O que dá origem ao mau humor ou ao bom humor?

Há pessoas que vivem o tempo todo aparentando mau humor, ao contrário há outras que vivem sempre de bom humor, os dois extremos são estranhos no mundo contemporâneo. O que dá origem ao mau humor ou ao bom humor?

Como podemos viver sempre de bom humor com tantos problemas e insegurança ao nosso redor? Por outro lado, como é que pode haver pessoas sempre mau humoradas? será que não amam viver? Há fatores genéticos, biológicos, hereditários, climáticos, sociais ou culturais, quando falamos em humor? Essas são algumas das questões que pretendo refletir.

Iniciemos lembrando que é bom diferenciar um “simples” mau humor de uma Distimia, aí sim é uma doença mesmo. Este é um transtorno depressivo permanente, e isso é sério e precisa de tratamento médico.

Mas quanto ao humor propriamente dito?

Deixo alguns questionamentos:

Cultura e educação influem no humor das pessoas?

Há fatores psicológicos quando se fala em Humor?

Há fatores antropológicos?

Biológicos?

O bom humor é o oposto do mal humor?

Há alguma relação espiritual, alguma conexão?

As pessoas religiosas, “crentes”, que tem a certeza e a esperança de uma outra vida, tem bom humor, vivem mais felizes?

O clima influi no humor? Quando está mais calor aumenta consideravelmente o número da criminalidade, as pessoas ficam mais irritadiças e, portanto, isso certamente influi no humor das pessoas.

Há alguma relação com as perspectivas de vida das pessoas?

Relação química-biológica?

Há questões relacionais, por que há pessoas que mantém a cara fechada na presença de outras pessoas? Um amigo me disse que só nota que está de mau humor quando chega uma pessoa perto dele.

Por fim, é bom lembrarmos que seja, químico, biológico, social ou seja lá o que for, uma coisa é certa, o humor altera e influi na aprendizagem e influi na saúde das pessoas. Então o que precisamos fazer se quisermos estar abertos ao aprendizado e ter boa e melhor saúde é procurar estar de bom humor, o contrário não serve para absolutamente nada, a não ser  para prejudicar a gente e os nossos interlocutores e colegas e familiares com os quais convivamos.

Na Itália há um ditado que diz mais ou menos assim: “se você quer conhecer o humor de uma pessoa pergunte-lhe se ela bebe vinho”.

Então, tome uma boa taça de vinho ou um bom chope com os amigos pois isso ajuda no bom humor, e viva Feliz! Chegou a uma conclusão? O que dá origem ao mau humor ou ao bom humor?

Abraços do Benito Pepe

 

5 1 Vote!
Article Rating
Se inscreva
Avise-me de

6 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Feedbacks em Linha
Ver Todos os Comentários
Carlos Santos
6 anos atrás

Olá Benito Pepe, eu acho que esta questão do humor tem pontos de genética, mas acho que tem em sua maioria, questões simples como alimentação não saudável, sono em noites mau dormidas e por aí vai… minha esposa por exemplo quando está com fome parece um mostro, depois que come fica bem feliz eheh

Benito Pepe
6 anos atrás

Olá Carlos Santos, obrigado pelo comentário. Entendo perfeitamente a tua situação e ponderação, é exatamente isso, pessoas com fome e sono e cansadas, normalmente ficam mau humoradas e até mesmo quando estão de férias e no lazer. O cansaço, a fome e o sono para o repouso devem estar sempre em dia, ou seja é preciso estar sempre bem alimentado e descansado o suficiente para as atividades sejam laborais, de lazer e de aprendizagem.

Grande abraço,
Benito Pepe

Jose maria Dias
6 anos atrás

Olá meu amigo, fiquei mau humorado procurando a pagina que costuma fazer os comentários no P C. Até que achei esta modificação, aí voltou o bom humor, pois vi que ficou mais moderno.
Bem, eu pessoalmente acho o mau humor uma falta de educação das pessoas, pois o outro não tem nada com problemas que por ventura tenha ocorrido com o mau humorado. Ele que trate de controlar o seu sistema nervoso e procure tratar bem o seu igual, ou então “”vai pescar””.
Honestamente, eu com meus 3/4 de séculos e mais alguma coisa, e meu problema de saúde, dificilmente fico mau humorado. Veja bem, se o sujeito está mau humorado por depressão, vai no SITE de Benito Pepe, que tem uma grande quantidade de anti depressivo e remédio pra mau humor. Eu quero lá saber se o Flamengo perdeu, se o Lula vai preso, se os políticos são corruptos, etc etc. Mau humor meu camarada, é falta de DEUS no coração e na mente, pois mente vazia é oficina do capeta. Os hospícios, e as casas de repouso estão cheios de pessoas que não souberam e não tiveram forças para controlar o seu mau humor. Como te falei, estou morando em Sepetiba, e qualquer hora vou marcar com você para comer uma lazanha feita pela minha italiana, no mais aquele velho abraço do amigo J.M.Dias

Benito Pepe
6 anos atrás
Responder a  Jose maria Dias

Fala meu amigo JM Dias! Estive muito atarefado e por isso não vinha respondendo aos comentários no meu Site/blog.

Mas vou voltando a ativa aos poucos hehe

Bem, esse seu comentário deve fazer alguns pensarem um pouco mais sobre o tema, muito obrigado e volte sempre.

Abraços,
Benito Pepe

Não te interessa
6 anos atrás

Mei filho , você fez tantas perguntas , e não respondeu nenhuma . Eu hein !

Benito Pepe
6 anos atrás

Caro “Não te interessa” nome estranho ehhe

Bem, nota-se claramente quando uma pessoa tem mau humor… o texto tem exatamente esse objetivo fazer perguntas e esperar os comentários… por que você não tenta responder a uma delas, que tal?

Abraço,

Benito Pepe

6
0
Deixe seu Comentário...x
Rolar para cima