Pequena Biografia de Platão

Continuando o texto “Platão uma visão geral de sua obra e doutrina”

Seguimos agora com uma pequena Biografia de Platão.

Platão nasceu em Atenas por volta do ano 427 a.C. Era de família Nobre, tinha parentesco com membros do governo aristocrático dos trinta tiranos (404-403 a.C.). Parece ter iniciado seus estudos filosóficos com o sofista Crátilo, discípulo de Heráclito. Entre 18 e 20 anos conheceu Sócrates, que foi seu mestre até ser condenado à morte em 399 a.C. Platão partiu, então, para Mégara, ao encontro de outro discípulo de Sócrates, Euclides. Certamente a condenação de Sócrates foi um dos motivos que o fizeram desgostoso com o método da política praticada em Atenas.

De volta a Atenas, iniciou seus ensinamentos filosóficos. A convite de Dionísio o Velho, foi a Siracusa, no sul da Itália, onde se relacionou com os pitagóricos. Suas doutrinas irritaram o tirano que, ao que parece, mandou vendê-lo como escravo no mercado de Egina, de onde foi resgatado por um cirenaico.

Novamente em Atenas, fundou a Academia, escola destinada à investigação filosófica, e dirigiu-a pelo resto da vida, ali os alunos deviam aprender a criticar e pensar por si mesmos, em vez de aceitar as ideias de seus mestres, como disse, esta é considerada a primeira universidade, a Academia de Platão adquiriu grande prestigio, a ela acorriam numerosos jovens e até homens ilustres.

A convite de Dionísio o Jovem,  sucessor do tirano de Siracusa, empreendeu uma segunda viagem à Sicília com o objetivo de pôr em prática suas idéias de reforma política, mas retornou a Atenas quando seu protetor caiu em desgraça. Sua terceira viagem ao sul da Itália, a convite do mesmo Dionísio, culminou em fuga, por estar implicado nas lutas políticas do estado. Após essa viagem, Platão permaneceu em Atenas até a morte aos 81 anos, em 347 a.C.

Quem influenciou a Platão? E Quem Platão Influencia?

Como se sabe Sócrates é quem fundamentalmente influencia a Platão, mas é claro que os pitagóricos de modo bem particular o influenciaram a ponto de Platão escrever na entrada da Academia a seguinte frase: “Que aqui não adentre quem não souber geometria”. Além de outros grupos que o influenciaram podemos citar, Crátilo e Heráclito, também foi um estudioso de Parmênides.

Quanto aos seus discípulos são inúmeros. O seu “seguidor” mais conhecido é o Aristóteles. No entanto é bom lembrar que Platão influenciou e ainda de alguma forma influencia muitos pensadores até na contemporaneidade, há muitos mestres e doutores que defendem teses em Platão ou em partes de sua vasta doutrina.

Abraço do Benito Pepe

No próximo tópico falaremos um pouco de suas obras…

Related posts:

  1. Pequena biografia de Hegel
  2. Platão, uma visão geral de sua obra e doutrina
  3. Obras de Platão
  4. A Doutrina de Platão
  5. Outra forma da divisão das Obras de Platão e um Pequeno Comentário
  6. Texto Completo da “Alegoria da Caverna” contido no Livro “A República” de Platão
  7. A Alegoria da Caverna de Platão – Livro VII da República
  8. Aristóteles, uma Visão Geral de sua obra e "doutrina"
  9. Sócrates: “Só sei que nada sei”
  10. Sumário, Bibliografia e Referências Bibliográficas do Texto “Filosofia e Cosmologia: A Physis e o Thauma Sempre Presentes”

Benito Pepe

Benito Pepe: Empresário por 30 anos, Administrador, Filósofo, Astrônomo Amador, Colunista, Palestrante, Instrutor e Professor Universitário. Tem formação acadêmica na área de Administração com pós-graduações em: Administração estratégica de empresas; Marketing; Filosofia Contemporânea; e Filosofia Antiga. Publica Aqui, seus textos sobre Filosofia, Astronomia, Administração, Marketing, Religião, Assuntos da Atualidade, além de um Papo geral.

58 comentários em “Pequena Biografia de Platão

  • Pingback: Platão, uma visão geral de sua obra e doutrina

  • em
    Permalink

    Amo platao,mas nao sei o que ele influencia na geometria [:(]

  • em
    Permalink

    Olá Cristylle, Platão mais que influenciar na geometria (matemática) ele é influenciado por ela, ele teve Pitágoras na sua Academia e ele estuda com os pitagóricos, de maneira que este grupo definitivamente foi importante para Platão e para sua doutrina. Quando se fala em geometria leia-se de maneira mais ampla a matemática e como se sabe a matemática é usada por Platão para explicar alguns de seus pensamentos, aliás ela é um facilitador para se entender o “mundo das ideias”, entre outras coisas platônicas.

