Uma pessoa aparente estar fazendo análise com uma psicóloga. O que é Big Brother, quem é o Big Brother e como surgiu o Big Brother?

O que é Big Brother, quem é o Big Brother e como surgiu o Big Brother?

Comecemos com algumas perguntas: Como surgiu a ideia do Big Brother? O que é Big Brother? Qual é o propósito do Big Brother? Quem é o Big Brother? Todos esses questionamentos nos geram outras reflexões, entre elas: isso é “Só” um Reality Show?

Vamos começar falando da origem do Big Brother nos Estados unidos, mas antes precisamos esclarecer um pouquinho alguns pontos. Um deles é o termo Indústria Cultural. De maneira geral, poderíamos dizer que é uma indústria como “qualquer outra”, por exemplo, a indústria têxtil; a indústria automobilística; etc. Como qualquer Indústria, precisa produzir algo para sobreviver. E é portanto o caso da Industria Cultural que é formada principalmente pela Rádio e Televisão, além de Revistas, Jornais, Cinema, etc.

Como disse, os principais produtores e próprios veículos da Indústria Cultura são as Rádios e a Televisão, a TV com muito mais força evidentemente por possuir o Poder de atingir uma massa, não só através do Som, como pela Imagem que dá muito mais Poder à Indústria Cultural.

A Televisão precisa produzir telenovelas, seriados, programas de auditório, telejornais, entretenimentos, etc. Um dos problemas é que tais “produtos” muitas vezes se confundem… Confunde-se Realidade com Ficção.

Outro ponto que não pode de maneira nenhuma ser esquecido é o conhecimento sobre quem Paga para esses programas estarem no ar… Seja uma novela, seriado, ou mesmo telejornais e noticiários… Podemos dar alguns exemplos hipotéticos. Imaginemos que uma indústria tabagista esteja patrocinando uma Novela (coisa que não ocorre mais no Brasil), eu pergunto ao amigo leitor, não seria interessante que nessa novela se “mostrassem” pessoas fumando com certa frequência e em momentos especiais? Bem, damos outro exemplo: e se fosse uma empresa que tivesse grande participação no governo de certo Estado do país… E essa empresa fosse patrocinadora de um programa jornalístico onde estivesse sendo debatido um tema contra tal Estado de maneira que prejudicasse a imagem dessa empresa? Será que os patrocinadores não interviriam?

Esses foram apenas alguns pontos que acho importante para entrarmos propriamente no tema principal: Big Brother.

O “Reality Show” esteve ou está em moda em quase todo o Mundo Ocidental. Mas como surgiu a ideia do primeiro Reality Show?

Que a televisão tem um poder de convencimento muitas vezes inimaginável e não percebido por muitos dos telespectadores é óbvio para os poucos que analisam e pensam um pouquinho. Para retratar esse fato o cinema produziu alguns filmes. São eles: Rede de Intrigas, Mera Coincidência, e O Show de Truman. Este último se você ainda não assistiu recomendo que o faça foi daí que surgiu a ideia do Reality Show (“Big Brother” no Brasil) se possível assista aos outros também.

O Show de Truman faz um jogo de palavras em Inglês com “True” (Verdadeiro) e “Man” (Homem); a palavra “Show” sabemos que significa Espetáculo, então Show de Truman quer dizer: “Espetáculo do Homem Verdadeiro”. Este filme mostra um jovem chamado “Truman” que desde o seu nascimento foi entregue a um programa de televisão chamado “Truman Show” que é transmitido ao vivo por longos anos ininterruptamente. Esse menino cresceu e viveu toda a sua vida sem saber que estava em um programa de televisão e que as demais pessoas que conviviam com ele eram apenas coadjuvantes, estas sim sabedoras do programa, mas Truman não sabia de nada…

Um dia Truman descobre a Verdade e tem que tomar uma decisão: sair do programa ou permanecer no show. É obvio que o rapaz decide sair. Agora, a maior questão de reflexão não está com o garoto, mas no público que assiste em sua casa e que se encontra confuso com toda aquela situação, não entendendo o que é realidade (verdade) e o que é ficção (mentira). O rapaz consegue saber que estava em uma mentira (após descobrir o fato), entretanto os telespectadores não distinguem mais o que é verdade e o que é falso (mentira).

