Foto de maças. A Maça na História da Humanidade e a Qualidade Total

A Maça na História da Humanidade e a Qualidade Total

Uma fruta saborosa e saudável de cor avermelhada, mas também pode ser verde. A Maça parece transcorrer maravilhosamente pela história da humanidade. Um dia desses estava assistindo a um comercial na televisão e o anunciante me fez recordar dois momentos de altíssimo simbolismo em que a Maça aparece como protagonista imponente. Vamos ver então um pouco da Maçã na história da Humanidade e a Qualidade Total.

O primeiro é conhecido de todos os religiosos cristãos e que seguem a tradição judaica. Podemos ler na bíblia sagrada o episódio do pecado original quando Adão e Eva “comem da fruta proibida.” Essa fruta era exatamente a saborosa e saudável Maça; o segundo momento em que essa fruta aparece e de forma revolucionária na história da humanidade é quando “ela cai na cabeça” do grande físico Isaac Newton enquanto ele descansava à sombra de uma macieira. Nesse momento, Newton medita o porquê desta fruta cair, e posteriormente desenvolve a Lei da gravitação universal e as chamadas três leis de Newton. A propósito são estas leis, publicadas em 1687 na obra Principia Mathematica, que hoje em dia coloca um satélite em orbita, fez o homem chegar à Lua, e mede a física do nosso mundo, dessa maneira a mecânica clássica é fundamentada por Newton. Isso é bem diferente da lei da relatividade de Einstein que é uma lei mais universal e está fora do nosso mundo real pequenino.

Esses dois momentos: o caso do pecado original protagonizado por Adão e Eva; e o caso da relatividade de Newton, ambos foram lembrados no comercial. No entanto esses episódios me fizeram lembrar outra aparição da Maça agora na contemporaneidade e de maneira também revolucionária e extraordinária. É o caso da Apple (maça em inglês) esta imensa empresa tem muita história e é fortemente protagonizada por outro homem: o Sr Steve Jobs. (Para saber um pouco da história de Steve Jobs clique aqui)

Vamos agora fazer um paralelo entre estes três momentos da aparição da maça na história da humanidade e a relação que elas têm com a Qualidade Total. No primeiro caso, o religioso, deve-se buscar a perfeição, ou seja, a Qualidade de Vida com Deus, dessa maneira o Crente precisa obedecer aos princípios religiosos, aos dogmas e mandamentos do Divino. “Buscai a Deus em primeiro lugar e todas as coisas vos serão acrescentadas”. E buscar a Deus é obedecer aos seus mandamentos. A Maça Bíblica no Gênesis simboliza a desobediência de Adão e Eva, neste caso a quebra da busca pela Qualidade Total, o que seria a revogação da Qualidade de Vida através da não Obediência Plena a Deus. E a desobediência foi o Pecado e o pecado leva a perda de Qualidade de Vida. A Qualidade Total inclui a Qualidade de Vida. O homem que não busca desenvolver a sua Inteligência Espiritual o seu QS, não é plenamente feliz.

No segundo momento em que a Maçã aparece, com Isaac Newton e a lei da gravitação universal, temos uma das maiores revoluções que ocorrem na história da humanidade. Foi e é através dela que podemos ter a abundância de tecnologias que nos rodeiam e nos informam neste mundo totalmente globalizado de nossos dias, como é o caso da postura dos satélites em órbita do Planeta. Informação é Qualidade de Vida, quando bem administrada pelo receptor, é claro.

Por fim temos o caso de uma das maiores e mais revolucionárias empresas que já existiram: a Apple (Maça). Praticamente todos os computadores e produtos desta empresa são sinônimos de Qualidade Total. O Mac, iPod,  iPhone e iPad. Aí se incluem um dos melhores PC, Note book, computadores de mão, telefones revolucionários, leitores de livros, tablets etc. Não há dúvida quanto a Qualidade e importância desta “Maça”…

Entendemos assim que a Maçã já era há muito tempo um símbolo representativo de Qualidade Total. Portanto bom apetite e bom proveito ao “comer desta fruta”, a fruta da árvore do Conhecimento, da Verdade e da Vida. Assim pudemos ver um pouco da Maça na História da Humanidade e a Qualidade Total.

