazer com que a terra gire mais lentamente aos poucos, mas isso também é imperceptível para o ser humano. Quanto a frase “para Deus um ano pode se um dia…” se entendermos “Deus” mas amplamente e não apenas como “vulgarmente” é dito, e o vermos com uma visão mais ampla, aí entendendo ele com a imensidão do Cosmos, você está no caminho coerente de pensamento. O tempo é diferente de acordo com cada dimensão, a “humana” tem uma dimensão, o “macro cosmos” tem outra e da mesma forma ocorre o tempo com relação ao “micro cosmo” por exemplo com as partículas subatômicas.. Assim o tempo é diferente mesmo em cada dimensão…

    Abraços do Benito Pepe

  29. Acácio da Rosa Florentino Says:

    Parabéns!
    Que artigo magnífico!!! Olha, sem “puxa-saquismo”, mas o seu artigo foi um dos mais interessantes que eu já vi na internet! Abraços!

  30. Benito Pepe Says:

    Olá Acacio, muito obrigado pelo elogio, sinto-me muito lisonjeado!
    Esteja à vontade para comentar outros artigos.

    Abraços do Benito Pepe,

  31. Lisélia Marques Says:

    Bom dia a todos.

    Todos nós estamos sentindo a aceleração do tempo. Isto é um fato claro para todos. Tentamos explicar o porquê, mas, em realidade não sabemos porque. Então especulamos. Qualquer que seja a “explicação” é uma suposição, uma tentativa de entendimento, uma especulação. Todos nós sentimos e nos impressionamos com a aceleração do tempo. Logo está acontecendo.
    Quando a gente nega uma percepção da realidade a nossa mente fica confusa, pois sua percepção informa uma coisa e sua lógica diz outra. É mais saudável confiar na nossa percepção e aceitar a nossa ignorancia atual para explicar o fenômeno. Se todos estivessem sentindo que o tempo está como era antes e só eu sentisse diferente ficaria preocupada com a minha sanidade, mas já que é uma percepção geral, até das crianças, então vou confiar nos meus sentidos e aceitar que ainda ignoramos os motivos dessa aceleração.

  32. Benito Pepe Says:

    Olá Lisélia, você disse muito bem! É uma “percepção dos nossos sentidos”, bem, como todos sabemos os nossos sentidos nos enganam. Foi assim no passado e possivelmente sempre será assim. Nossos sentidos nos fazem “perceber” que o sol nasce no leste e se põe no oeste, não é mesmo? Mas sabemos que isso não é a realidade, sabemos hoje que é a terra que gira, a pesar de muitos e aí é uma grande parte da população pensar o contrário. Muitos não sabem que estamos girando a uma velocidade fantástica de 1670 km/hora no equador (no nosso próprio eixo), e não é o sol que gira em torno da gente somos nós é quem giramos, não só no nosso próprio eixo como também em torno do sol. E aí? o que mostram os nossos sentidos?
    Estamos parados? Bem, o tempo não acelerou. O dia continua tendo quase 24 horas como sempre, pelo menos nos últimos milhões de anos tivemos o mesmo tempo. Então o que nos dá a sensação de que o tempo está passando mais rápido? É a dinâmica do capitalismo. São as múltiplas tarefas que temos cada vez mais e mais. È verdade que muitas crianças já estão começando a sentir esse “tempo voando”, isso é lógico e fácil de entender, há alguns anos atrás as crianças eram crianças, tinham tempo para a escola, tempo para brincar, ver TV, e ainda sobrava tempo para ficar à toa, e quando ficamos à toa sentimos o tempo demorar (quando não caímos em rotina)… Hoje as crianças, vão para a escola, depois para o curso de inglês, para a natação ou outro esporte, depois para a explicadora etc. e tal. Sobra algum tempo para ser criança? Quando se ocupa todo o tempo ou melhor mais tempo do que o “ideal”, é claro que sentimos o tempo voando, “não temos tempo para nada”, na realidade o que fazemos é ocupar de mais o nosso tempo…
    Abraços do Benito Pepe

  33. Marina Says:

    Bárbaro!!
    Eu sempre reflito sobre este assunto, o seu texto resumiu meus sentimentos.
    Com certeza a rotina nos trás a percepção de que o tempo passou mais rápido. A ausência de acontecimentos marcantes, novas percepções, nos faz ter esta impressão.
    Parabéns pelo texto.

