Um Fenômeno celeste, parece a aurora boreal. O Fenômeno, a Fenomenologia e a Astronomia na Contemporaneidade.

O Fenômeno, a Fenomenologia e a Astronomia na Contemporaneidade

Assumimos agora as questões quanto ao Fenômeno a Fenomenologia e a Astronomia.

Temos como objetivo neste capítulo, esclarecer os termos e as definições de fenômeno e fenomenologia através de alguns autores desta corrente filosófica, como Husserl e principalmente Martin Heidegger; e fazer uma analogia entre o esquecimento do Ser tratado por Heidegger no seu livro: Ser e Tempo e a Astronomia ou melhor o esquecimento ou desconhecimento desta nossa origem Cósmica.

Ao falarmos de fenomenologia não poderíamos deixar de citar Edmund Husserl que foi o mestre de Heidegger e para quem este dedica o seu livro Ser e Tempo. Outros fenomenólogos mais recentes também devem ser lembrados tais como: Sartre e Merleau-Ponty.


O esquecimento do Ser mencionado por Heidegger nos proporciona mostrar um outro esquecimento análogo que é o esquecimento de nossa origem cósmica. Como sabemos a filosofia e o estudo do Ser ou ontologia, começa na Grécia antiga principalmente com os chamados pré-socráticos: aqueles autores que vieram antes de Sócrates, e que estão muitas vezes sendo retomados em nossa contemporaneidade.

 

A fenomenologia é uma das principais correntes filosóficas da contemporaneidade e portanto deve estar em evidência em nossos estudos interdisciplinares. Tomaremos também sucintamente a questão da técnica tratada por Heidegger e os desdobramentos que esta “permite” e ao mesmo tempo “des-possibilita” o lembrar-se do Céu.
Os fenomenólogos reduziram, puseram entre parênteses, abstraíram os “fenômenos” a fim de chegar na “essência” do que pretendiam analisar. Analisavam um “fenômeno” onde viam “valor”. Portanto nós também de maneira análoga o faremos, buscando o fenômeno astronomia-cosmos e nossa origem daí esquecida.

No próximo tópico procuramos definir o que é Fenômeno.

Abraços do Benito Pepe

5 1 Vote!
Article Rating
Se inscreva
Avise-me de

5 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Feedbacks em Linha
Ver Todos os Comentários
osmar bispo
15 anos atrás

Pepe meu amigo obrigado pela sua visita ao meu portal, estou te convidando para publicar um post ou varios posts ele está aberto e o convite está feito.

Anonymous
14 anos atrás

Amei!!!
Me localizei na “história da Filosofia”
Excelente Trabalho!!
Parabéns!!!

[…] Próximo tópico: O Fenômeno, A fenomenologia… […]

José Maria Dias
12 anos atrás

Olá meu caro Benito. Este trabalho é grandioso e bonito de se comentar, pois naturalmente vai-se apredendo mais um pouco de filosofia.
HEIDEGGER não pode ser exatamente classificado como filósofo da existência. Num texto de 1946 intitulado Carta sobre o Humanismo, ele explica suas relações com as filosofias da existência, mas a leitura da obra mais importante de sua primeira fase, “ser e tempo” (1927), já revela o lugar que a problemática da existência possui em sua filosofia. O fundamental para Heidegger é o sentido do ser. Essa questão está longe de ter sido posta de maneira adequada ao longo da história da filosofia, e por este motivo constitui não só o problema mais importante como tambem o mais obscuro. A compreensão do ser padece de uma confusão básica entre o ser e o ente. Quase todas as explicações filosóficas acerca do ser referem-se na verdade ao ente, de tal modo que a questão do ser está historicamente relegada ao esquecimento. o ente é um modo de ser e, portanto, o ser o determina. A finalidade última da filosofia é o esclarecimento dessa determinação. Para levar a cabo essa tarefa, precisamos esclarecer primeiro o único ente que nos é acessível tal como é em si mesmo,nós, ou o modo de ser do existente humano. Trata-se portanto de um trabaalho prévio, que não esgota a filosofia nem pode ser considerado sua finalidade principal.
Martin Heidegger nasceu na Alemanha em 1889 e estudou na Universidade de Friburgo, primeiro com Rickert e depois com Husserl, que exerceu influência decisiva sobre a primeira fase de sua atividade filosófica. em 1916 doutorou-se com uma tese sobre Duns Escoto e em 1927 publicou “ser e tempo”, em que elabora uma análise existencial a partir do método fenomenológico. Depreende-se da obra uma formação impressionantemente sólida, em especial o que se refere à filosofia grega, da qual possui uma interpretação original. Essa compreenção original da filosofia estende-se tambem à época moderna
A publicação de Ser e Tempo, em 1927, marca um desvio em relação à linha fenomenológica husserliana — o livro suscitou críticas de Husserl. Mas o método que aí é praticado na análise existencial é o fenomológico, que heidegger considera o único possivel à elucidação dos fenômenos da existência.
A existência é o modo de ser deste ente que é o homem. A elucidação fenomenológica da existência encontra uma primeira caracteristica pela qual o existente humano se destingue dos outros entes: o homem é um ente para o qual o seu próprio ser está constantemente em jogo. Isso significa que o homen não é algo definido mas algo que se defini nnum projeto sempre retomado. O homem é um ente inacabado e a sua essência cofunde-se com o seu existir, concebido como estar no mundo, ou, como expressa literalmente a palavra utilizada por Heidegger, “Dasein”, esstar-aí.
A tarefa primordial da filosofia é desvendar a estrutura da existência utilizando a fenomenologia como método hermenêutico, isto é interpretativo dos fenômenos que se pôem a descoberta na análise existencial. Para o existente humano, estar no mundo não é um acidente, mas algo que efetivamente o constitui.
Meu caro amigo, os principais dados deste comentário, foi extraído do livro história da filosofia da editora Nova Cultura. Estou indo em frente para os proximos tópicos. aguarde, e aquele abraço.

12 anos atrás

Valeu meu camarada, JM Dias, esse Livro é muito bom e de uma linguagem bem simples, continue postando seus comentários.

Abraços do Benito Pepe

5
0
Deixe seu Comentário...x
Rolar para cima