um quadro dividido de um lado em foco uma bola de árvore de Natal, do outro lado uma menina foco no seu rosto cercada por enfeites de Natal. Feliz Natal a todas as Mentes. Mas Como cada ser humano vê o Natal.

Feliz Natal a todas as Mentes. Mas Como cada ser humano vê o Natal?

Um dia desses estava refletindo quanto ao clima oposto nos dois hemisférios Terrestre. Na época do Natal, em 25 de dezembro, temos um frio intenso no hemisfério norte, enquanto há um calor imenso no “hemisfério de baixo” – o sul  do mundo. Mas Como cada ser humano vê o Natal?

A data para comemorarmos o Natal, como muitos sabem, foi definida exatamente para a época de um solstício (veja: “O que é Natal? Qual a Origem do Natal?”), desse modo temos temperaturas extremas, pois de um lado é Inverno e do outro é Verão.

Acredito que você já tenha notado que o inverno é uma ótima estação para tomarmos vinho e comermos alimentos mais calóricos, certo? Bem, na época do Natal isso serve pra você que está no hemisfério Norte, agora, pra quem está no hemisfério Sul isso não combina nem um pouco, no máximo podemos tomar vinho branco gelado e o ideal é tomarmos sucos de frutas, cerveja e muita água. Quanto ao alimento deveríamos comer frutas frescas e tropicais, diferentemente do que ocorre no norte onde se comem frutas secas, castanhas etc.

Da mesma maneira que o clima influi nos alimentos que devemos ingerir, influi em nosso estado psicológico. Quando estamos às portas de uma determinada estação nossa mente vai se adaptando e esperando o “clima” que virá em todos os sentidos. A estação que chega traz uma série de perspectivas e expectativas. Por exemplo, o verão faz lembrarmo-nos da praia, das cachoeiras, dos parques aquáticos e outros ambientes abertos, enquanto que o inverno é tempo de se agasalhar e procurar ambientes fechados e afáveis.

Assim, acredito que o clima do mundo, no sentido mesmo da temperatura, influi no psicológico e no comportamento das pessoas. As vestimentas do Papai Noel, ou Pai Natal, tem a ver com o clima frio, por outro lado, não tem nada a ver com o Verão Escaldante do Hemisfério Sul.

Acho que essa questão frio-calor na época do Natal é notada e certamente já foi pensada por muitos. O que pretendo levar à reflexão agora é como cada Mente vê o Natal, ou seja, o que se passa no coração, nas experiências e nas expectativas natalinas e pós- natalinas. E quero pensar tão somente e exclusivamente para os Cristãos do Mundo e principalmente com relação aos cristãos ocidentais, excluo portanto o mundo não cristão. (veja: É Natal… mas é para todo o Mundo?)

Quanto ao mundo Cristão há duas distinções religiosas básicas: os católicos e os evangélicos protestantes, que se dividem em mais de 33.600 denominações. Os Católicos que totalizam a metade de todos os cristãos são também Marianos, ou seja, proclamam o magnificat como está no Evangelho de Lucas 1, 39-55::

39.Naqueles dias, Maria partiu apressadamente para a região montanhosa, dirigindo-se a uma cidade de Judá. 40.Ela entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. 41.Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou de alegria em seu ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo. 42.Com voz forte, ela exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43.Como mereço que a mãe do meu Senhor venha me visitar? 44.Logo que a tua saudação ressoou nos meus ouvidos, o menino pulou de alegria no meu ventre. 45.Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!”. 46.Maria então disse (este é o Magnificat) : 47.“A minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48.porque ele olhou para a humildade de sua serva. Todas as gerações, de agora em diante, me chamarão feliz (bem Aventurada), 49.porque o Poderoso fez para mim coisas grandiosas. O seu nome é santo, 50.e sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que o temem. 51.Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os que tem planos orgulhosos no coração. 52.Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes. 53.Encheu de bens os famintos, e mandou embora os ricos de mãos vazias. 54.Acolheu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55.conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”.