  34. Benito Pepe Says:

    Olá Marina, obrigado pelo teu elogioso e carinhoso comentário. Esse fato de “eventos” e “acontecimentos marcantes” sempre nos traz novas percepções para os fatos e para a própria vida… vamos pensar agora em duas pessoas distintas no mesmo evento:
    Um mesmo dia em um mesmo local pode “Durar mais”… “Ou menos”, Para duas pessoas que não estejam nas mesmas atividades. Vamos dar um exemplo simples: estamos em um momento de lazer muito agradável e despreocupados com o tempo, quando vemos o tempo já acabou, o momento prazeroso já acabou. Mas para o cidadão que está preocupado cuidando do seu trabalho para o nosso lazer o tempo não passa.
    Abraços do Benito Pepe

  35. Acordem Says:

    O tempo, neste fim de século, está realmente andando mais rápido, porque a Terra está girando em torno do seu eixo imaginário com maior velocidade.
    As partículas subatómicas estão vibrando numa freqüência maior e o nosso planeta já está a meio caminho da quarta dimensão.

    Os diversos tipos de relógios foram feitos para medir o tempo.
    Existem relógios mecânicos, eletrónicos e atómicos.
    Os relógios mecânicos são os mais antigos e ainda são usados até hoje.
    Eles possuem um mecanismo de escape que dá a marcha certa do tempo.
    Este dispositivo é formado essencialmente por um balanço regulável. Nos relógios de pulso, este balanço tem uma forma de um volante de carro, preso num eixo e numa mola delicada
    chamada pelos relojoeiros de cabelo.
    O balanço gira para um lado e para outro emitindo o famoso ruído de tic-tac.
    Existe uma pequena alavanca para apertar ou afrouxar o cabelo, regulando a marcha do relógio.
    Também os relógios de parede possuem um pêndulo que pode ser regulado através de uma porca, alterando seu comprimento, assim permitindo modificar sua marcha.

    Estes relógios mecânicos, geralmente fabricados na Suíça, quando eram trazidos para as regiões tropicais precisavam de ser regulados.
    Tudo isto tem relação com a velocidade de rotação da Terra.
    Nas proximidades do Equador a gravidade é menor, devido à velocidade linear ser maior, alterando a marcha dos relógios mecânicos.

    O que foi exposto, podemos tirar a conclusão que se a Terra tiver sua velocidade de rotação alterada para mais, a gravidade diminuirá, reduzindo também o peso do referido balanço,
    acelerando a sua marcha.
    Então uma coisa vai compensar a outra. Deste modo, os relógios mecânicos não podem denunciar a alteração da velocidade da Terra.

    Por outro lado, tanto os relógios eletrónicos como os atómicos, são constituídos de materiais susceptíveis de alteração com a aceleração das partículas subatómicas.

    Os relógios eletrónicos possuem um cristal de quartzo ( SiO2 – dióxido de silício) que pulsa numa freqüência exacta dando-lhes a marcha adequada.

    Já os relógios atómicos têm uma pedra de césio que emite radioactividade constante.

    O fluxo regular desta radiação é que controla a marcha do relógio. Esta pedra de césio também sofre efeitos da aceleração das partículas subatómicas.

    Conclusão, os relógios estão nos dando uma informação que é relativamente correcta, porém absolutamente falsa.

    O motivo que faz as pessoas perceberem a mudança de tempo é o descompasso entre o tempo disponível e a velocidade das nossas atividades.

    Nesta passagem de milénio, ninguém consegue acelerar a sua capacidade de trabalho a ponto de acompanhar a aceleração do tempo actual.

    De tudo que foi explicado, fica então demonstrado como a nossa lógica, própria e residente no lado esquerdo do nosso cérebro, é falha.

    Como é difícil para nós percebermos as realidades!
    A única forma de aguçar esta percepção é aumentar a nossa atenção com a intuição que é própria do lado direito do nosso cérebro e mais ainda aprimorar a nossa análise no jogo
    de raciocínio que envolve diversos padrões e paradigmas.
    Pensem nisto!