Um dos problemas é que isso (confusão entre realidade e ficção) ocorre também nos noticiários, nos programas jornalísticos, programas de auditório e nas telenovelas, entre outros produtos televisivos.

O Filme “Show de Truman” foi o embrião imaginário para um programa norte americano que passou a ser copiado no Brasil, inicialmente através de dois programas, o mais famoso e que mantém os direitos de exclusividade é o “Big Brother Brasil” transmitido pela Rede Globo. O outro foi a “Casa dos Artistas” que fora transmitido pelo SBT. Hoje também passa algo similar na Record chamado “A Fazenda”.

Mas então o que significa Big Brother ou Grande Irmão (Irmão mais velho)?

O termo nasce dentro de um Romance escrito por George Orwell em 1948 como se estivesse no “futuro” em 1984 (“1984”, se torna o título do Livro) descreve uma sociedade totalitária na qual todos são vigiados permanentemente por câmeras de televisão. Um dos personagens chama-se Grande Irmão ou em inglês: Big Brother.

Quem infringisse alguma lei ou regra era torturado e eliminado (seria uma espécie de paredão?). Bem, no caso desse livro as pessoas não conviviam umas com as outras e sentiam a necessidade natural de se comunicar. Para isso se dirigiam a uma tela de televisão e ouviam o Grande Irmão (Big Brother) que os vigiava e falava com eles. Na verdade aquele não era o Pedro Bial, simpático e amigável que temos na Tela através da Rede Globo; era um “Irmão mais velho” que estava ali só para dar ordens.

Existia também na narrativa do Livro, “1984”, um “Ministério da Verdade” com o objetivo de produzir mentiras, trocando os fatos verdadeiros, ou seja, “mostrando” a “verdade” distorcida ou mudando os sentidos das palavras (“novilínguas”).

Este livro tem como objetivo mostrar o que uma Sociedade de Controle pode fazer com corpos e mentes: controlá-los, através de sistemas de vigilâncias em sociedades totalitárias.

É claro que este objetivo nobre, mostrar o que se passa em uma sociedade de controle, pode ser observado claramente na leitura do livro, mas não podemos falar o mesmo dos programas de televisão que foram e Vão ao ar pelo Mundo Ocidental. Nestes a “massa” que os assistem percebem um programa de entretenimento e diversão. É bom lembrarmos que na Indústria Cultural, “deve” ser assim… tornar dócil e infantilizado um “publico” que como crianças ao receber balas, se calam…

Abraços do Benito Pepe

Links relacionados:

Oportunidades na Vida, Oportunidades à Vida

Teoria Crítica

A Indústria Cultural

A Arte e a Estética Contemporânea no Mercado Consumidor de “Produtos e Serviços”

Brevemente estarei publicando outros Links relacionados.

Bibliografia

CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. 13.ed. São Paulo: Ática, 2005.

ORWELL, George. 1984. 29ª.ed. São Paulo: IBEP Nacional, 2003.

5 1 Vote!
Article Rating
Se inscreva
Avise-me de

30 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Feedbacks em Linha
Ver Todos os Comentários
castrodigital.com.br
15 anos atrás

Bom saber a origem do BBB, imagino que seja interessante ler esse livro, ja ver o BBB…

[…] Big Brother Brasil, quem é o Big Brother e como surgiu o Big Brother? […]

[…] O que é Big Brother, quem é o Big Brother, e como surgiu o Big Brother? A indústria Cultural e a Influência… O que é Páscoa, qual a origem da Páscoa? […]

danilo marcos
12 anos atrás

onde surgiu a cachaça serra preta!!!!

12 anos atrás

Olá Danilo, não sei não, e acho que esta pergunta ficou fora do tom do assunto. Mas se alguém souber ajude o Danilo. Acho que ele quer tomar umas acompanhando o BBB heheh…

Abraços, Benito Pepe

30
0
Deixe seu Comentário...x
Rolar para cima