Flores coloridas. Primavera a estação das Flores

Primavera a estação das Flores

Todos os anos há quem espere ansiosamente por esta bela estação, há quem diga que é a mais bela de todas as quatro estações, nesta época do ano não temos mais o frio intenso do Inverno e ainda não temos o calor do Verão, há um clima ameno, agradável, e acima de tudo florido, a Primavera é a estação das Flores… É mesmo lindo poder apreciar as flores e o verde dos jardins e das montanhas que ressurgem depois de “congelarem”, é como se o tempo tivesse parado e agora voltado a surgir juntamente com a Vida que estava adormecida ou mesmo “Morta”.

Primavera a estação das Flores

Esta é a  estação do equinócio, como também o é a do Outono. Ambas precedem aos extremos climáticos do planeta, uma ao Inverno, outra ao Verão. Uma, ao intenso frio. A outra, ao intenso calor. O Equinócio é o momento do ano em que o dia dura exatamente o mesmo tempo que a noite, ou seja “12 horas”, isso colabora para termos um clima moderado e agradável. Neste momento do ano que no hemisfério Sul começa em 22 ou 23 de Setembro e vai até  21 ou 22  de Dezembro, e no hemisfério Norte começa em 20 ou 21 de Março e vai até 21 ou 22 junho, temos o Sol mais “próximo do equador”. Quem está nos trópicos  ou mais para os polos sul ou norte, pode sentir melhor as estações do ano e nesse momento há uma amenidade intermediária ao extremo clima.

Prima Vera… Prima Vera… é como muitos brincam chamando essa estação, como se chamassem a sua amada Prima Vera para brincar… Aliás é um lindo momento para brincar pois se pode ficar exposto ao belo clima em um parque, em uma floresta urbana, como é o caso da “Floresta da Tijuca” no Rio de Janeiro, a maior floresta dentro de uma cidade em todo o Planeta Terra,  a propósito o Rio de Janeiro oferece uma diversidade imensa de lugares naturais com excelente clima nesta época do ano, são parques, praias, bosques, praças, além de diversas florestas e “parques nacionais” em reservas. Portanto se você está em um ponto do planeta que pode aproveitar essa estação do equinócio, seja a primavera do Sul ou o Outono do Norte, aproveite! ela dura pouco…

Quando começa a  estação da Primavera o dia é idêntico à noite, porém a cada dia que passa o dia vai ficando mais longo e a noite mais curta, dessa maneira vamos tendo mais tempo de sol a cada dia até culminarmos com o dia mais longo do ano no Verão, aí teremos o Solstício e o Sol começa a “retornar novamente” até chegar outra vez no outro equinócio, mas agora o de outono e aí vai o processo contrário o dia vai ficando mais curto e a noite mais longa até culminar com a noite mais longa do ano, chegamos no Inverno.

A natureza é linda, nossa viagem nessa Nave espacial também o é, vivamos as estações do ano. Viva a Primavera!!

Curiosidades e informações quanto à Primavera

Neste momento do equinócio pode-se observar com fidelidade os pontos cardeais, sabendo-se que o sol nasce exatamente no ponto Leste e se põe no Oeste localiza-se com precisão o Norte e o Sul. Mas, como vimos, isso só ocorre neste dia, depois o sol vai se dirigindo para o Sul. Dependendo do hemisfério em que nos encontramos teremos uma perspectiva diferente. Se estivermos no Sul observamos o sol vindo em nossa direção se estamos no Norte observamos o sol indo “embora”.

A palavra equinócio vem do Latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa “noites iguais”, ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo.

A primavera é o início da reprodução de muitas espécies vegetais e animais, muitos pássaros “namoram” nessa época.

Veja algumas das plantas que tem destaque nessa época do ano: rosa, girassol, margaridinha, orquídea, jasmim, hortênsia, helicônia, alamanda, clívia, gérbera, hibisco, gazânia, jasmim-estrela, lágrima-de-cristo, boca-de-leão, crisântemo, frésia, estefânia, narciso, violeta, dedaleira, dama-da-noite.

Aproveite para visitar as cidades serranas é lindo!! A propósito gostou do texto Primavera a estação das Flores ? então deixe seus comentários…

Abraços do Benito Pepe e lindas flores para você.

Veja os textos:

O Homem e a Natureza; uma Dádiva? Um Acaso? E o Ocaso?

A Nave espacial chamada terra…

5 1 Vote!
Article Rating
Se inscreva
Avise-me de

27 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Feedbacks em Linha
Ver Todos os Comentários

[…] Tempo Thauma Trabalho Universo Vida Visão Geral Links comerciais Feed – Benito PepePrimavera a estação das FloresA Física de AristótelesA Física e a Astronomia de Aristóteles – uma visão geralDia da […]

lourdes
14 anos atrás

Gostei muito, estou copiando para comentar sobre a primavera num encontro de idosos, na secretaria de idosos em Cabo Frio. Obrigada abraço Lourdes

Benito Pepe
14 anos atrás

Olá Lurdes, fico feliz que meu texto vá te ajudar e será útil para nossos amigos mais experientes de vida. Se você quiser, leia outros textos meus e se você achar algum tema que seja útil para eu apresentar para algum grupo, pode contar comigo terei o maior prazer em fazê-lo.

Abraços do Benito Pepe

[…] O homem naturalmente observou que o Sol aparece em um ponto do Céu (leste) vai “subindo” até o ponto mais alto do Céu (zênite) e vai embora em outro ponto do Céu (oeste), dessa maneira se dá o dia e a noite. Notou-se que a Lua vai mudando de fase durante o transcorrer dos dias, assim passaram a chamar de mês cada vez que a lua completasse uma nova fase, isso se dá em mais ou menos  29 dias e 12 horas.  Observaram também que a cada dia o Sol “nascia” em um ponto um pouquinho diferente do anterior “caminhando” mais para o Norte ou para o Sul, e verificaram que quando o Sol nascia em determinado ponto, estavam em uma certa estação do ano: Verão, Outono, Inverno ou Primavera. […]

[…] Para se calcular a data da Páscoa é fácil, basta sabermos quando será o primeiro domingo após a Lua Cheia que vem depois do dia “21 de março”, que é quando temos o equinócio de outono no hemisfério sul ou equinócio de primavera no hemisfério norte. Já falamos aqui sobre o equinócio, veja este link. […]

27
0
Deixe seu Comentário...x
Rolar para cima