    Na nossa vida prática é freqüente depararmos com o dilema de decidir entre a lógica e a intuição.
    Na maioria das vezes optamos pela lógica e só mais tarde percebemos que erramos por desprezar a intuição.
    Ela é o resultado conjuntural de nossas percepções extrasensoriais – é ela que nos mostra a mudança na velocidade do tempo.

    Referência:
    http://www.vivendonamatrix.com/tempo.html

  36. Benito Pepe Says:

    Olá “Acordem.” Obrigado pela tua postagem colada aqui no meu Site/blog, deixo o teu comentário em aberto para debate…

    Mas leia com atenção o meu texto.

    Abraços do Benito Pepe

  37. Marivaldo Says:

    O tempo está passando masi rápido sim! muitos dezem que é por causa das rotinas,, que não tem tempo pra nada, isso ajudará mais ainda o tempo passar mais rápido. Eu estava trabalhando e estudando e, percebi que o tempo passa muito rápido mesmo, mas já fiquei parado, ou seja sem trabalho, só em casa mesmo, sem fazer muitas coisas, poucas coisas mesmo e, percebi que o tempo está passando do mesmo jeito. Estive 1 ano desempregado e o ano voou… 10 anos se passaram…e quando fui notá, fiquei assustado, 5 anos então! eu mudei de um cidade para outra há pouco tempo e, já faz 6 anos…
    Lembro de coisas que se passaram há 5, 10 ,15 anos e parece que foi esses dias….
    Gente! o tempo passa mesmo, há pouco tempo eu era adolescente, passou que nem vi, hoje, sou jovem, daqui um dia estarei com 1000 anos pensando que estou 70 hehehe…

  38. Benito Pepe Says:

    Olá Marivaldo, legal teu comentário, obrigado! Mas meu filho de 7 anos ainda acha que o Natal demora muito pra chegar, por que será?
    Gostaria de te ver com os mil anos hehehe

    Abraços do Benito Pepe

  39. José Maria Dias Says:

    Olá professor: Vamos falar sobre a passagem rápida do tempo; Eu acho que os mesmos 365 dias, 5horas e 48minutos e 45,2 segundos, que o planeta terra leva hoje para completar a sua volta em torno do sol, é o mesmo tempo gasto em muitos tempos atrás. O que as pessoas não percebem, é que nossas vivência e o universo que gira em torno de nós, é comandado por nosso cérebro.A tecnologia,principalmente à digital tornou tudo mais rápido. Um exemplo! vamos colocar dois individuos, um em frente de um computador, com uma pilha enorme de papéis para serem digitados, e o outro dentro de uma prisão com o mesmo espaço de tempo para cumprirem suas tarefas, o primeiro seu cérebro vai pedir que o tempo demore a passar, para assim dá conta do seu trabalho, o outro o seu cérebro vai pedir que o tempo passe o mais rápido possivel para ficar livre da prisão. Antigamente uma viagem do Brasil à Europa levava dias e até semanas dependendo da velocidade do navio, hoje a mesma viagem é feita em poucas horas, um sujeito que seja um dorminhoco, dorme na decolagem do avião e acorda na aterrissagem, seu cérebro nem percebeu o tempo gasto na viagem, suponhamos que ao lado desta pessoa, tenha um outro que não consegue dormir, porque tem pavor de avião, seus olhos não vai sair do relógio, a viagem não vai ter hora para terminar, porque seu cérebro está acordado pré-ocupado com o tempo gasto, enquanto o outro, o cerebro estava dormindo. Se formos ver o cotidiano, veremos fatos e mais fatos ficarem para trás sem notarmos a passagem do tempo, que é como uma gota d´agua que jamais voltará a cair. Eu acho que tudo que gira em torno das vivências das pessoas, são tempos gastos e que não são notados, tornando desta maneira sua passagem mais rápida. É esta aminha opinião. Meu grande amigo BENITO.

  40. Benito Pepe Says:

    Olá meu camarada Dias, o teu ritmo como comentador está acelerado em? Você Parece até o Schumacher dos comentadores, não tem para ninguém. Bem, brincadeiras à parte, no entanto de propósito, pois tem relação com o tempo. O que quero dizer com isso? Quero dizer que o tempo também é uma questão de prioridade. O que priorizamos fazer, encontramos o tempo para fazer. Como digo, há pessoas que reclamam que não tempo para nada, mas uma vez ou outro se encontram defronte ao televisor mudando de um canal para o outro procurando o que assistir e ainda reclamam que não tem nada para ver de bom. Bem, essas pessoas estão com tempo sobrando e muitas vezes reclamam que não tem tempo para nada. O problema neste tema são as prioridades e a questão da preguiça…

    No mais os teus comentário estão Perfeitos, nada a acrescentar nem comentar é isso mesmo!

