Uma moça saltando e dobrando as pernas um paço de frevo. Quando é o Carnaval e quando é definida essa data?

Carnaval, quando é? Como é definida essa data?

Texto Atualizado em 2024…

Quando é o Carnaval e Como é definida essa data?

Estas são as perguntas que surgem todos os anos: Quando é o Carnaval e Como é definida essa data? Por que surgiu o Carnaval?

Atualizado para 2024!

Bem em 2024 a 3ª feira de Carnaval é dia 13 Fevereiro ou seja 6ª feira logo no dia 09 de Fevereiro começa a festa…. Mas os blocos de rua começam antes…

Veja como é definida esta data:

Mais um carnaval que vem passando, e todo ano surge a mesma pergunta: quando é o carnaval este ano? Este fato ocorre porque o Carnaval é uma das festividades que tem a sua data móvel, então como é definida a data do carnaval? A data do Carnaval é definida a partir da marcação da data da Páscoa que logicamente também tem sua data móvel.

Para se calcular a data da Páscoa é fácil, basta sabermos quando será o primeiro domingo após a Lua Cheia que vem depois do dia “21 de março”, que é quando temos o equinócio de outono no hemisfério sul ou equinócio de primavera no hemisfério norte. Já falamos aqui sobre o equinócio, veja este link.

Depois de marcar a data da Páscoa (o Domingo) é só retroceder “47 dias” e teremos a 3ªf. de carnaval o dia para nos “despedirmos da carne”. Até este dia a “carne vale”, Carnaval… depois façamos uma abstinência de 47 dias, é a “quaresma”. Na verdade a quaresma (40 dias), acaba uma semana antes do domingo da Páscoa, ou seja no Domingo de Ramos, que foi quando Jesus chegou em Jerusalém a fim de comemorar a Páscoa Judaica com seus correligionários judeus.

Domingo de Ramos – Semana Santa

A partir desse domingo, chamado domingo de ramos, pois o povo saldou a Jesus com Ramos, provavelmente de Palmeiras, começa a Semana Santa a famosa semana em que Jesus fica em Jerusalém com seus apóstolos, faz a Santa Ceia, celebrando a Páscoa Judaica e depois é pego e crucificado, morto e sepultado e Ressuscita  no Domingo de Páscoa.

Com relação a Origem do Carnaval, como ele surgiu e outros dados mais sobre o carnaval, visite meu texto >> O que é  carnaval, qual é a origem do carnaval?

Um exemplo do ano de 2024:

/// Em 2024 ///

No ano de 2024 o carnaval caiu em 13 de fevereiro. Este é o dia do carnaval, uma terça feira, como sempre. Mas na prática o carnaval começa bem antes e continua depois… os dias mais intensos e que são considerados feriados para a maioria das pessoas é desde 6ªf. à noite, neste ano é o dia 09 de fevereiro e vai até 4ªf. de cinzas dia 14 de fevereiro (em 2024) as 12:00 hs.

O Domingo de Páscoa no ano de 2024 é em 31 de Março, que é o primeiro domingo depois da Lua Cheia após o dia 21 de março. Se você retroceder 47 dias chegará na 3ª f. de Carnaval que é dia 13 de fevereiro. (40 dias é desde o Domingo de Ramos)

Com relação a Origem do Carnaval, como ele surgiu e outros dados mais sobre o carnaval, visite meu texto >> O que é  carnaval, qual é a origem do carnaval?

Abraços do Benito Pepe

5 1 Vote!
Article Rating
Se inscreva
Avise-me de

47 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Feedbacks em Linha
Ver Todos os Comentários

[…] Relatividade Religião Tempo Thauma Universo Vida Visão Geral Links Feed – Benito PepeCarnaval, quando é? Como é definida essa data? Por que surgiu o Carnaval?Material Escolar, Livros e AcessóriosA Importância do Treinamento. Treinar pra que?Os Brancos, […]

Giovana Mascarenhas
14 anos atrás

Boa Tarde!
Achei mto interessante o seu site. Não conhecia; gostei mto. Assuntos interessantes expostos de forma clara e fácil.
Parabéns!
Giovana – Sete Lagoas MG

Benito Pepe
14 anos atrás

Olá Giovana, obrigado pelo comentário gracioso!! São comentários como os teus que nos incentivam a continuar produzindo bons textos e pesquisas de tal forma que enriqueçam nossos conhecimentos, tanto os meus como os dos amigos leitores.

Abraços do Benito Pepe, volte sempre, comente os artigos que você leu, ok?

isabela
14 anos atrás

eu acho isso muiiiitooooo legal….

José Maria Dias
13 anos atrás

Caro Benito: O carnaval já foi uma festa até certo ponto romântica, vejamos;Nos salões repletos de foliões, o pierrô tentava conquistar a colombina o sheik cortejava a odalisca,o jato de lança perfume era lançado na pessoa desejada, assim como os confetes e serpentinas, as proprias músicas carnavalesca tinha o seu tom romântico na melodia e na letra. Hoje infelizmente o carnaval passou a ser uma festa de orgía,profana e cheia de luxúria.Quando acende-se os refletores coloridos no domingo, o sujeito já está travestido de plumas,paêtes e penas coloridas pronto para a viagem ilusória de três dias, causada por um mundo de alucinogenos.Quando no alvorecer da quarta feira, que são apagados os refletores coloridos, o sujeito já vencido pelo cansaço, dorme em qualquer lugar, e quando acorda, que olha em seu derredor so avista cinzas,cinzas de uma ilusão, que se foi junto com o carnaval, e se tinha alguma frustração ela volta a ser realidade, em fim é tudo cinzas. E as jovens, passado alguns dias descobrem que esperam um filho do carnaval, e que o pai tambem virou cinzas.Dizem que o carnaval é uma festa do diabo, eu não sei, só sei que tudo que existe é permitido por DEUS, e o carnaval não é diferente, agora o arbitrio das consequências cada um que aguente. É esta meu amigo a minha opinião.

47
0
Deixe seu Comentário...x
Rolar para cima