Desenho mostra um professor apontando no quadro negro e um estudante levantando a mão para fazer uma pergunta. O Melhor Aprendizado é através da Prática ou da Teoria.

O Melhor Aprendizado é através da Prática ou da Teoria?

Desde jovem eu escuto as pessoas dizerem: na teoria é uma coisa na prática é outra. De fato Há duas maneiras básicas de se aprender: uma é com a prática, a outra é com a teoria. Nesse contexto podemos aprender errando e acertando, isso ocorre com a prática. A outra forma de aprender é também com os erros e acertos, no entanto agora consideramos os erros e acertos de outrem, isso ocorre através da teoria. Em outras palavras aprendermos com nossos erros (prática) e/ou com os erros dos outros (teoria). E então, o Melhor Aprendizado é através da Prática ou da Teoria? Vamos ver isso…

O esperto aprende com seus próprios erros. O sábio aprende com os erros dos outros. O virtuoso aprende com os acertos dos sábios e inova para a sua realidade. Podemos aprender no dia a dia, praticando, observando os outros fazendo, pedindo ajuda aos que já fazem tal tarefa há anos etc. Normalmente as pequenas empresas ensinam seus profissionais através da prática diária e, via de regra, com os próprios colegas de trabalho.  Quando pensamos em treinar nossos funcionários, devemos estar cientes que eles podem aprender fazendo, com acertos e erros. Mas podemos também lembrar que se eles experimentarem um treinamento, poderão somar à sua prática uma teoria que nada mais é do que o conhecimento de outros que expõem seus erros e acertos em uma apresentação apurada em vários livros.

A teoria é a soma de experiências vividas por várias pessoas que desenvolveram e acrescentaram conhecimento a uma tarefa, a uma rotina, a uma função, a uma atividade. Lembremos da famosa frase de Isaac Newton: “se alcancei patamares tão elevados, foi porque me apoiei sobre os ombros de gigantes”. Isaac Newton queria dizer com isso que foi através de suas leituras e seus exaustivos estudos que ele pode chegar aonde chegou. Em outras palavras a soma de teorias lhe proporcionou uma prática que até então nunca fora imaginada na história da humanidade.

Podemos lembrar também alguns dos grandes executivos da história recente, por exemplo, Jack Welch, nomeado presidente da GE, e que foi considerado o executivo do século XX. Ele defendia e praticava um aprendizado constante e alinhava teoria à pratica. Veja alguns dos seus pensamentos:

– Controle seu destino antes que alguém o faça.

– Encare a realidade como ela é, não como ela era ou como você gostaria que ela fosse.

– Seja gentil com todas as pessoas.

– Não gerencie, lidere.

– Mude antes de ser obrigado a mudar.

– Se não tiver uma vantagem competitiva, não entre na competição.

Bem, estes pensamentos podem ser experimentados por nós através de nossas práticas diárias ou através de nossa meditação e reflexão. A teoria é uma prática que já foi experimentada. Então, qual aprendizado você prefere? Acho interessante alinhar teoria à prática e não pensar só em uma. A prática sem a Teoria é egocentrismo, achar que somos todo poderoso e não precisamos aprender com os outros. E a Teoria sem a prática é em vão, aprender e não praticar é o mesmo que ler um bom livro de culinária, aprender excelentes pratos, mas nunca ir á cozinha prepará-los.

Não obstante ao exposto acima, é bom lembrarmos que há funções que na grande maioria das vezes se aprende mesmo é na prática e no dia a dia. Mas quando se fala em funções de maior nível intelectual, é claro que a teoria é fundamental.

Abraços do Benito Pepe

5 1 Vote!
Article Rating
Se inscreva
Avise-me de

19 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Feedbacks em Linha
Ver Todos os Comentários
José Maria Dias
13 anos atrás

Olá professor. Uma das sabedorias mais práticas e populares que para mim existe è unir o útil ao agradável. Aqui no Brasil, leva-se mais ou menos entre 18 a 20 anos para fabricar-se um técnico em especialidades diferentes. O governo prega aos quatro ventos que suas escolas técnicas são altamente qualificadas, o jovem estuda, se forma, coloca o diploma debaixo dos braços e sai à procura de emprego feliz da vida, pois está formado. Começa aí sua decepção, pois a primeira exigência das empresas são os famigerados dois anos de carteira assinada. Desiludido, sua primeira providência é um local para um estágio naquilo em que se formou, na maioria das vezes muito mal remunerado tanto que o salário não dá sequer para cobrir as despesas de ida e volta ao trabalho. Teoricamente o jovem já esta preparado, mas na prática ele vai ver que: o que aprendeu na teoria é simplesmente um conjunto de conhecimento, os quais passam a depender muito da sua reflexão, para chegar a um plano concreto. A teoria ele aprendeu na escola, e a prática irá aprender no decorrer do exercício da profissão, cujos professores passam a ser, seus próprios colegas de trabalhos, chefes, supervisores etc. Os acertos e erros certamente vão acontecer, cabe ao jovem vigiar os trabalhos dos mais experientes, para ir se aprimorando, para chegar a perfeição naquilo que se especializou. E ter sempre em mente que, segundo os sábios, o homem perfeito é aquele que sabe, mas pergunta se está certo. Ora, se ele, o jovem já sabe na teoria, vá ao mais antigo na prática e pergunte se aquilo que vai fazer é o correto, aí ele aprende duas vezes. A verdade é que, na prática o sujeito aprende a executar a tarefa, e na teoria ele aprende a pensar em executar a tarefa. Logicamente se ele unir o útil ao agradável, sem dúvida alguma, tudo se tornará mais fácil para alcançar seu objetivo.
Mais uma vez aquele abraço do amigo Dias.

13 anos atrás

Mais uma vez, VALEU!!, Valeu meu camarada Dias, sábias palavras de um homem que tem um vasta experiência de vida, tanto na Academia quanto na Prática. Obrigado meu amigo você está colaborando demasiado positivamente em meu Site/blog. E, certamente, está ajudando a muitas pessoas que lêem teus comentários.

Abraços do Benito Pepe

Marta Batista
13 anos atrás

Adorei conhecer seu trabalho,vc é uma pessoa muito inteligente,eu estou na luta para conseguir meu espaço no mercado de trabalho e seus conselhos são muito bem vindos para mim.Costumo dizer que sei muito pouco,tenho pouca experiência,mas tenho uma vontade enorme de vencer,e muita vontade de aprender.

13 anos atrás

Olá Maria Batista, obrigado pelo carinhoso comentário! Inteligente é você que está pronta e aberta para conhecer e aprender. Ninguém sabe tudo, sempre temos o que aprender, portanto esteja certa que você tem com o que contribuir aqui mesmo no meu Site/blog. Visite outros textos e deixe seus comentários à vontade, ok?

Abraços do Benito Pepe

Gilson
13 anos atrás

Lí no jornal INFOCO (recebido em ROCHA MIRANDA ) , PRÁTICA OU TEORIA , muito legal , eu tive um professor na faculdade que quando reclamavamos da muita teoria ele dizia :

” nada tão prático como uma boa teoria ”

Um grande abraço e feliz 2011
Gilson

19
0
Deixe seu Comentário...x
Rolar para cima