A Fábula da Perereca e o Mastro

Certo dia algumas pererecas estavam tentando subir um Mastro muito alto. O Mastro era liso e escorregadio, certamente era muito difícil de ser escalado, quase impossível. Havia vários outros animais lá embaixo que gritavam para as pererecas “aventureiras”: – Ei vocês aí em cima, estão loucas? Vocês não veem que não vão conseguir subir? Desçam logo daí! Segue A Fábula da Perereca e o Mastro…

Algumas pererecas insistiram um pouco mais na escalada, outras ouvindo aqueles primeiros gritos desistiram logo. Então o “pessoal” de baixo gritava mais forte: – ei vocês aí que continuam essa loucura, desçam logo, vocês podem cair e se machucar, desistam…

Nesse segundo grito dos “animais” debaixo, outras tantas pererecas desistiram e desceram do Mastro. Depois do segundo grito de desestímulo, pouquíssimas pererecas “aventureiras” continuaram na empreitada. O “pessoal de baixo” gritava mais forte ainda: Ei vocês poucas aí que continuam essa “loucura” por que não param logo com isso e desçam daí?

Nesse momento todas desistiram e desceram, menos uma única Perereca que continuou subindo sozinha. E depois de alguns minutos, ainda que todos lá embaixo gritassem para ela parar e descer, ela continuava subindo até que alcançou o topo do Mastro.

Depois que a perereca solitária contemplou o maravilhoso visual, pois ela tinha este sentido (a visão), bem apurado, ela desceu calmamente e todos verificaram porque esta perereca não havia desistido como as demais. Sabe por quê? Esta Perereca era Surda!

Moral da Estória

Quem muito escuta os gritos dos desanimadores, se desanima também. Então se você acredita no teu sonho, não desista jamais! Certamente haverá muitos “animais” debaixo que estarão te desanimando, mas você deve permanecer Surdo para eles. Desenvolva o Sentido da Visão, pois sabemos que quando temos uma Visão Apurada e bem definida, alcançamos nossa Meta.

Há muita gente que é negativa e catastrófica, sempre achando que aquela situação não tem mais jeito. Pensam que de nada ainda fazer a sua parte corretamente, pois os outros não fazem as deles. Esse é um pensamento pequeno! Você deve sim fazer a sua parte, independentemente dos outros, não olhe pra baixo, olhe Sempre pra Cima! mire o topo do Mastro!

Não desanime como todas as demais Pererecas o fizeram desistindo da empreitada. Algumas desistiram nos primeiros gritos dos “animais”, outras no segundo grito do pessoal de Baixo.

Vamos entender algumas denominações desta fábula:

Pessoal de Baixo – serve para lembrarmos o baixo nível de algumas pessoas que são deficientes e melancólicas na empresa, só atrapalham aos que querem prosperar e alcançar o topo do Mastro.

O Topo do Mastro – é o bom desempenho no nosso trabalho, na nossa vida familiar, na nossa fé. É a busca de melhoria constante e do Sucesso!

Visão – A visão em administração é aonde você quer chegar. È o teu objetivo, o teu Sonho e é através dele que você desenvolve o Planejamento, os planos e as estratégias necessárias para que sua Visão seja alcançada.

Seja uma Perereca Surda e tenha Visão!

Abraços do Benito Pepe

Assista um trecho de um vídeo em que falo desta Fábula da Perereca e o Mastro em um Treinamento de Equipes:

5 1 Vote!
Article Rating
Se inscreva
Avise-me de

11 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Feedbacks em Linha
Ver Todos os Comentários
ANDREZZA MOTTA
12 anos atrás

olá boa tarde!!
hj é á 1º vez que entro no site de vcs, e adorei a fabula da perereca, logico,
bem explicada passo a passo , sobre o tempo, dps sobre treinamento e palestra, como sou estudante de recursos humanos, me identifiquei bem com o site
continue assim!! Parabéns

Att: Andrezza Motta

Benito Pepe
12 anos atrás
Responder a  ANDREZZA MOTTA

Olá Andrezza, obrigado pelo comentário! Volte sempre e esteja à vontade pra comentar meus textos e solicitar tirar alguma eventual dúvida, ok? Abraços do Benito Pepe

Jose Maria Dias
12 anos atrás

. Olá meu camarada, gostei muito desta fábula, você me conhece à anos, desde os tempos em que eu era uma perereca que gostava de chegar o final do mês, lá no topo das vendas de veículos da sua empresa, isto é, no topo do mastro. Hoje estou aposentado como funcionário publico federal, num concurso onde existia noventa vagas, às quais foram disputadas por cinco mil candidatos, a maioria de nível universitário,e este seu amigo perereca surdo, conseguiu se classificar. As pererecas de olho muito grande, geralmente ficam observando as pererecas surdas subirem ao topo dos maiores cargos de uma instituição, pois estas não escutam os falatórios de pererecas sem perseveranças e forças de vontade de subir na vida. Identifiquei-me muito com esta fábula. Parabéns e aquele abraço do amigo J.M.dias

Benito Pepe
12 anos atrás
Responder a  Jose Maria Dias

É mesmo meu amigo JM Dias essa fábula tem tudo a ver com você mesmo, parabéns pelo comentário!
Abraços do Benito Pepe

vilma
12 anos atrás

Olá Pepe, é a primeira vez que entrei nesse site e adorei a fábula da perereca. Bem explicada e que nos reforça como devemos agir em certos casos. Ah! também gostei da parte que fala sobre o tempo, amei, com certeza vou aplicá-lo, pois vc está certissímo, há muitos pessoas ao nosso redor querendo que a gente
fique por baixo mesmo, Abraços e parabéns.

Benito Pepe
12 anos atrás

olá Vilma! Obrigado pelo comentário. Volte sempre então, ok?

Abraços, Benito Pepe

VÍRGINA COIMBRA
11 anos atrás

Parabéns, adorei as fábulas apresentadas, já as ouvi de outra maneira. Mais foi perfeita sua colocação.

11
0
Deixe seu Comentário...x
Rolar para cima