    A propósito você ouviu minha entrevista?

    Abertura da entrevista >> http://www.planetanews.com/materias/benito_intro.mp3

    Minha Entrevista concedida em 2007 >> http://www.planetanews.com/materias/benito_interview.mp3

    Abraços do Benito Pepe

  41. José Maria Dias Says:

    Meu querido irmão em CRISTO: Este não é bem um comentário e sim um agradecimento, vou postar aqui, em razão da sua resposta sobre o meu comentário acima. Você oferece gratuitamente, o enriquecimento de aprendizado em torno de vários temas, que a qualquer momento pode ser de grande valor para as pessoas. No ensinamento escolar, em provas de um concurso, e até mesmo em papos entre as pessoas. Não tenho nada contra a televisão, que na verdade é grande veículo de comunicação, porém a manipulação dos seus programas é Deus nos acuda. Ficar em frente de televisor é verdadeiro desperdício de tempo, em relação à muitas coisas ótimas que o sujeito pode aprender. Uma criança tudo bem, agora um adulto ficar vendo desenho o dia todo na TV. Ele vai ficar burro, não aprender nada, e esquecer da metade. Meu irmão, vamos falar de coisas sérias. Como você é sabedor do AVC do qual eu fui vitima, quando tive meu cérebro parcialmente afetado. Quero agradecer a DEUS a minha melhora, e também o fato de ter te encontrado na internet, com uma riqueza infinda de matérias, para um tratamento terapêutico, pois esta semana estive com meu médico neurologista e o mesmo ficou muito satisfeito com a evolução do meu tratamento, citei ao mesmo o que estava fazendo diariamente sobre os estudos dos seus temas, ele falou-me que em hipótese alguma eu pare com esta terapia, e achou-me muito bem diferente de quando aconteceu a doença, pois eu estava numa depressão profunda. Por isto meu irmão e pelo ser humano que você é, todas as noites em minhas ORAÇÕES EU ENTREGO O TEU CAMINHO AO NOSSO MESTRE, e que ele te dê cada vez mais sabedoria no trilhar do teu trabalho. Pois sem dúvida nenhuma você é um ABENÇOADO DO SENHOR JESUS, E UM CRISTÃO NO NOSSO MESTRE..Em fim és uma pessoa CAPACITADA PELO SENHOR DOS UNIVERSOS INFINITOS PARA SERVIR AO TEU PROXIMO. E QUE UMA CHUVA DE BENÇÃO CAI SOBRE VOCE E SUA FAMILIA.

  42. Benito Pepe Says:

    Meu Camarada José Maria Dias. Quando eu via teus comentários elogiosos, parecia-me que você estava exagerando, mas agora eu entendi completamente… Quer dizer que agora eu também sou terapeuta neurológico (ou melhor, meus textos) hehehe.

    Legal meu amigo eu fico muito, muito feliz mesmo com isso. Confesso-te publicamente que chorei de emoção ao ler essas tuas palavras, pois como você sabe passamos por uma situação econômica melindrosa, mas com a fé em Deus e as orações dos amigos e as tuas em especial vou vencer mais essa…

    Rapaz, como você está nascendo de novo, no entanto não é uma criança, já trazes a experiência e o conhecimento adquirido pela vida, esteja à vontade para continuar postando e comentando todos os meus artigos e quando não tiver mais uma em que você possa comentar, esteja à vontade também para me passar por e-mail os textos que você queira desenvolver essa será a tua próxima missão, mas vamos esperar você estar 100%.

    Quanto a gratuidade dos meus textos e do meu Site/blog é isso mesmo ele está aí para todos, aqueles que podem contribuem visitando os “patrocinadores” alguns deles eu recebo apenas porque o Internauta foi lá e visitou a empresa, outros como o Submarino, quem quer comprar livros, por exemplo vai lá e eu ganho uma comissão, esses valores são irrisórios, apenas ajudam a manutenção do site e sua hospedagem.

