Esta é a continuação do texto : Ambiente de trabalho e as Relações Interpessoais

Falamos agora das Relações interpessoais e da qualidade de vida no trabalho, dos fatores intrapessoais, da responsabilidade pela qualidade de vida no trabalho, do arranjo físico e dos 5 S.

2.3. Relações Interpessoais e Qualidade de Vida no Trabalho

Como se viu as pessoas são produtos do meio em que vivem, têm emoções, sentimentos e agem de acordo com o conjunto que as cercam seja o espaço físico ou social. Como diz Bom Sucesso (1997)

A valorização do ser humano, a preocupação com sentimentos e emoções, e com a qualidade de vida são fatores que fazem a diferença. O trabalho é a forma como o homem, por um lado, interage e transforma o meio ambiente, assegurando a sobrevivência, e, por outro, estabelece relações interpessoais, que teoricamente serviriam para reforçar a sua identidade e o senso de contribuição. (p.36).

2.4. Fatores Intrapessoais e a Qualidade de vida no Trabalho

Cada pessoa tem uma história de vida, uma maneira de pensar a vida e assim também o trabalho é visto de sua forma especial. Há pessoas mais dispostas a ouvir, outras nem tanto, há pessoas que se interessam em aprender constantemente, outras não, enfim as pessoas tem objetivos diferenciados e nesta situação muitas vezes priorizam o que melhor lhes convém e às vezes estará em conflito com a própria empresa.

Como observado por Bom Sucesso (1997)

O auto conhecimento e o conhecimento do outro são componentes essenciais na compreensão de como a pessoa atua no trabalho, dificultando ou facilitando as relações. Dentre as dificuldades mais observadas, destacam-se: falta de objetivos pessoais, dificuldade em priorizar, dificuldade em ouvir. (p.38)
É bom lembrar também que o ser humano é individual, é único e que, portanto também reage de forma única e individual a situações semelhantes.

Como observado por Bom Sucesso (1997)

No cenário idealizado de pleno emprego, mesmo de ótimas condições financeiras, conforto e segurança, alguns trabalhadores ainda estarão tomados pelo sofrimento emocional. Outros, necessitados, cavando o alimento diário com esforço excessivo, ainda assim se declaram felizes, esperançosos.(p.176).


2.5. Responsabilidade Pela Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho

Normalmente procura-se passar a responsabilidade para a outra parte, porém é importante lembrar que somos produto do meio, mas também influímos no meio.

Como diz Bom Sucesso (1997)

Além de constituir responsabilidade da empresa, qualidade de vida é uma conquista pessoal. O auto conhecimento e a descoberta do papel de cada um nas organizações, da postura facilitadora, empreendedora, passiva ou ativa, transformadora ou conformista é responsabilidade de todos.(p.47)

2.6. Arranjo Físico e Ambiente de Trabalho

O objetivo de um arranjo funcional é garantir conforto, bem-estar, satisfação e segurança para os funcionários e garantir aos clientes melhores condições de visualizar os produtos, além de um ambiente saudável e agradável de ser visitado, ao espaço físico oferecer flexibilidade na disposição dos materiais e bom aproveitamento do espaço, à empresa propiciar aumento dos níveis de qualidade, produtividade e eliminação dos desperdícios.

Muito bem, isto é sabido e faz parte de muitas correntes de pensamentos da administração, porém com diz Moreira (2000)

Esses fatores em si não promovem a satisfação, mas a sua ausência a inibe. Por outro lado, fatores como oportunidade de auto-realização, reconhecimento pela qualidade e dedicação no trabalho, a atratividade do próprio trabalho em si e a possibilidade de desenvolvimento pessoal e profissional do trabalhador são motivadores em essência. Recebem o nome de fatores de motivação. (p.287).

2.7. Princípios dos 5S

Como se sabe, os 5S são sinônimos de qualidade para o ambiente de trabalho e cabem aqui algumas observações como: a realidade e percepção do ambiente, que é observada de maneiras distintas por cada pessoa.

Segundo Silva (1995)

Os nossos sentidos e os nossos valores podem nos confundir. Quando isso ocorre deixamos de ver a bagunça, o desperdício, e todo tipo de comportamento que gera má qualidade de vida. É preciso prestar mais atenção para perceber a realidade. (p.2)

Os 5 sensos ou bom senso, que é mais adequado assim colocar, procura mostrar que com uma boa utilização dos materiais, uma boa ordenação, com uma limpeza constante, com saúde e higiene e acima de tudo com autodisciplina se alcança maior conforto e um melhor relacionamento no trabalho e conseqüentemente melhores resultados para a empresa.