Portanto a Celebração do Natal para os Católicos é também época de lembrar Maria, a propósito não há o filho sem a Mãe. Nós que somos Cristãos Deveríamos pensar na possibilidade de Deus estar nos falando através de Maria.

Relembro alguns dos pontos que foram levantados por mim quanto a esta época natalina:

  1. O “clima” no planeta e as influências naturais, tanto no psicológico, quanto nos alimentos, etc.;
  2. A definição da data do Natal para um Solstício (veja o texto: o que é Natal? Qual a origem do Natal);
  3. As diversidades de pensamentos no Mundo que em sua maioria não é cristã (veja o texto: É Natal… mas é para todo o Mundo?)
  4. Por fim a distinção nas Mentes dos Católicos e da maioria dos Evangélicos quanto a Maria. (veja o texto: Manifesto de Dresden: Maria e os protestantes) Há outros textos relacionados, você encontrará os links no final de cada texto. Boa Leitura e boa Reflexão! Espero teus comentários!

Por fim um Feliz Natal a todas as Mentes do Mundo!

Abraços do Benito Pepe

5 1 Vote!
Article Rating
Se inscreva
Avise-me de

7 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Feedbacks em Linha
Ver Todos os Comentários
Jose Maria Dias
12 anos atrás

Bom meu camarada, este não será o meu último comentário do ano, mas com certeza o derradeiro. Todos os anos quando se aproxima o mês de dezembro, a humanidade acorda do seu sono profundo, e mergulha num universo de ilusões cintilantes, com bilhões de luzes a piscar, anunciando que o natal se aproxima. Bom meu grande amigo, sobre “frio-calor” vou analisar por outro ângulo. É bem verdade que nesta época existem milhões de pessoas, que no seu “calor” humano, leva ao seu igual de alguma forma, algo para amenizar seus sofrimentos,seja de ordem física ou sentimental, e até mesmo alimentos, remédios, agasalhos e muito mais. Enquanto outros “friamente” esperam chegar esta data pensando no banquete regado a muitas comidas e bebidas, satisfazem suas voracidades, e no fim atiram os ossos do banquete aos cães, sem jamais passar por suas cabeças, e mentes entorpecidas, que naquele exato momento milhões de irmãos, principalmente crianças dariam qualquer coisa para terem o resto do resto, que foram atirados aos cães. È isto meu irmão Benito! Que os as religiões chamam de festa de confraternização, pela suposta data do nascimento do nosso Mestre? Não meu amigo,não acredito.Pois passado às comemorações e ao se apagarem os holofotes pisca-pisca. A humanidade volta a mergulhar no seu sono profundo, esquecendo-se que: o aniversariante de quem eles comemoraram,o nascimento, um dia verteu todo o seu sangue pregado em dois madeiros, por uma humanidade que fosse verdadeiramente solidária. Como já te desejei um feliz natal, agora te desejo numa data verdadeira. Um FELIZ ANO NOVO, e que 2012 seja um ano repleto de realizações e de Benção do Nosso Mestre, e de Sua Gloriosa Mão Santíssima. Um abraço do Amigo e irmão J.M.Dias.

Benito Pepe
12 anos atrás

OLá Grande JM Dias, o maior comentador do Site/blog do Benito Pepe.

Obrigado por seu lindo comentário, um tanto quanto filosofico-religioso e bem esclarecedor. Valeu! você disse bem quando fez um “trocadilho” entre os “Climas” frio e quente. Parabéns! e que continuemos firmes e fortes em 2012, espero muitos comentários teus neste ano…

Abraços, Benito Pepe

Isaac
11 anos atrás

O Natal e tantas outras festividades cristãs são plágios da cultura pagã!

11 anos atrás

É mais ou menos isso mesmo Isaac, de qualquer maneira quem for cristão pode e deve comemorar a sua fé!

Abraços, Benito Pepe

francilianny
9 anos atrás

eu amor o natal dele faz eu fica bem feliz

7
0
Deixe seu Comentário...x
Rolar para cima