    No mais segue mais uma dica para você ler vai lá >>> http://www.benitopepe.com.br/2010/07/11/o-que-e-preciso-para-ser-um-bom-vendedor-um-vendedor-de-sucesso/

    Você é um excelente Vendedor, portanto quero teu comentário neste texto, ok?

    Abraços do Benito Pepe

  43. Marlon Says:

    Bem, essa coisa de “tempo” nos dias de hoje é exatamente o que nos tira ele mesmo. Gastamos o tempo ocupando ele, ninguém gosta de ficar 10 ou 20 minutos no dia sem fazer nada. Logo, arranjamos uma tarefa para preencher esse “espaço vazio” no nosso dia. Agora, é fato que deve existir alguma razão para nós, seres humanos, termos aumentado em tamanha proporção nosso pique no cotidiano. Pra mim, o tempo demora quando esperamos a última hora de trabalho passar numa sexta feira a tarde, quando chegamos no fim do domingo, vemos que ele voou. O tempo é uma teoria inventada por nós mesmos, não tem vida própria, ao contrário do que muitos mostram pensar. Nós quem definimos o tempo, e ele parece rápido para uns e lento para outros. São apenas divergências, é como Beatles, está no topo do conceito musical da maioria das pessoas, inclusive da nossa geração, e há quem diga que eram uma farsa, ou eram ruins. Questão de percepção, meus amigos. “O que quer que você acredite e afirme para si, está certo”. Marlon.

  44. Benito Pepe Says:

    Olá Marlon, obrigado pelo lindo comentário. Não tenho nada a acrescentar. Você sintetizou muito bem! Espero teus comentários em outros textos ok?

    Abraços do Benito Pepe

  45. O trabalho outrora era mais romântico | Benito Pepe - Palestras, Treinamento de Equipes e Cursos Says:

    […] intensidade, podemos fazer muito mais coisas com o mesmo tempo de antes e ainda reclamamos que “o tempo está passando mais rápido”. Por que não temos tempo de sobra como […]

  46. Veja alguns Destaques das 200 publicações. Parabéns ao Site: Benito Pepe! | Benito Pepe - Palestras, Treinamento de Equipes e Cursos Says:

    […] O tempo está passando mais rápido? […]

  47. Como conseguir mais tempo ou administrar melhor o meu tempo? | Benito Pepe - Palestras, Treinamento de Equipes e Cursos Says:

    […] dificuldades, agora, quando se fala no Tempo a coisa complica. Há quem diga inclusive que “o tempo está passando mais rápido” será que isso é verdade? Outros afirmam até mesmo que o tempo não existe. Enfim falar do […]

  48. everton Says:

    Veja so isso meu amigo. Voce diz que o tempo esta se expandindo. Nao e verdade, o que expande é o espaço. (lembra do big bamg?), e se o espaço espande o tempo vai na ordem inversa, se retrai. Lembra as formulazinha da fisica elementar? Se aplicar Mr Albert Eistein vai ver que esta expansão da massa é da ordem da velocidade da luz, o que exemplifica o limite dos limites. Portanto, ao contrario do que voce afirmou, o tempo retrai, independente de relogios, pois o mesmo, como ja provado, NÃO É UMA CONSTANTE, e sim uma VARIAVEL, tal quel o espaço.
    Abraço
    Everton

  49. Benito Pepe Says:

    Olá Everton. Obrigado pela oportunidade de esclarecer aos menos atentos ou a quem tome ao pé da letra minha argumentação. Você pode notar que coloquei “entre aspas” a expressão: o tempo está “expandindo” rapidamente. Na verdade o que queria evidenciar é a expansão do espaço em aceleração o que de qualquer maneira não influi no tempo de vida ou da vida das pessoas neste pequenino planeta Terra. No mais, minha argumentação continua levando o assunto para o lado “filosófico reflexivo” que é o que eu pretendo neste texto. Você pode ouvir também a entrevista que dei sobre este artigo, veja o link no final do texto acima.
    Mais uma vez obrigado pela atenção.