Como observado por Silva (1995)

Pode-se criar um ambiente de qualidade em torno de si, usando as mãos para agir, a cabeça para pensar e o coração para sentir, por meio do sistema ou programa 5S. É só colocar em ação cinco sensos que estão dentro de cada um (p.4).
Os passos que se deve seguir são faxina geral, limpar o ambiente e os objetos, separar tudo o que se precisa com freqüência daquilo que se usa esporadicamente, fazer uma arrumação de forma a se facilitar a vida no trabalho, guardar cada coisa em seu lugar, manter os equipamentos em ordem e bom funcionamento, combater o desperdício, ordenar as informações, estar atento as condições de saúde e higiene e por fim uma auto disciplina e aperfeiçoamento constante do local de trabalho.

Como conclui Silva (1995)

Podemos iniciar a longa caminhada da melhoria continua praticando os cinco (bons) sensos que cada um tem dento de si: utilização, ordenação, limpeza, saúde e autodisciplina. A mudança deverá ocorrer dentro de cada um. Se não tomarmos a decisão pessoal de viver com dignidade, ninguém poderá nos ajudar. (p.18)

Abraço do Benito Pepe

Referências Bibliográficas

BOM SUCESSO, Edina de Paula. Trabalho e qualidade de vida. 1.ed. Rio de Janeiro: Dunya, 1997.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 6.ed. São Paulo: Campus, 2000.

MAGALHÃES, Celso. Técnica da chefia e do comando. 9.ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1990.

MOREIRA, Daniel Augusto. Administração da produção e operações. 5.ed. São Paulo: Pioneira, 2000.

SILVA, João Martins da. 5S para praticantes. 1.ed. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1995.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2000.

Related posts:

  1. Ambiente de trabalho e as relações interpessoais
  2. A Aprendizagem e as Relações Interpessoais no Ambiente de Trabalho: O Caso do “Apart-hotel P”
  3. Parte III – A Aprendizagem e as Relações Interpessoais no Ambiente de Trabalho: O Caso do “Apart-hotel P”
  4. Treinamento, Palestra ou Workshop – “Relações Interpessoais e o Ambiente de Trabalho”
  5. Resumo do primeiro dia no Treinamento “Ambiente de Trabalho e as Relações Interpessoais”
  6. Parte II – A Aprendizagem e as Relações Interpessoais no Ambiente de Trabalho: O Caso do “Apart-hotel P”
  7. De quem é a responsabilidade pela qualidade de Vida no ambiente de trabalho e; Conclusão deste Texto
  8. Um Bom Ambiente de Trabalho é Fruto da Sorte?
  9. A Maça na História da Humanidade e a Qualidade Total
  10. Treinamento, Palestra ou Workshop – Gestão Pela Qualidade Total

Tags: , , , , , ,

44 Responses to “Relações Interpessoais e Qualidade de Vida no Trabalho”

  1. Anonymous Says:

    Parabéns ao professor Pepe pelo excelente artigo sobre relações interpessoais no trabalho. A linguagem é simples, super elucidativa e as notas bibliográficas foram muito bem selecionadas.

    Cidara Ramos

  2. Benito Pepe Says:

    Olá Cidara, Obrigado pelo carinhoso comentário.

    Se você tiver mais interesse, leia este trabalho completo seguindo o link acima>> Ambiente de Trabalho nas pequenas empresas e o Marketing Interno (Endomarketing)

    Abraços do Benito Pepe

  3. Mário Manhães Says:

    Olá quero parabeniza-lo pelo excelente texto, Vou utilizar este e os outros links no meu trabalho de conclusão de curso.
    Obrigado.
    Mário Manhães

  4. Ambiente de trabalho e as relações interpessoais Says:

    [...] Currículo Algumas das “obras” de Aristóteles: a questão da Lógica e da Causalidade Relações Interpessoais e Qualidade de Vida no Trabalho [...]

