O Ano da Astronomia. Por que 2009 é o Ano da Astronomia

O Ano da Astronomia. Por que 2009 é o Ano da Astronomia?

O Ano Internacional da Astronomia 2009  é a celebração da ciência e em especial da própria Astronomia.

É bom relembrar algumas épocas e marcas da história da Astronomia. Em primeiro lugar a Astronomia é uma das ciências mais antigas do mundo, provavelmente a primeira de todas as ciências; a astronomia (ou a física – physis) tem um papel fundamental no inicio da filosofia no mundo ocidental que ocorre nos séculos VII e VI a.C.; e depois retoma com força e com uma particularidade especial no início da modernidade na segunda metade do milênio findado, com Copérnico, Galileu, Decartes, Isaac Newton, Giordano Bruno, kotler, entre outros; toma um novo e revolucionário fôlego na contemporaneidade com Albert Einstein e a famosa teoria da relatividade especial.

Mas por que 2009 é o ano da Astronomia?

Em 1609 tivemos uma das datas mais marcantes da história da Astronomia, foi quando pela primeira vez o homem pôde ver o céu não mais com os olhos desnudos ou seja a partir de Galileu Galilei pôde-se observar o céu com um telescópio, um instrumento que ajudou a revolucionar a ciência e em especial a Astronomia. Esse instrumento foi aperfeiçoado por Galileu, mas não foi construído por ele como alguns pensam. Galileu teve o mérito de desenvolvê-lo e principalmente de ter tido a ideia de usá-lo para ver o céu e não para observar navios ou inimigos à distância, mas um objetivo mais nobre: o Céu.

Com o telescópio, Galileu Galilei pôde observar a lua como nunca antes, viu que na Lua há montanhas e imensas crateras. Com esse instrumento óptico pode constatar que em Júpiter há 4 corpos que a circundam, são as grandes luas: Europa, Ganímedes (ou Ganimedes), Io e Calisto, mas sabe-se hoje que existem outros satélites naturais em Júpiter. Essa observação corrobora para a retomada do heliocentrismo (Copérnico 1554) com a afirmação de que se é possível haver outros corpos girando em torno de outros sem ser da própria Terra, então por que a terra não poderia também ela estar girando em torno de outro corpo como o Sol.

Passou-se desde então 400 anos de observações com instrumentos ópticos não mais olhos nus. E depois tivemos um outro número bem marcante que são os 40 anos do homem na Lua, isso mesmo, em 20 de Julho 1969 o homem pisa pela primeira vez na Lua, e como disse Neil Alden Armstrong quando deu esse 1º passo, “um pequeno passo para o homem, um gigantesco salto para a humanidade”.

Pela participação da Astronomia desde os primórdios do homem através de sua contemplação e “veneração” do céu, criação dos seus mitos e depois o nascimento da filosofia e da ciência, podemos observar que a astronomia tem um estreito relacionamento com o pensamento filosófico basta ver as inúmeras possibilidades que se dão de uma para a outra, eu vejo uma sinergia entre a Astronomia e a Filosofia (Pensamento) e vice versa.

Por esses motivos e tantos outros que dão a importância e relevância da Astronomia é que o ano de 2009 foi proclamado pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o ano internacional da Astronomia. Esses são objetivos gerais:

Difundir na sociedade uma mentalidade científica;

Fornecer uma imagem moderna da ciência e do cientista;
Promover acesso a novos conhecimentos e experiências observacionais;
Promover comunidades e clubes de Astronomia;
Promover e melhorar o ensino formal e informal da ciência;
Criar novas redes de divulgação e pesquisa e fortalecer as já existentes;

Melhorar a inclusão social na ciência, promovendo uma distribuição mais equilibrada entre os cientistas provenientes de camadas mais pobres, de mulheres e minorias raciais e sexuais.

Bem, amigo leitor então mãos à obra…

Abraços do Benito Pepe

0 0 Votos.
Article Rating
Se inscreva
Avise-me de

8 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Feedbacks em Linha
Ver Todos os Comentários
Any, Lulys, Lui e Taty
14 anos atrás

Muito legal,somos da 5a série, provavelmente usaremos na feira de ciências da nossa escola

Benito Pepe
14 anos atrás

Olá Any, Lulys, Lui e Taty, fico muito feliz que meu texto possa ajudar a vocês, se precisarem de mais alguma coisa entrem em contado, ok?

Abraços, Benito Pepe

Leticia e Thiago
14 anos atrás

Nossa.. super legal esse texto.. vou utilizar na minha feira de ideias !! Pode nee ??
Hahahaha brincadeirinha ! Beijos amei ♥
Ass: Leticia

RONALDO ! xD
Ass: Thiago

Benito Pepe
14 anos atrás

Olá Letícia e Thiago, bom trabalho para vocês!

Abraços do Benito Pepe

Haroldo M. da Silva
14 anos atrás

Muito boa a explicação! Estou estudando para prestar vestibular, certamente, se um dos assuntos redacionais for esse, tenho certeza que posso me dar muito bem! Realmente 400 anos… 40 anos… não poderia ser outro ano. Viva 2009 o ano da Astronomia!!!!

8
0
Deixe seu Comentário...x
Rolar para cima