Imagem ilustrativa de Einstein e o Planeta Terra ao fundo

Relatividade geral e a confirmação da Teoria

As aplicações da relatividade restrita são múltiplas, da fissão nuclear à metrologia. Depois de um início difícil, a Relatividade Geral foi comprovada pela experiência e tornou-se uma ferramenta de medição em astrofísica. Vejamos então a Relatividade geral e a confirmação da Teoria

Continuando o texto sobre Einstein…

A principal limitação da relatividade especial era sua aplicação restrita a sistemas de referência inerciais, de velocidade retilínea e constante em relação uns aos outros. A generalização das hipóteses da relatividade restrita ampliou o princípio da invariabilidade das leis da natureza a qualquer sistema, inclusive os de tipo não inercial ou dotados de uma aceleração ou velocidade variável com relação aos sistemas inerciais.

Campos gravitacionais

O objetivo de Einstein, com a globalização dos postulados relativistas, foi desenvolver um modelo de campo gravitacional no qual definiu as características dos sistemas cinemáticos e dinâmicos em condições próximas ao limite da velocidade da luz. As ideias de Einstein foram enriquecidas por trabalhos de Hermann Bondi, Sir Fred Hoyle, Thomas Gold e Ernest Pascual Jordan.

A Confirmação da teoria

As hipóteses de Einstein, apesar de sua brilhante demonstração teórica, só alcançaram pleno reconhecimento internacional depois do surgimento de provas experimentais de sua validade. Entre os principais resultados que apoiaram as hipóteses relativistas se incluem: a explicação das anomalias observadas desde o século XIX nas órbitas do planeta Mercúrio, mediante a inclusão do conceito de campo gravitacional relativista, no qual a trajetória da luz se curva na presença de fortes campos gravitacionais; a interpretação dos fenômenos das partículas atômicas lançadas em alta velocidade no interior de aceleradores como ciclotrons e similares; e a construção de teorias cosmológicas da estrutura de sistemas galáticos e estelares e da forma e origem do universo.

Sem dúvida o maior triunfo e o que lhe acarretou fama em 1919 foi quando durante um eclipse solar possibilitou-se observações e fotografias que comprovaram os efeitos da curvatura do espaço ao se constatar que a luz vinda das “estrelas próximas” curvava-se, ou seja, as estrelas  “não estavam” onde se pensava que elas estariam como ocorre sem o efeito da gravidade do Sol. Um dos locais de onde foram feitas essas observações foi na cidade de Sobral, no Ceará, Brasil. Para o Brasil enviou-se uma equipe inglesa de cientistas astrônomos, desta maneira este país teve uma participação na confirmação da teoria de Einstein por ser um dos locais de onde se puderam observar aquele eclipse, lembrando que essas observações ocorreram em  diversos pontos do Planeta.

As equações de Einstein permitiram prever a conversão de matéria em energia nos reatores e bombas nucleares. Nos últimos anos do século XX, outras previsões de Einstein na teoria da relatividade geral eram ainda objeto de pesquisa. Entre essas previsões se incluem a existência de ondas gravitacionais e dos buracos negros, objetos formados pelo colapso de estrelas de grande massa, dos quais nem a luz conseguiria escapar. Em maio de 1994, o telescópio espacial americano Hubble detectou pela primeira vez um objeto que correspondia às características de um buraco negro superdenso, situado a cinqüenta milhões de anos-luz da Terra, na galáxia gigante M87.

Como podemos observar as consequências e confirmações da teoria da relatividade ainda estão em estudo, e alguns dos postulados por Einstein, da mesma maneira,  poderão ser confirmados no futuro, isso demonstra a grandeza do grande físico e pensador do século XX.

No próximo tópico concluímos falando da importância da relação: “tempo-espaço”.

Abraços do Benito Pepe

Bibliografia

SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL, Gênios da Ciência – Einstein.

ENCICLOPÉDIA, Barsa. Rio de Janeiro – São Paulo: Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações.

0 0 Votos.
Article Rating
Se inscreva
Avise-me de

1 Comentário
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Feedbacks em Linha
Ver Todos os Comentários

[…] Currículo A Bomba Atômica, a Teoria da Relatividade e o Pacifismo buscado por Einstein Relatividade geral e a confirmação da Teoria […]

1
0
Deixe seu Comentário...x
Rolar para cima