  5. Hohny Says:

    Boa noite Benito, queria saber se o sr. pode auxiliar-me em um trabalho de faculdade, a questão é que estou um tanto perdido com o tema que eu mesmo criei, ambiente social da empresa como forma de melhoria da qualidade de atendimento, no entanto, não consigo centralizar minha pesquisa, nem tampouco direcioná-la, gosto do tema, mas não sei como começar, engraçado não?
    Queria saber se podes me dar exemplos dessas melhorias. Agradeço desde já e aguardo sua resposta.
    Abraços
    Johny

  6. Benito Pepe Says:

    Caro colega Hohny, esse tema é complexo, mas não no assunto em si, e sim no envolvimento da “parte” mais complexa e mais importante dentro de uma empresa, “as pessoas”. Aí sim é complicado. Pessoas não são como os insumos e produtos de uma empresa em que se pode manipular “facilmente”, o pessoal é complexo, é mutável, tem sentimentos que mudam de acordo com a “maré”. Bem, de qualquer maneira vou tentar te ajudar um pouco.

    Em primeiro lugar acho o tema bom e interessante, você precisa dividi-lo em tópicos. Você poderia falar em uma parte sobre os ambientes social e o físico, fazendo a distinção entre ambos, depois focar no ambiente social que é tema do teu trabalho, você pode enfatizar o lado motivacional, pode mencionar os valores intrapessoais e interpessoais, pode falar um pouco do ambiente físico, lembrando que ele influi nos relacionamentos sociais, etc. Quanto a te dar exemplos dessa melhorias acho que aí é que está o foco do teu trabalho, cabe você pesquisar, acho que uma pequena pesquisa em empresas com perguntas simples feitas aos clientes internos, tais como: O Sr, teria uma sugestão para melhorar o convívio e o atendimento aos clientes (internos e/ou externos)? Sei lá estou só confabulando, você precisa pensar e fazer questões que te ajudarão a ter as respostas, a pesquisa local seria bem interessante, além da pesquisa bibliográfica é claro.

    Quanto ao tema você poderia modificar um pouquinho, ficando assim por exemplo: “Ambiente social das empresas e a melhoria na qualidade do atendimento”

    Você pode também separar esses atendimentos tanto com relação ao cliente interno (os colegas entre si) como para o cliente externo.

    Espero ter podido ajudar um pouco.
    Veja o meu texto completo quanto ao Ambiente de trabalho nas pequenas empresas e o Marketing interno (veja o link>> http://www.benitopepe.com.br/2009/03/04/ambiente-de-trabalho-nas-pequenas-empresas-e-o-marketing-interno-endomarketing/ )

    Abraços do Benito Pepe

  7. Sheila Says:

    Olá boa tarde
    Adorei o tema discutido acima, me chamo Sheila e faço especialização (MBA em Gestão Estratégica de Pessoas), estou no começo de meu TCC-Trabalho de Conclusão de Curso, meu Tema é Relações Interpessoais – A Importância das relações no ambiente de trabalho, gostaria de saber mais sobvre o assunto ou se pode me indicar canais de pesquisa mais específicos.
    Desde ja obrigada

  8. Benito Pepe Says:

    Olá Sheila, parabéns pela escolha do tema, muito interessante mesmo. Bem, se você for seguindo os links dos meus textos relacionados você verá uma boa diversidade bibliográfica, tanto quanto vários de meus textos afins. Ok? Boa Sorte!!

    Abraços do Benito Pepe

  9. Andréa Says:

    Olá Professor Pepe…

    Estou voltando após alguns anos longe da faculdade fiquei devendo somente o TCC, Só tenho 3 meses e não tenho nada. Estou desesperada, não tenho o tema ainda, mas me identifico em falar dobre qualidade de vida. Se possível, gostaria de uma sugestão e quais os caminhos para montar meu tcc, pois não estou tendo aula, e meu futuro orientador só me disse por e-mail q na revista exame tem as melhores empresas para se trabalhar. Se possível, gostaria de uma orientação, ou seja, o que vem primeiro e a seqüência. Por favor me ajude!…agradeço! Andréa Rodrigues