    Abraços do Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Olá Isabela, sinto muito! Procure ler mais e com mais atenção…

    Abraço, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    ATE HOJE NUNCA OUVIR DISER QUE AINDA EXISTE UM FILOSOFO SÓ OUÇO DISER QUE EXISTIU? PORQUE?

  • em
    Permalink

    Olá Jacinto, isso não é um fato, existem diverso filósofos vivos no mundo todo e mesmo no Brasil. Olha todo aquele que estuda filosofia, e que pensa reflete, questiona, critica já é um filósofo, eu me considero um filósofo, só não sou famoso ehehehe, Bem, na verdade há milhares de filósofos. Há muitos com pensamentos próprios etc, o que não existe hoje em dia é um filósofo que feche um Sistema como ocorria na antiguidade e mesmo na época da modernidade, nesse ponto sim é verdade não há um filósofo de sistema. Mas coisa parecida se passa também com os cientistas hoje há um grupo que trabalha junto, não é mais o Santos do Mont do Avião é um grupo de pessoas trabalhando para alguma nova “descoberta”. Porém não podemos fazer esta comparação com a Filosofia, aí a coisa é bem diferente e ainda encontramos muitos filósofos que estão por aí, muitos já são reconhecidos no entanto muitos só serão reconhecidos muitos anos à frente…

    Abraços do Benito Pepe

  • em
    Permalink

    ola bom dia ,boa tarde ou boa noite…

    geralmente os filosofos eles se dedicavam totalmente de corpo sua vida inteira, eles fazia tudo isso por refletir e descobrir,em certo ponto eu concordo com eles pois se ñ fosse eles talves ñ teriamos tecnologia hoje em dia.
    Mas eles deveriam pensar na vida deles e viver eu acho ki eles ficavam muito preso aquilo e isso de certo modo atrapalhou…

  • em
    Permalink

    Olá Mirian, obrigado pelo comentário. É verdade que os filósofos se dedicavam e muitos hoje em dia ainda se dedicam, quase que exclusivamente, ao pensamento. É claro que com isso eles deixavam e deixam de viver a vida como as pessoas comuns e “normais”, mas precisamos lembrar que quem muda o mundo são os “anormais” os “marginais” ou seja aqueles que vão à margem saem do fluxo comum do rio, e vão em busca do novo, saem do senso comum, enfim mudam o Mundo. Se isso é para o “bem” ou não quem pode saber?? A única coisa que sabemos é que quem não quiser se pré-ocupar ou refletir, ou questionar, viva a vida.. “deixa a vida me levar vida leva eu…” Eu particularmente acho que temos que viver o mais intenso possível fazer coisas novas sempre, viver a vida em sua intensidade, viajar, ler muito estudar muito e refletir muito e sempre, sempre mesmo questionar, viver como uma criança que procurar por respostas. Acreditamos que enquanto houver perguntas, questionamentos, reflexões a filosofia e os filósofos vão continuar a existir…

    Abraços do Benito Pepe

  • em
    Permalink

    olá! benito pepe olha acho legal você fazer a biografia de platão eu moro em joão pessoa mais quero saber aonde posso ter tudo como:introdução,fonte,desenvolvimento? isso dai estou fazendo um trabalho de filosofioa e preciso dessas informaçoes

  • em
    Permalink

    Maravilhoso!!!
    Parabéns.

  • em
    Permalink

    Olá Darlene obrigado pela mensagem, volte sempre!
    Abraços do Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Ridiculo isso..
    esse cara era um sem noção!
    Podre, mais ridiculo ainda quem posta isso!

  • em
    Permalink

    Olá Maria Helna, acho que vc exagerou, se nao você também seria por postar aqui ehhee.

    Abraços do Benito Pepe e espero que você leia todo o texto, valeu?

  • em
    Permalink

    muito boa a biografia, tem tudo que eu precisava.
    e Benito Pepe, acho vc um cara muito inteligente e gentil, parabéns.

  • em
    Permalink

    Olá Malu, obrigado pelo comentário. Bom que você tenha achado tudo que precisava. No mais, espero tuas visitas no meu site e comentários em outros textos, ok? Você já assinou o boletim para receber as novidades do meu site/blog e minhas novas postagens?

