Pessoas unidos em círculos de mãos dadas demonstram o Relacionamento Interpessoal no Ambiente de Trabalho.

Ambiente de trabalho e as relações interpessoais

Esta é uma adaptação de um texto que fiz na minha pós-graduação em Administração. Aqui o apresento de forma reduzida. Você poderá ver este trabalho de forma mais completa através do texto: Ambiente de Trabalho nas Pequenas Empresas e o Endomarketing (Marketing Interno)

1.1. Introdução

O ambiente reflete no ser humano?

Bem, podemos, por exemplo, observar um shopping Center e a maneira como as pessoas normalmente se comportam quando estão lá dentro. A limpeza, o clima, a decoração, as pessoas bem vestidas ou não, fazem com que ajamos de certa maneira. Podemos também ir à praia e veremos como as pessoas estão se comportando, ou em uma igreja, um clube, uma noitada ou em um casamento formal. Poderíamos dar tantos outros exemplos. Mas é claro que não seria só o tipo do ambiente que poderia influir em nosso comportamento; também deve influenciar a forma em que o ambiente é moldado, decorado, o tipo de roupa permitido, a climatização, o visual, as cores das paredes, flores no ambiente, obras de arte, quadros, conforto em geral, entre tantos outros fatores.

Portanto podemos supor que o ambiente de trabalho também deve influir no comportamento das pessoas e, por conseguinte influenciar nas relações interpessoais e supostamente nos resultados das empresas em todos os sentidos.

Pode-se observar historicamente uma grande evolução no ambiente de trabalho desde a revolução industrial até o final do século XX. E quais serão as perspectivas para o século XXI?

Temos que relembrar que já estamos no século XXI, assim sendo, já não seria hora de questionar alguns paradigmas quanto aos ambientes de trabalho? Muito bem! Sabe-se que muitos já pensaram nisso, porém não há trabalhos significativos neste campo. Ao se pensar nisso decidiu-se elaborar um projeto de pesquisa onde se buscará demonstrar que muitos aspectos e formas no ambiente de trabalho já podem e devem ir modificando-se. O ideal poderia ser o nosso ambiente de trabalho tornar-se a extensão de nossa casa e muitas vezes será a nossa própria casa ou como se assim fosse.

Como que o ambiente de trabalho pode influir ou não nos relacionamentos interpessoais?

2.1. Motivação ou Não, Causada pelo Ambiente de Trabalho

É sabido que o ser humano é fruto do meio em que vive e que é gerido por necessidades básicas que os podem motivar ou não, são elas: necessidades fisiológicas como: alimentação, sono, atividades física, satisfação sexual etc; necessidades psicológicas como: segurança íntima, participação, autoconfiança e afeição; necessidades de auto realização como: impulso para realizar o próprio potencial, e estar em contínuo auto desenvolvimento. Estas necessidades não satisfeitas também são motivadoras de comportamento, podendo levar a: desorganização de comportamento; agressividade; reações emocionais; alienação e apatia.

Segundo Chiavenato (2000)

A motivação se refere ao comportamento que é causado por necessidades dentro do indivíduo e que é dirigido em direção aos objetivos que possam satisfazer essas necessidades. (p.161)

Também segundo Chiavenato (2000)

O homem é considerado um animal dotado de necessidades que se alternam ou se sucedem conjunta ou isoladamente. Satisfeita uma necessidade surge outra em seu lugar e, assim por diante, contínua e infinitamente. As necessidades motivam o comportamento humano dando-lhe direção e conteúdo. (p.128).

Como se pode verificar supõe-se que os relacionamentos interpessoais dependerão das realizações e satisfações das necessidades individuais, mas também se pode verificar que muitas vezes os homens se comportam de forma dualista.

Segundo Chiavenato (2000)

O homem se caracteriza por um padrão dual de comportamento: tanto pode cooperar como pode competir com os outros. Coopera quando os seus objetivos individuais somente podem ser alcançados através do esforço comum coletivo. Compete quando seus objetivos são disputados e pretendidos por outros.(p.128)


2.2. Influência do Ambiente

Não se pode exigir resultados de uma equipe se esta não tiver um mínimo de comodidade e de condições para realizar suas necessidades básicas. Mas se acredita que quanto melhor e mais bem atendidas estas necessidades tanto melhor será o desempenho de uma equipe. O ambiente de trabalho é constituído de duas partes distintas: a física (instalações, móveis, decoração etc) e a social (as pessoas que o habitam).