  10. Benito Pepe Says:

    Olá Andréa, se você foi uma boa aluna e Leu bastante durante a tua faculdade, você não terá muito problema, não. É como andar de bicicleta agente pode ficar anos sem pedalar, mas quando pega a bike vai tranqüilo, um pouco enferrujado no início, mas depois vai bem.
    Agora quanto ao tempo está muito apertado mesmo ehm? O que te sugiro é seguir o rumo das leituras que você já tenha feito durante a faculdade, dê uma releitura em alguns pontos que você tenha anotado, e talvez tenha marcado com destaque nos livros….
    Quanto ao tema eu te sugiro algo simples sem muito estardalhaço, pois você tem pouco tempo, então não invente dificuldades extras.
    O tema “Qualidade de Vida” é muito interessante. Você poderia completar o título assim: “Qualidade de vida nas empresas” ou “Qualidade de Vida no Trabalho”. Algo assim…
    Depois você deve ir delimitando o teu trabalho. Você pode falar sobre o que é qualidade o que é Vida, o que são as empresas, ou melhor, o que faz tal empresa que você escolheu para falar se for o caso de especificar um ramo…

    No mais o mais difícil de uma longa caminhada é o primeiro passo, comece o trabalho, mãos à obra e peça ajuda para teu orientador, aliás, é para isso que serve um orientador.
    Espero ter contribuído. Conforme forem surgindo as dúvidas esteja à vontade para me consultar.

    Veja também meu texto> http://www.benitopepe.com.br/2009/10/31/dicas-para-trabalhos-escolares-monografias-tcc/

    Abraços do Benito Pepe

  11. Crimene Aparecida de Almeida Says:

    Bom dia
    Benito Pepe, conheci hoje seu site gostei muito e gostaria da sua ajuda , preciso fazer uma monografia para conclusão do meu curso de Pós Graduação de Administração e tecnologia Sucroalcooleira na Produção de Biodiesel. Concluo agora em março um curso tecnico de Produção de Açucar e Alcool e minha professora me sugeriu uma monografia na area de Relacionamento Interpessoal. Porque minha Graduação e em Pedagogia e tenho uma Pós em Psicopedagogia. Você pode me sugerir um tema para monografia e enviar algum material. Obrigada. Crimene.

  12. Benito Pepe Says:

    Olá Crimene Aparecida, bom que você tenha gostado do meu site. Bem, quanto a sugestão para o tema, evidentemente que a melhor pessoa para fazer isto é você e a tua orientadora. De qualquer maneira posso dizer que o ideal é estreitar o tema de tal maneira que você possa fazer um texto inovador. Quanto ao material e bibliografia que eu utilizei para os meus trabalhos acadêmicos e textos em geral, estão todos publicados no meu site/blog. fique à vontade para utilizar o que quiser, mas lembre-se de citar as fontes.

    Boa Sorte! Espero que faça um excelente trabalho e possa vir a publicá-lo aqui, que tal?

    Abraços do Benito Pepe

  13. Narcizo Pieroni Says:

    Ola professor, bom dia.
    Que facilidade para escrever você tem. Parabéns.
    Estou concluindo o curso de PGLS em Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas e minha monografia é sobre Relações Interpessoais e Comunicação.
    O tema é: A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NAS EMPRESAS.
    Confesso: estou com muita dificuldade. Se puder me ajudar, agradeço.
    Grande abraço,
    Narcizo Pieroni.

  14. Benito Pepe Says:

    Olá caro colega Narcizo Pieroni. Observei que você também é palestrante. Assisti o seu clipe e gostei parabéns! Eu também sou palestrante e esta é uma atividade que desenvolvo com muito prazer. Faço também treinamento de equipes e ministro cursos.

    Eu não acho que eu tenha uma tão grande facilidade para escrever como você menciona. Escrever também é uma arte, mas também é muito suor, é o resultado de muita leitura, e nos dá um bom trabalho, prazeroso é claro.

    Neste campo das “Relações Interpessoais”, apresento uma palestra e/ou um treinamento intitulado “Ambiente de Trabalho e as Relações Interpessoais”. Esta palestra e Treinamento são baseados na minha monografia com o título: “Ambiente de Trabalho nas pequenas empresas e o marketing Interno (endomarketing). >> http://www.benitopepe.com.br/2009/03/04/ambiente-de-trabalho-nas-pequenas-empresas-e-o-marketing-interno-endomarketing/

    Espero que este texto possa te ajudar, depois volte aqui para dizer como foi, ok?
    No mais com relação a ajuda que você solicita, seria exatamente em que ponto, onde está a tua dúvida?

