A palavra Kaizen. Filosofia KaiZen – Qualidade em Melhoria Continua.

Filosofia KaiZen Qualidade em Melhoria Continua

Filosofia KaiZen e Qualidade em Melhoria Continua, a palavra de origem Japonesa Kaizen: Melhoramento Contínuo. “Hoje melhor do que ontem, amanha melhor do que hoje”, ou seja, esta palavra está ligada a Gestão da Qualidade Total, quer dizer Melhorar Sempre, Aprimoramento Contínuo.  KAI = modificar e ZEN = para melhor… Exprime uma filosofia de Vida Oriental. Da mesma maneira que o famoso 5s também tem objetivo pela busca da qualidade total e constantemente melhorada, em outras palavras um aperfeiçoamento dia a dia.

Pode-se dividir o Kaizen em duas partes, uma Técnica e outra Humana:

Técnica – Descobrir e eliminar todas as atividades que não agregam valor ao produto, ou a eliminação total dos desperdícios.

Humana – Total envolvimento de todos na empresa com a pré-disposição para mudanças e novos rumos em processos.

Pode-se dizer que o KAIZEN é uma estratégia de melhoramento que reflete um esforço constante para oferecer produtos melhores a preços menores. Nesta filosofia estão inclusas uma série de técnicas que envolvem a manutenção de máquinas, controle de tempos na produção, controle de qualidade de produtos, sugestões de funcionários, atendimento ao cliente entre outras atividades dependentes do homem, ou melhor, do relacionamento humano.

Algumas atividades como o Programa 5S e a TPM (Manutenção Total Produtiva) fazem parte da filosofia KAIZEN que busca trazer os seguintes resultados:

1) Reduzir custos;

3) Eliminar desperdícios;

4) Reduzir o tempo de troca das ferramentas;

5) Aumentar a produtividade;

6) Nivelar a produção;

7) Reduzir o transporte, entre outros.

Fazem parte da filosofia Kaisen, eliminar os desperdícios existentes na empresa, sejam em processos produtivos já existentes ou em fase de projeto (produtos novos), manutenção de máquinas ou ainda, processos administrativos. Além disso podemos lembrar o processo de Racionalização, ou seja a busca pela economia de Tempo, Custo e Esforço.

Em um processo de Sinergia busca-se a melhoria constante tanto na Qualidade como na Quantidade = Resultado.

Esta aplicação pode e deve ser feita também na vida das pessoas, na vida social, familiar e empresarial. Independentemente do objetivo financeiro imediato, uma pessoa que busca estudar, desenvolver-se constantemente, obter uma cultura geral, administrar seu tempo empresarial, familiar e social, praticar esportes, praticar seu hobby, sua religião, enfim ser um Ser Humano completo e Feliz; Estará assim obtendo o maior tesouro que podemos ter: nós mesmos e a nossa felicidade.

O tempo é o melhor indicador isolado de competitividade, nao é à toa que as pessoas do “Tio San” sempre dizem “Time is Money” (Tempo é Dinheiro). É bom lembrarmos que a questão do “tempo” como a de uma boa logística de entrega, por exemplo, pode ser um dos grandes diferenciais entre empresas. Há muita empresa que deixa seus clientes sem um cronograma de entrega bem claro. Dizem que vão entregar o produto no dia tal, mas só dizem que é em horário comercial. Hoje em dia uma empresa que consegue, através de um bom serviço de logística, precisar um horário para entregar um produto na residência do consumidor, terá um maior carinho desse cliente.

A Filosofia Kaizen está pautada na eliminação de desperdícios com base no bom senso, no uso de soluções baratas que se apóiem na motivação e criatividade dos colaboradores para melhorar a prática de seus processos.

Uma empresa, e principalmente seu pessoal, não podem ser como máquinas, que todos dias fazem exatamente as mesmas coisas. As pessoas devem buscar o seu aprimoramento constante, a cada dia devem procurar melhorar e desenvolver-se como profissional e como pessoa em si mesmo.

Esta melhoria constante deve-se dar passo a passo, sem atropelamento. “step by step” (ou uma etapa por vez). Deve-se procurar melhorar os processos dentro da empresa, tanto quanto seus recursos humanos.

Foi a partir do Sistema Toyota de Produção (STP), que ficou mundialmente conhecida a filosofia Kaizen. Este sistema de qualidade aplicado na Toyota revolucionou esta e tantas outras empresas que seguiram este conceito de gestão.

Garantir a Qualidade dos produtos e serviços, bem como um ambiente favorável a tal, faz parte da rotina gerencial.  Adotar a filosofia KAIZEN (melhorar sempre) e usar as ferramentas e metodologias voltadas para a Qualidade Total dão o tom de efetividade às ações do cotidiano. Esta deve ser certamente uma das atenções dos gerentes, executivos e todo e qualquer empreendedor.

Abraços do Benito Pepe

5 1 Vote!
Article Rating
Se inscreva
Avise-me de

19 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Feedbacks em Linha
Ver Todos os Comentários

[…]    Concentre 25% em coisas novas. Se você desejar melhorar, deve estar em constante mudança e desenvolvimento. Isso significa adentrar novas áreas. Se você dedica tempo a coisas novas relacionadas às suas áreas fortes, crescerá como líder. (busque a melhoria constante). […]

Hélio da Franca Vieira
13 anos atrás

Benito Pepe, boa tarde!
Gostei do seu artigo.
Conciso e de fácil entendimento. Na medida.
Estou pesquisando o tema para a implantação na empresa onde atuo, em Maringá-PR, de um programa voltado á Qualidade.
Teria algum parceiro aqui na região para me indicar, para uma possível contratação dos serviços?
Grato e se possível, fico no aguardo de seu retorno

Hélio da Franca Vieira
44-9143-7446

13 anos atrás

Olá Helio, obrigado pelo comentário. Infelizmente não tenho nenhuma parceria e nem parceiros na sua região, no entanto, se for do vosso interesse, podemos fazer uma palestra ou um treinamento/curso com este tema. Certamente isso já os ajudará e muito. Se for do vosso interesse entre diretamente em “contato” neste site/blog.

Abraços do Benito Pepe

13 anos atrás

Olá! Muito interessante este artigo. Na “minha” empresa também usamos o Kaizen. Trabalho num supermercado MODELO da Sonae em portugal. Agora usamos a sigla SIM ( Sistema de Implementação de Melhorias). Este artigo fez-me relembrar alguns temas e aprender outros novos.
Este é um dos artigos em que falo do kaizen:

http://a-lupa-de-alguem.blogs.sapo.pt/128998.html

13 anos atrás

Olá Caetana, obrigado pelo comentário no meu Site/blog. Também gostei do teu texto. Acho que ambos falam algo interessante sobre a filosofia KaiSen. E podem se completar ajudando aos nossos leitores que terão uma visão mais ampla do assunto…

Abraços do Benito Pepe

19
0
Deixe seu Comentário...x
Rolar para cima