Uma Cruz com um lindo céu azul ao fundo e ao lado da Cruz a inscrição 02 de novembro Finados.

Origem do dia dos Mortos, dia de Finados, 2 de Novembro

O  dia dos Mortos, é uma tradição que é milenar. Este é um dos cultos mais antigos e que esteve presente em quase todas as religiões, em especial nas mais antigas. A princípio era ligado aos cultos agrários e de fertilidade. Para os mais antigos, os mortos eram como sementes, e por isso eram enterrados com vistas à ressurreição. Vejamos a Origem do dia dos Mortos, dia de Finados, 2 de Novembro.

O binômio: morte-fertilidade, explica a primitiva celebração de Finados com banquetes perto dos túmulos. Essa associação levou o homem primitivo a implorar a proteção dos mortos para as colheitas e plantações. Na antiguidade greco-romana, o culto das almas (manes) era celebrado com o cerimonial da vegetação. Hipócrates, baseado na mesma crença, afirmou que os espíritos dos defuntos “fazem germinar e crescer as sementes”. Os hindus comemoram os mortos em plena fase da colheita, como a festa principal do período.

Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa, mas o dia de Finados só  foi oficialmente instituído pela Igreja Católica no século X e denominado, na liturgia, omnium fidelium defunctorum (“de todos os fiéis defuntos”). Com o passar do tempo, a comemoração ultrapassou seu exclusivo aspecto religioso, para revelar uma feição emotiva: a saudade de quem perdeu entes queridos. Hoje se celebra este dia dizendo: “saudades sim! tristeza não!”

Para os católicos, dizer que quando uma pessoa morre tudo acabou não é verdade. Os católicos crêem que o testemunho de vida daquele que morreu fica como luz acesa no coração de quem continua a peregrinação. Para tanto, eles acendem velas no Dia de Finados, buscando celebrar e perpetuar a luz do falecido.

A escolha da data se deu em virtude do dia de todos os santos, 1º de novembro, pois os religiosos acreditavam que todas as pessoas, ao morrerem em santidade, entram em estado de graça, mesmo não sendo canonizados.

A doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar sua posição (cf. Tobias 12,12; Jó 1,18-20; Mt 12,32 e II Macabeus 12,43-46), e se apóia em uma prática de mais de dois mil anos.

Curiosidades neste dia ou quanto a este dia:

No México, ao invés de melancolia, os mortos são homenageados com grandes festas. Isso faz com que o país receba visitas de turistas de todo mundo. Os mexicanos fazem uma verdadeira festa nesse dia e preparam um grande banquete. Segundo a tradição mexicana, nos dias 1º e 2 de novembro, Deus deixa os mortos virem visitar os seus familiares que ainda estão na Terra. Ao mesmo tempo, os mortos têm a oportunidade de comer e beber aquilo que mais gostavam. Esse é um dos motivos dos grandes banquetes preparados nas casas mexicanas no Dia de Finados.

Muitas vezes, no dia de finados, o tempo fica nublado ou chuvoso. As crenças populares dizem que isso acontece porque as lágrimas das pessoas são derramadas dos céus. Outra tradição diz que chove nesse dia porque toda a tristeza das pessoas que perderam um ente querido sobe ao céu e desce em forma de chuva para lavar toda a mágoa de quem ficou.

No Brasil e na grande maioria dos países, a celebração de Finados tem início na semana anterior, quando as pessoas vão até os cemitérios limpar as sepulturas. No Dia de Finados, também conhecido como Dia dos Mortos, as pessoas vão aos cemitérios levar flores, acender velas e rezar pelos seus entes queridos que já faleceram. Alguns também mandam rezar missas em nome dos falecidos.

Por fim, temos também que no dia de finados, quem realmente aproveita a data são os proprietários de floriculturas, que obtém até mesmo licença de suas prefeituras para montar barracas em frente aos cemitérios. Além das floriculturas, outros comerciantes também lucram com a data, como os carrinhos de lanches, as pessoas que limpam os túmulos, os vendedores de santinhos, terços e velas, e até mesmo os vendedores ambulantes de flores que ficam próximos aos cemitérios.

Bem amigo leitor,  se você é comerciante, fiel, católico, evangélico ou seja lá de qual religião for, ou mesmo se não tem religião e nem fé, ao menos  uma coisa é certa, em princípio, deve estar Vivo para estar lendo este texto…  então comemore a Vida, pois a única certeza que temos nesta vida é a Morte que nos espera. E lembremo-nos com carinho de nossos entes queridos, assim também esperamos ser lembrados.

Entendeu um pouco da Origem do dia dos Mortos, dia de Finados, 2 de Novembro? Então deixe seus comentários…

Abraços do Benito Pepe

 

Pode te interessar também:

O Tempo está Passando mais Rápido?

A Origem do Universo e da Vida…

5 1 Vote!
Article Rating
Se inscreva
Avise-me de

51 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Feedbacks em Linha
Ver Todos os Comentários
anderson leobino carlos
14 anos atrás

este tal dia dos mortos ressalta a dualidade que existe em nos ,ou seja bem e mal .por os que ja morreran tiveran a oportunidade de ver seus erros de uma maneira diferente.é um bom dia para pesquisar .

Benito Pepe
14 anos atrás

Olá Anderson, obrigado pelo comentário. Além de este dia ser um ótimo dia para pesquisar, é sem dúvida um bom dia para refletirmos a Vida e a Morte, aliás talvez nós sejamos os únicos seres neste planeta que pensamos a Morte, pensamos a pós-vida. Somos seres que pensamos o Ser. Somos seres diferentes, nós somos os estranhos neste Planeta (?)

Abraços do Benito Pepe

tamiires
14 anos atrás

muito bom o sati só que eu estou muito triste pq eu perdi um grade amigo mais que um amigo um grade irmão pra mim=(

te amo elias descanse em paz meu anjo!

Benito Pepe
14 anos atrás

Olá Tamires, meus sentimentos. Que teu amigo Elias esteja em paz.

Abraço, Benito Pepe

Antonio
14 anos atrás

Porque as pessoas acendem velas no dia de finados para os seus entes queridos falecidos?

51
0
Deixe seu Comentário...x
Rolar para cima