Filósofos Gregos. Platão uma Visão Geral de sua Vida

Platão, uma visão geral de sua obra e doutrina

Apresentarei agora algumas postagens falando um pouco da vida, obra e doutrina de Platão. Começo com um Comentário Inicial; sigo com uma pequena biografia de Platão e a divisão de sua obra; concluo falando da doutrina de Platão. Sigamos então com Platão, uma visão geral de sua obra e doutrina.

Comentários Iniciais

É importante destacar que Platão viveu em uma época especial por volta de 450 a.C. ele viveu no lugar certo e na época certa. Isso significa que as condições na Grécia naquela época eram favoráveis e propiciaram  o desenvolvimento de um pensamento até então inimaginável em seu conjunto.

O verdadeiro nome de Platão era Arístocles mas recebeu o apelido de “Platão o que quer dizer em grego “de ombros largos” isso devido a sua constituição física robusta.

Na época de Platão a Grécia passava por um momento político e cultural que poderíamos dizer ter sido excelente e singular, talvez um dos melhores momentos da Grécia. Nessa época a Grécia dominava os mares, mantinha um império de vasto território, e decidia seu destino democraticamente o que favorecia aos debates, ou seja, havia um  ambiente fértil para a filosofia.

Tanto Platão como Aristóteles um dos seus principais discípulos, constituíram Escolas no mais amplo dos sentidos, Platão cria a Academia, e Aristóteles o Liceu. Sendo a Academia de Platão considerada como a primeira universidade do mundo, fundada em 387 a.C. e que permaneceu por mais de longos 800 anos, foi fechada pelos romanos que adotaram o cristianismo e achavam que a Academia poderia ser uma ameaça a essa “nova” religião.

Esta Escola de Platão chamava-se Academia pelo fato de ter sido fundada nos jardins do herói Akademos, era uma área arborizada e banhada por fontes. Além desse parque, Platão adquiriu outro para os alojamentos dos estudantes. A academia permaneceu nesta área até o século 1 a.C. quando foi transferida para o interior da cidade.

A questão do Conhecimento

Uma das questões fundamentais da filosofia de Platão se dá justamente quanto à problemática do conhecimento. E neste campo Marcondes (2005) nos lembra que aparecem questões como:

  1. A questão da  possibilidade do conhecimento – é possível conhecer a realidade, o mundo tal como ele é?
  2. A questão do método: como é possível esse conhecimento? Ou seja, como se justifica uma determinada pretensão ao conhecimento como legítima, verdadeira?
  3. A questão dos instrumentos do conhecimento: os sentidos e a razão.
  4. a questão do objeto do conhecimento: o mundo material ou a realidade superior, de natureza inteligível, a realidade mutável e perecível ou a essência eterna e imutável?

Platão é Autor de vasta obra filosófica, preocupou-se com o conhecimento das verdades essenciais que determinam a realidade e, a partir disso, estabeleceu os princípios éticos que devem nortear o mundo social. Seu pensamento foi absorvido pelo cristianismo primitivo e, junto com seu mestre Sócrates e o discípulo Aristóteles, lançou os alicerces sobre os quais se assentariam as bases de toda a filosofia ocidental, e porque não dizer de grande parte da cultura e do modo de pensar desse chamado mundo ocidental.

Posteriormente comentarei um pouco sobre essa questão epistemológica em Platão.

Espero que esteja apreciando Platão, uma visão geral de sua obra e doutrina.

Abraço do Benito Pepe

Seus comentários serão bem vindos…

Próximo tópico:

Pequena Biografia de Platão

 

Referência bibliográfica

MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. 9.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

5 1 Vote!
Article Rating
Se inscreva
Avise-me de

14 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Feedbacks em Linha
Ver Todos os Comentários

[…] Currículo Platão, uma visão geral de sua obra e doutrina […]

14 anos atrás

[…] Continuando o texto: “Platão uma Visão geral de sua obra e doutrina” […]

14 anos atrás

[…] Continuando o texto: “Platão uma Visão Geral de sua Obra e Doutrina“ […]

Taci
14 anos atrás

bem..eu estava procurando mais ideias para fazer uma relação com a alegoria da caverna a linha dividida e a questão do sol como fonte simbólica de um princípio(bem) q possibilitaria o conhecimento..e acabei te conhecendo e simpatizando com as suas idéias.Espero q possamos debater algumas questões algum dia por email ou mesmo msn.
haa..eu sou do RS!

abraços, Taci

Benito Pepe
14 anos atrás

Olá Taci, fico feliz que tenha gostado do meu site/blog, me siga no Twitter ou assine para receber as novidades (novas postagens) no teu e-mail (é grátis hehe)

Estou pensando em escrever brevemente sobre a linha dividida.

Abraços do Benito Pepe

14
0
Deixe seu Comentário...x
Rolar para cima