Abraços do Benito Pepe

Veja uma pequena apresentação deste tema em um Treinamento:

5 1 Vote!
Article Rating
Se inscreva
Avise-me de

11 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Feedbacks em Linha
Ver Todos os Comentários
Carlos Santos
12 anos atrás

Olá Benito Pepe, este teu texto parece que caiu do céu, aliás, para onde acho que Stive Jobs poderá ir brevemente. Você acabou de publicá-lo fazendo uma relação da maça com Adão e Eva, Isaac Newton e o nosso cérebro tecnológico Stive Jobs e o cara acaba de pedir licença da empresa que fundou, o demitiram, o recontrataram e ele fez dela a empresa de maior valor do mercado. A Apple tende a continuar sendo uma saborosa Maçã, no entanto veremos o que poderá ocorre após a saída de Stive Jobs definitivamente para as estrelas do céu de Isaac Newton, que o paraíso o possa encontrar em paz…

Benito Pepe
12 anos atrás

Olá Carlos Santos, é isso mesmo, foi uma coincidência ou intuição fantástica, eu publiquei este texto no sábado e na semana seguinte numa quarta-feira o Stive Jobs pede o seu afastamento do comando executivo da Apple, mas parece que ele vai continuar contribuindo com a empresa enquanto vai cuidando da sua saúde, ele de fato parece estar bem debilitado. Esperamos que ele ainda possa durar muito aqui neste Planeta e continuar a contribuir com sua genialidade. Gênios são controversos e este é o caso de Stive Jobs e de sua Maça…

Abraços do Benito Pepe

José Maria Dias
12 anos atrás

Olá meu camarada quanto tempo? Bem, vamos falar um pouco deste tema o qual é muito interessante. Muitas pessoas ligam a história de Adão e Eva ter cometido o pecado ao ato sexual, quando na verdade segundo as religiões, Deus quando os pôs no mundo mandou que crescessem e multiplicassem. A Bíblia diz que a serpente era mais astuta do que todas as alimárias do campo que Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse; Não comereis de toda árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, na comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. O pecado foi cometido, não pelo fato de ter comido a maçã, e sim por ter desobedecido ao Senhor Deus para não tocar na macieira, e muito menos comer o seu fruto.
Quanto à Newton. A peste assolava a Europa, espalhando morte e medo. Casa eram abandonadas, estabelecimentos comerciais cerravam sua portas, multidões tentavam fugir das regiões mais atingidas. Na Inglaterra, a Universidade de Cambridge entrou em recesso. Corria o ano de 1665, e o estudante Isaac Newton decidiu buscar refúgio em sua cidade natal. Abençoado retiro. Foi exatamente nessa época, e dentro desse panorama social tenebroso, que Newton desenvolveu a base do que viria a ser a grande revolução da física. Mais tarde, em 1687, ao publicar “ PRINCÍPIOS MATEMÁTICOS DA FILOSOFIA NATURAL” , ele consegue realizar aquilo que, segundo Pablo Rubem Mariconda, professor de filosofia da Universidade de São Paulo, é o grande objetivo da pesquisa cientifica de seu tempo: a construção de uma teoria física unificada, pela qual torna-se possível explicar todos os fenômenos da natureza. A verdade é que: assim como Adão, a história de NEWTON também começou com a MAÇÂ.
Quanto a Stive Jobs, vou resumir o comentário com uma pergunta, o que seria do nosso dia a dia se não tivéssemos o nosso Adão contemporâneo, com sua APPLE (maçã)? Agora vejamos as propriedades desta deliciosa fruta.
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Rosales
Família: Rosaceae
Gênero: Malus

INFORMAÇÕES

A árvore que produz a maçã chama-se macieira.

A maçã possui um excelente valor nutritivo, pois em sua casca encontramos a pectina que ajuda a reduzir o colesterol do sangue. Além disso, é um fruto rico em vitaminas B1, B2, niacina, ferro e fósforo.

É um fruto com propriedade adstringente, sendo excelente para a garganta e cordas vocais. É ótimo também para evitar a constipação intestinal.

As variedades mais consumidas no Brasil são: fuji, gala, red, verde, melrose e Brasil.

Cada 100 gramas de maça possui, em média, 55 calorias e 1,5 gramas de fibras.

É muito utilizada para a fabricação de sucos, doces e também da sidra (bebida alcoólica).

A polpa da maçã é branca, possuindo internamente sementes.

Cada maça pesa, em média, de 100 a 200 gramas.

É um fruto que a necessita de clima frio para se desenvolver adequadamente.

Bom meu camarada, espero ter falado dos fatos e de tudo que esta fruta proporciona. Fiquei muito tempo sem comentar pois estava com o problema de saúde um pouco abalada, aguarde mais comentários, e abraço do amigo J.M.Dias

12 anos atrás

Olá meu grande camarada JM Dias, que prazer tê-lo novamente comentando meus textos. Você sempre deixa comentários bem completos e edificantes pra quem quer saber mais, em outras palavras, você completa meus textos com muita categoria. Parabéns, felicidade e boa sorte na saúde. Esteja sempre com Deus!

Abraços do Benito Pepe

Rosane Walin
11 anos atrás

Pepe gosto de todos teus artigos, mas sinceramente vc se equivocou, na bíblia não diz que era a maça a fruta. Abco. Rosane

11
0
Deixe seu Comentário...x
Rolar para cima