    Abraços do Benito Pepe

  15. lucia Says:

    Tenho observado os tópicos e os comentários interessantes.
    Parabéns por conseguir trasmitir idéias de modo claro e objetivo.
    Precisamos de pessoas pensantes,estamos carente nisso,que bom conhecer você.

  16. Benito Pepe Says:

    Olá Lucia, muito obrigado pelo carinhoso e incentivador comentário. É por feedback como o teu que eu continuo na empreitada… Volte à vontade e comente todos os textos que desejar ok?

    Abraços do Benito Pepe

  17. Gideone Rosa Says:

    É interessante quando a gente se depara com aquilo que nos identifica, em cada palavra, vírgula… Parabéns. Sou fascinado por tecnologia, radialista desde 1988 com um currículo razoável, sempre gostei das relações interpessoais e quero fazer disso uma atividade profissional, tanto que estou bebendo ainda mais desse conhecimento.
    Você é fantástico em suas colocações. Obrigado por nos enriquecer com importantes informações.
    Um abraço e sucesso sempre.

  18. Benito Pepe Says:

    Olá Gideone Rosa, obrigado pelas lindas palavras. Este artigo foi posteriormente desenvolvido por mim e virou uma monografia na minha pós graduação em Marketing, se você quiser poderá vê-lo na integra neste link>>> http://www.benitopepe.com.br/2009/03/04/ambiente-de-trabalho-nas-pequenas-empresas-e-o-marketing-interno-endomarketing/

    Ficarei muito feliz em manter contato com você e ter teus comentários publicados em meus artigos.

    No mais como você é radialista, se te interessar ouça uma das minhas entrevistas concedidas para uma rádio em Curitiba com o tema de outro artigo meu intitulado “O tempo está passando mais rápido?” você pode ver o artigo; a abertura da entrevista e a entrevista que dei no final do texto tem os links, veja lá>>> http://www.benitopepe.com.br/2008/12/02/o-tempo-esta-passando-mais-rapido-2/

    Por fim, estou à disposição para qualquer assunto que possa interessar.

    Abraços do Benito Pepe

  19. Narcizo Pieroni Says:

    Valeu amigão. Seu trabalho é muito bom e me ajudou com o meu TCC. Li e aproveitei algumas ideias.
    Tenho ministrado palestras voltadas à área de Gestão de Pessoas (Relação Interpessoal; Trabalho em Equipe; Marketing Pessoal; Comunicação; PNL e suas aplicações no campo pessoal e profissional, entre outros temas).
    Grande abraço e sucesso.
    Se quiser, entre em contato via e-mail.

  20. Benito Pepe Says:

    Olá Narcizo Pieroni, obrigado pela gratidão! Fico feliz que meu trabalho o tenha ajudado. A propósito estou reelaborando parte deste texto, especificamente quanto a questão dos 5 s, o que publicarei brevemente no meu Site/blog.
    Volte sempre.

    Abraços do Benito Pepe

  21. Gessyca D' arc Says:

    Nossa! Exatamente o que eu preciso para encaminhar parte do meu TCC! Muito bem explicadinho, notas realmente bem selecionadas (como comentou Cidara Ramos)… Enfim! Muito bacana o trabalho professor! Abraço!

  22. Benito Pepe Says:

    Ok Gessyca D’arc, obrigado e bom trabalho!
    Abraços, Benito Pepe

  23. Andréa Says:

    Bom dia! Estou cursando Gestão Pública e preciso fazer meu TCC, e estou pensando o tema Relações Interpessoais e a Qualidade de Vida no trabalho, só que vejo que o tema já foi bastante abordado gostaria que sugeri-se bibliografias que poderei utilizar. Obrigado

  24. Benito Pepe Says:

    OLá Andréa, é um bom título. Você deve ter um orientador, certo? Você deve solicitar ao teu orientador a bibliografia pelo fato dele juntamente com você analisarem qual vai ser o rumo e o teor do que você pretende pesquisar. No meu caso, como você deve ter percebido, este foi apenas um projeto de pesquisa para um trabalho mais completo que fiz com o tema: Ambiente de trabalho nas pequenas empresas e o Marketing Interno (endomarketing) que você pode ver neste link>>> http://www.benitopepe.com.br/2009/03/04/ambiente-de-trabalho-nas-pequenas-empresas-e-o-marketing-interno-endomarketing/
    Seguindo os links desse texto você poderá checar minha bibliografia consultada.