    Abraços do Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Olá!
    gostaria de saber qual é a relação de platão com a administração?
    obrigada

  • em
    Permalink

    Olá Dayse, obrigado pela pergunta. Platão não tem nenhuma relação direta com a Administração de Empresas, se é isso que você queria perguntar. No entanto se você quer saber da importância de se estudar Platão sendo um aluno desta disciplina, eu vou lhe afirmar que é de 100% é muito importante que um aluno de Administração e não só de empresas, mas de qualquer área da Adm. Estudo não só Platão como a Filosofia como um todo. Para maiores esclarecimentos sugiro o texto >> http://www.benitopepe.com.br/2009/01/18/o-que-e-filosofia-o-que-faz-um-filosofo-para-que-estudar-filosofia-2/

    Este texto é bem esclarecedor e tem muitos comentários, aliás deixe o tem lá também ok? Diga o que você achou? Se continuar com dúvidas mande outra perguanta.

    Abraços do Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Oi
    eu gueria saber como o Platão morreu…

  • em
    Permalink

    ho….platao quem tu eras?

  • em
    Permalink

    Olá Alessandro, obrigado por tua pergunta. Bem, ao certo como Platão morreu não é sabido, o que sabemos é que Platão morreu bem idoso. Há algumas fontes que dizem que Platão morreu em uma festa nupcial (um banquete nupcial), aos oitenta anos de idade, no entanto há quem diga que foi com 84 anos. Se isso te ajuda fico feliz.

    Abraços do Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Olha Kathilin, é melhor reformular a pergunta. Ao invés de perguntar no passado: quem tu eras? Pergunte no presente: Platão quem és tu?
    Sabe por que meu caro? Porque Platão está mais vivo do que nunca. Você não imagina quantos doutores em filosofia existem pelo mundo a fora fazendo filosofia só com um trecho da obra do Mestre Platão.

    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    estão com toda conclusão,..
    oq pode disser sobre a vida dele???

  • em
    Permalink

    Olá Raquel, veja com atenção os links do texto acima vá seguindo-os e você verá tudo o que se pode dizer sobre a vida de Platão, ou melhor, parte dela não é mesmo?

    Abraços do Benito Pepe

  • em
    Permalink

    a biografia dele é incrivel para quem gosta …
    e grandissima de mais para quem vai copiar para trabalho de escolaaaa …
    diminua isso ….

  • em
    Permalink

    Olá Melissa, não tem como a biografia de Platão ser menor, Platão é isso mesmo e muito Mais (esta biografia está até pequena) Além do que é bom que os alunos saibam reduzir um texto, releia com atenção e faça um resumo dentro do que você aprendeu em sala de aula, ok? Bom trabalho e boa sorte!

    Abraços do Benito Pepe

  • em
    Permalink

    qual era a ideia de platão a respeito da beleza

  • em
    Permalink

    obrigado me ajudou muito apesar de não ter me respondido .
    !!!!

  • em
    Permalink

    Ok Maria, fico feliz em poder ajudar! Só vou completar dizendo que para Platão a verdadeira beleza estava no mundo das ideias, aqui “em baixo” só temos cópias e cópias das cópias…
    Abraços do Benito Pepe

  • em
    Permalink

    ola meu nome é amanda eu nao gostei deste sai

  • em
    Permalink

    ola meu nome é amanda eu nao gostei deste site pq nao tem muitas coisa do platao eu quero q vc coloque mais coisas interessantes muito obg.thau

  • em
    Permalink

    Olha Amanda, este Site não é exclusivamente para falar de Platão, embora todos nós o consideremos muito. Ainda assim tenho sim bastante coisa publicada de Platão, procure com mais calma, que você vai achar. A propósito por que você não colabora conosco, faz umas pesquisas e manda material para publicarmos?