Segundo Magalhães (1990)

…influem no conforto social. Evidentemente, se tais elementos forem precários, ninguém trabalhará com moral elevado. Conforme a natureza do trabalho, exigir-se-á uma luminosidade, uma temperatura, um grau de umidade diferente, o que também deverá estar de acordo com a região onde se trabalha e a época do ano. (p. 51)

No próximo tópico: Relações Interpessoais e Qualidade de Vida no Trabalho

Abraços do Benito Pepe

5 3 Votos.
Article Rating
Se inscreva
Avise-me de

49 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Feedbacks em Linha
Ver Todos os Comentários
Walter
14 anos atrás

Boa noite

Meu caro Benito, estou realizando um trabalho para faculdade, estou cursando Administração, e o assunto abordado no seu artigo “Ambiente de trabalho e as relações interpessoais”, é exatamente o que procurava, porém preciso de informações sobre alguns autores citados, Magalhães e Bom Sucesso.
Preciso destas informações até a próxima quinta-feira, caso você possa me ajudar, ficarei agradecido, uma vez que o prazo de entrega do trabalho é para a próxima segunda-feira.

Um forte abraço.

Obrigado,

Benito Pepe
14 anos atrás

Olá Caro colega Walter, obrigado pelo questionamento. Tomei a liberdade de publicá-lo no meu site devido ter havido outras pessoas com a mesma pergunta que a tua.

Então vamos ver quem são esses autores:

Bom Sucesso. Edina de Paula Bom Sucesso, é psicóloga com Mestrado em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais e especialista em Diagnóstico Organizacional pelo Centro de Treinamento de Yokohama, no Japão. Participou da Missão de Educadores Brasileiros para a Qualidade na Educação na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Presta consultoria a várias empresas públicas e privadas nas áreas de desenvolvimento Organizacional, Formação de Consultores, desenvolvimento de Líderes, Diagnóstico de Clima e de Perfil Gerencial e Desenvolvimento de Equipes de Trabalho. É diretora da ERGON Consultoria e Educação Continuada e autora dos livros: Relações Interpessoais e Qualidade de Vida no Trabalho; Competências em Consultoria: a Teoria, na Prática;
“Afeto e Limite: uma vida melhor para pais e filhos”, “Auto-estima e Felicidade e Competências em Consultoria” da Qualitymark Editora.
Além deste livro que cito no meu texto “Trabalho e qualidade de vida” da Dunya Ed a edição que tenho em mãos é a de 1997. Na ocasião foi uma publicação da Qualitymark/ Dunya Ed.

Quanto ao Magalhães. Celso Magalhães, só sei que é um livro que foi publicado pelo IBGE, a edição que tenho é de 1980 e eu tive o prazer de estudar este livro por um semestre com um grande professor chamado José Omar Duarte Ventura, no meu 2º grau que foi no SENAC curso de Assistente de Administração, é um dos livros que guardo com carinho especial é o considero muito. Continuei consultando-o na faculdade de Administração e nas pós-graduações que fiz. O titulo é: “Técnica da Chefia e do Comando”. Outro livro deste autor que tive conhecimento é, “Relações Públicas e Relações Humanas”.

Espero ter podido ajudar e sugiro que você leia também o meu texto completo: Ambiente de trabalho nas pequenas empresas e o marketing interno (endomarketing) veja o link > https://www.benitopepe.com.br/2009/03/04/ambiente-de-trabalho-nas-pequenas-empresas-e-o-marketing-interno-endomarketing/

Abraços do Benito Pepe
Boa sorte no trabalho e fique a vontade para novas consultas.

Ps vide no final deste texto a bibliografia completa

[…] Ambiente de trabalho e as relações interpessoais Ética, política e Poética – “Ciências Práticas” em […]

gustavo
14 anos atrás

o testo até que é bom.mais os erros de portugês são grandes !!!
abraços amigo !!!

stela
14 anos atrás

é gustavo, os seus erros de português tbm são grandes. releia seu comentário e veja quantos vc pode encontrar.

49
0
Deixe seu Comentário...x
Rolar para cima