    Abraços do Benito Pepe. Volte pra dizer como foi seu TCC ok?

  25. Elaine Says:

    ola boa noite..estou elaborando um trabalho da faculdade que é um treinamento sobre Relacionamneto interpessoal gostaria de saber se poderia me da algumas dicas de que fazer ,alguma dinamica , textos na verdadade sao tantas informações que estou um pouco perdida..obrigada
    att Elaine

  26. Elaine Says:

    ola boa noite..estou elaborando um trabalho da faculdade que é um treinamento sobre Relacionamneto interpessoal gostaria de saber se poderia me da algumas dicas de que fazer ,alguma dinamica , textos na verdadade sao tantas informações que estou um pouco perdida..obrigada
    att Elaine

  27. Elizabeth Says:

    Reúna o grupo de-lhes um papel em branco e mande escrever as qualidades ou defeitos do amigo ao lado e vai rodando o papel para verificr como o ser humano é e avalia outro ser humano. Quando esse papel rodar o circo todo e cada um pegar o se nome pare de rodar o papel e mande fazer os comentários

  28. Benito Pepe Says:

    Olá Elaine! Este texto que você viu acima é apenas um resumo, um projeto de pesquisa, que fim em uma de minhas especializações. Sugiro-te ver o texto completo e tentar tirar de lá algum tema que te interesse, aí quando você escolher o tema (assunto) que você vai querer falar, volte aqui ou diretamente lá no texto e falamos novamente ok? Veja este link>>> http://www.benitopepe.com.br/2009/03/04/ambiente-de-trabalho-nas-pequenas-empresas-e-o-marketing-interno-endomarketing/
    Abraços, Benito Pepe

  29. Benito Pepe Says:

    Tai uma boa dica de dinâmica Elizabeth. Obrigado pela colaboração!!
    Abraços, Benito Pepe

  30. Adriano Conceição Barbossa Says:

    adorei esses textos são muitos interessantes

  31. Niely Says:

    muito interessante aprendir muito com esses texto.

  32. Ingrid Says:

    muito interessantes

  33. Benito Pepe Says:

    Olá, Adriano, Niely e Ingrid!
    Grato por seus depoimentos, Abraços, Benito Pepe

  34. frederico joaquim Says:

    gostei desta pagina continuem a nus darem imformações

  35. Benito Pepe Says:

    Valeu Frederico, volte sempre!
    Abraços, Benito Pepe

  36. Mr. Jow Says:

    jow joveri joveri esteve AQUI!!

  37. Benito Pepe Says:

    Bem vindo caro Mr. Jow
    Abraços, Benito Pepe

  38. Ana Maria Nonata Nascimento Cabral Says:

    O texto está perfeito para complementar um trabalho que iremos realizar na escola onde trabalhamos. Obrigada pela contribuição.

  39. Benito Pepe Says:

    Ok, Ana Maria! Lembre-se de citar meu Site e nome, ok?
    Boa Sorte e bom Trabalho!

    Abraços, Benito Pepe

  40. HU3 HU3 HU3 BRBR Says:

    TA UM LIXO

  41. Benito Pepe Says:

    Olá “HU3″ espero que você mande um texto legal para eu publicar, tá bom?

    Abraços, Benito Pepe

  42. Ronaldo Says:

    Olá Benito Pepe!Gostei muito de suas orientações,minhas dúvidas não são diferentes dos colegas.Estou desenvolvendo um trabalho de conclusão de curso (TCC) meu tema é Qualidade de Vida no Trabalho baseado na autoria de Bom Sucesso.Estou com dificuldade de iniciar meu trabalho se possível gostaria que me orientasse nessa parte.

    Desde de já agradeço

    obrigado!

  43. Benito Pepe Says:

    Olá Ronaldo, você pode começar com as perguntas e questionamentos que você pretende pesquisar e tentar responder…
    Abraços, Benito Pepe

  44. lise Says:

    Olá Benito! .Estou desenvolvendo um trabalho de conclusão de curso (TCC) meu tema relaçoes interpessoas.Estou com dificuldade de iniciar meu trabalho se possível gostaria que me orientasse nessa parte.

    Desde de já agradeço muito obrigada

Deixe um Comentário

Site/blog Desenvolvido por Benito Pepe no Wordpress 2008-2014.