    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    É meu camarada! Existem neste mundo em que habitamos, centenas de milhões de pessoas que não sabem levar sua vida, preferem deixar a vida os levarem, e acabam não chegando a lugar nenhum, ou melhor, chegam sim, como diz o dito popular “ dando com os burros n água”. Ora meu amigo, o sujeito que não tem uma meta a seguir, ele simplesmente não tem uma filosofia de vida, vive ao Deus dará, si é que Deus vai dá alguma coisa, pois Deus ajuda a quem busca algo de concreto em sua vida, aquele que busca uma maneira filosofica a seguir. Infelizmente em pleno século XXI existem pessoas que tem a coragem de dizer que o mundo está falido de filósofos, quando na verdade,em cada um de nós existe uma maneira filosófica de pensar e ver as coisas. É só se fazer uma reflexão para vermos que a nossa volta existem vários tipos de filósofos seguindo sua filosofia de vida. Uns vivem dentro do âmbito social ou fora dele,vivem honesta ou desonestamente, bêbado ou sóbrio, intelectualmente ou não; o que as pessoas não entendem ou não querem entender, è que, filosofia é a essência da sabedoria, e para ser um sábio, não é obrigatoriamente necessário ser um exímio intelectual. A filosofia parte de dentro para fora do individuo, e não de fora para dentro, salvo, se o sujeito assim o quiser, deixar-se levar pelas falsas filosofias que arrastam multidões para o mais profundo e tenebroso abismo, que é chegar três dias, depois do nada. Com certeza existem muitas pessoas que acham que quando falamos em filosofia, trata-se de falar ou escrever bonito, com palavras difíceis para impressionar os demais a nossa volta. Não imaginam que da maneira filosófica que irá se conduzir depende o seu sucesso ou fracasso no decorrer da sua existência, e infelizmente ás vezes, muitas pessoas são involuntariamente arrastadas para o nada, quando alguém segue uma vida sem um forte pensamento filosófico, dentro de um padrão de qualidade, e uma meta para se chegar a alguma coisa. É isto ai meu amigo, e aquele abraço. .

  • em
    Permalink

    Olá Benito ,tenho qu fazer uma apresentação sobre o grande Filosofo Platão , e quero saber quais as influencias dele nos dias de hoje ?

    beijos e Obrigada des de já !

  • em
    Permalink

    Olá Liliane, as influências de Platão sempre foram enormes, principalmente no mundo ocidental. Basta você lembrar que não há um professor se quer, que vá dar uma aula de filosofia que não lembre a Alegoria da Caverna de Platão, vá por este caminho que você já vai tirar muita coisa boa para a tua apresentação. Veja meu texto: http://www.benitopepe.com.br/2009/03/31/a-alegoria-da-caverna-de-platao-%e2%80%93-livro-vii-da-republica/

    Se precisar mais ajuda é só voltar aqui. E depois me diga como foi a apresentação,ok?

    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Oi, olha eu de novo aqui ,rs
    muito obrigada pela dica !
    Mas agora preciso saber em que periodo historco Platão pertenceu ?

    Obrigada des de já
    beijos .

  • em
    Permalink

    Olá Liliane, Platão viveu no século V a.C e juntamente com Sócrates, seu mestre, e Aristóteles seu discípulo, são considerados os filósofos do “período clássico”, da Filosofia.
    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Qual foi a contribuição dele na ducação em seu período, e nos tempos de hoje ?

  • em
    Permalink

    Olá Liliane, eu não sou especialista em Platão, mas posso te afirmar que certamente Platão teve e tem ainda hoje grande influência na Educação. Uma delas sem dúvida é a própria “origem da vida Acadêmica”, veja que a Palavra Academia é oriunda de Platão, pois o mesmo ensinava nos jardins de Academos, daí a palavra Academia de Platão. Aristóteles também criou uma “escola” esta se chamava Liceu. Mas sugiro que você procure aprofundar estas questões. Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    eu adoro saber da historia do platao

  • em
    Permalink

    gorttava de saber de que maneira Platao foi influenciado pelos pitagoricos e eleatas

  • em
    Permalink

    Olá Jose Guambe, Platão foi influenciado não só por estes filósofos mais por diversos outros. Quanto ao Pitagóricos, podemos notar claramente a questão da Geometria, matemática etc, entre tantas outras influências. Com relação aos Eleatas temos notadamente a influência de Parmênides e a questão do Ser.
    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    qual foi a influencia das doutrinas pitagoricas sobre platao ?

  • em
    Permalink

    Olá “ultra” veja o início deste texto através dos links, você verá que Platão “bebe” em diversas fontes uma delas sem dúvida, é Pitágoras, e a questão metafísica no pensamento Platônico tem grande influência dessa filosofia pitagórica…

    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    gostei muito ,valeu.Agora sim vou tirar um dez no trabalho

  • em
    Permalink

    Gostei muito ,valeu.Agora sim vou tirar um 10 no trabalho

  • em
    Permalink

    Valeu Edu Santos, volte para nos dizer se tirou mesmo um 10.

    Grande abraço, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Olá, se não for muito incomodo, gostaria de saber quais foram as obras que Platão produziu ?

  • em
    Permalink

    poderia ser muito melhor se tivessem mais força de vontade #soacho

  • em
    Permalink

    É isso mesmo Richard, concordo com você… as pessoas precisam se esforçar um pouquinho querem tudo mastigado só pra engolir ehehhe

    Abraço, Benito Pepe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.