    Abraços do Benito Pepe

  50. Everton Sergio Says:

    Muito interessante isso. Penso que está sim, passando mais rápido e em uma escala perceptível ao ser humano. Existem relatos bíblicos sobre este tempo “se os dias não fossem abreviados nem os escolhidos se salvariam” diz a Bíblia Sagrada. Porem, o universo é definido por leis e entendemos que o tempo não é uma constante e sim uma variável, tal qual provou Mr Albert Eistein. Portanto, este tempo, sendo uma variável, está se retraindo, na proporção inversa do espaço, que se expande. Tudo física. Veja bem, uma geração é definida pela história como 40 anos, hoje estes anos são, 80-90, etc. Todavia, na escala estabelecida pelo Criador, os 40 anos são um tempo cósmico, que já foram 40 anos nos dias terrestres e que hoje pode ser 100. Incrível isso.

  51. Benito Pepe Says:

    Olá Everton Sergio, obrigado pelo comentário. Preciso apenas esclarecer um pequeno detalhe de interpretação quanto a frase por ti lembrada “se os dias não fossem abreviados nem os escolhidos se salvariam” é claro que poderíamos entender ao pé da letra como você o fez, mas seria mais feliz se entendêssemos como encurtar a quantidade de dias e não o dia em si, que tal ver dessa maneira?

    Quanto ao querido e amado Einstein, é bom entendermos também que o macro universo, o todo em sua escala, não tem nada a ver com nosso “micro cosmo” a física que nos atinge é mais a Newtoniana do que a de Einstein. É bom lembrarmos que somos bactérias em um automóvel insensíveis ao movimento do carro…

    No mais os dias (o girar da terra no seu próprio eixo), como tenho dito repetidas vezes, tende a ser mais lento e não mais rápido de tal maneira os dias seriam, isso sim maiores. O que faz parecer que o tempo passa mais rápido e não temos tempo pra nada, é que temos cada vez mais e mais coisas pra fazer e assim não dá tempo mesmo. Vá viver em uma roça que não tenha nada pra fazer aí você vai entender isso…

    Abraços do Benito Pepe

  52. Marlon Says:

    Bem, essa coisa de “tempo” nos dias de hoje é exatamente o que nos tira ele mesmo. Gastamos o tempo ocupando ele, ninguém gosta de ficar 10 ou 20 minutos no dia sem fazer nada. Logo, arranjamos uma tarefa para preencher esse “espaço vazio” no nosso dia. Agora, é fato que deve existir alguma razão para nós, seres humanos, termos aumentado em tamanha proporção nosso pique no cotidiano. Pra mim, o tempo demora quando esperamos a última hora de trabalho passar numa sexta feira a tarde, quando chegamos no fim do domingo, vemos que ele voou. O tempo é uma teoria inventada por nós mesmos, não tem vida própria, ao contrário do que muitos mostram pensar. Nós quem definimos o tempo, e ele parece rápido para uns e lento para outros. São apenas divergências, é como Beatles, está no topo do conceito musical da maioria das pessoas, inclusive da nossa geração, e há quem diga que eram uma farsa, ou eram ruins. Questão de percepção, meus amigos. “O que quer que você acredite e afirme para si, está certo”.

  53. Benito Pepe Says:

    Olá Marlon, bem legal teu ponto de vista. Obrigado por enriquecer essa reflexão filosófica.

    Abraços do Benito Pepe

  54. joao de oliveira Says:

    benedito pepe,tratando do assunto sobre o tempo,queria fazer aqui uma colocaçao. Eu tenho observado nos ultimamente quanto tem sido abreviado nossos dias,porem atribui aos afazeres cotidiano,no entanto ao tirar ferias de 33 dias,procurei o maximo descançar,dormindo ate mais tarde,lendo um livro e assistindo um programa de televisao e algumas vezes tirando um cochilo depois do almoço. a conclusão que cheguei foi que os dias passaram de forma muito rapida igual a rotina de trabalho.Fica aqui a minha pergunta: será que não estamos vivendo em uma era acelerada rumo ao apocalipse?

  55. Benito Pepe Says:

    Olá João de Oliveira, obrigado pelo comentário e questionamento, ele vem de bom tom. Só uma pequena correção Benedito é meu xará, mas o meu nome é Benito, ok?

    Bem, João, você saiu de uma rotina de trabalho e entrou em outra rotina nas férias. Experimente nas próximas férias, ou melhor, em um dia de folga ou dois dias seguidos, fazer coisas diferentes e ir a lugares diferentes onde você nunca tenha estado ou visitado com olhos de turista, evite dormir mais, e muito menos depois do almoço. Se você dormiu até mais tarde, e depois do almoço dormiu novamente é claro que o dia ficou mais curto. A noção que temos do tempo nos dá quando estamos acordados e fazendo tarefas fora de rotina, fazer as mesmas coisas todos os dias é rotina ainda que você esteja de férias…

    Saia da rotina e bom tempo pra você!
    Abraços do Benito Pepe

  56. Características, Atitudes e Aplicabilidade de um Líder Vencedor | Benito Pepe - Palestras, Treinamento de Equipes e Cursos Says:

    […] comprometido com o que realmente importa. Há muita gente que reclama do tempo, dizendo que o tempo está passando mais rápido, que não tem tempo pra fazer tudo o que precisa fazer etc. O tempo não está passando mais […]

  57. Tempo é uma questão de Priorização | Benito Pepe - Palestras, Treinamento de Equipes, Cursos e Workshops Says:

    […] nem para aquilo. Dizem que o Tempo não é mais o mesmo de outrora, afirmam ter a sensação de que o Tempo está Passando mais Rápido, sentem como se o dia não tivesse mais as 24 horas de […]

  58. Adelson Says:

    Muito bom , muito bom.
    Indiquei para amigos e parentes……

    Que Deus continue te abençoando e te dando sabedoria.

    Abraço.

    Adelson

  59. Benito Pepe Says:

    Valeu Adelson, obrigado pelas indicações! Volte sempre e deixe mais comentários em outros textos, valeu?

    Abraços, Benito Pepe

  60. Luiz Bueno de Godoy Says:

    Tempo somos nós que fazemos. Cabe a nós fazermos do tempo aquilo que desejamos, se ficamos à mercê do tempo, tenha a certeza de que teremos a certeza de que ele passou, ou, passa rápido demais. Estamos no domingo, temos a semana toda pela frente e nada fazemos, estamos de espreita no próximo programa preferido do domingo, a semana voará. A televisão conta seu tempo à menos, você não tem tempo para nada, apenas para as telenovelas etc.. Então você se ocupará com nada, e o tempo passa rapidamente. Então vais dizer, Ontem eu tinha 20 anos, hoje tenho 40!!! etc.. Então ocupe seu tempo com coisas úteis, faça cursos, trabalhe com a terra, ela lhe dá vida, verás os frutos em suas mãos e não estará pré-ocupado com o passar do tempo, dos dias, vais esperar carinhosamente a árvore que plantou se frutificar, e ela tem seu tempo certo. Nem antes, nem depois. E isso conta para a vida no seu todo. Exemplo, Você começa um curso com duração de 4 ou 5 anos, cada dia, cada amigo, cada professor irá fazer parte de sua nova rotina, você não vai estar ocupado em olhar para coisas desnecessárias, mas formando amigos, conhecimento, e muito mais certeza de que o tempo é certo para cada coisa, para cada ocasião, o tempo certinho, nem menos nem mais. Tudo no universo se movimenta como um relógio magnífico, temos tempo para tudo, pois o tempo nos dá esse tempo. Nem menos nem mais…

  61. Benito Pepe Says:

    Caro Luiz Bueno, parabéns pelo belíssimo comentário tudo a ver com meu pensamento, estamos em sintonia…
    Abraços, Benito Pepe

  62. O Nosso Tempo | Sobre Saia Says:

    […] Vale ler o texto de Benito Pepe : http://www.benitopepe.com.br/2008/12/02/o-tempo-esta-passando-mais-rapido-2/ […]

  63. Você está onde você “está”? | Benito Pepe: Palestras, Workshops, Treinamentos de Equipes e Cursos Says:

    […] perda de foco e de tempo se tem com tanta futilidade… E depois tem gente que vai dizer que o tempo está passando mais rápido. […]

  64. Vitória Karolainy Says:

    3 autuações em que você percebe que o tempo passa muito rápido e 3 situações em que você sente que o tempo passa nuito devagar

Deixe um Comentário

Site/blog Desenvolvido por Benito Pepe no Wordpress 2008-2017.